Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Por que o “Rota 16” ganhou audiência em Macapá?

Carlos Lima, jornalista, Editor de Polícia, jornal a Gazeta
Carloslima-dr@hotmail.com

O nome sugestivo lembra as incursões da polícia pela cidade. Rota é um termo policial que se refere ao percurso de uma viatura por determinado bairro. O “ROTA 16” faz referência à emissora local que exibe sua programação no canal 16. O formato deste programa vem ganhando gradativamente espaço na sociedade. O “ROTA” surgiu com o mesmo propósito do programa “Bronca Pesada”, na época. Ambos estrearam com exclusivo intuito de levar à grande massa o retrato da miséria, do isolamento social e da violência.

A banalização da violência que chegou através das telas de TV deixou de comover os telespectadores. O indivíduo da camada “inferior” tomou conhecimento da realidade que não assola única e exclusivamente a si, mas uma grande parcela da sociedade. Com o passar dos anos, o “Bronca” (exibido em Macapá-Amapá) deixou o seu formato absolutamente sensacionalista, que se utilizava das mazelas da vida como forma de entreter o público, e passou a investir em publicidade comercial e política, deixando de ser exclusivamente policialesco.

Essa retomada acabou causando o afastamento e a perda da audiência e, de certo modo, conquistou até o repúdio do público. Dantes visto como o programa restrito às situações repletas de tragédia, agora incontestavelmente é o segundo na escala de audiência na capital com este formato. O que os dois têm em comum? Eles têm o mesmo “cerne”, o mesmo humor negro dos repórteres que procuram a todo custo satisfazer o sádico telespectador, que se diverte com as desgraças alheias.

Foi graças a este formato de programa, por sinal feito por profissionais íntegros e competentes, que a “Editoria Policial” caiu na mesmice alcançando um padrão tosco, tanto na TV, quanto no rádio e na mídia impressa do Amapá. O que faz a manutenção destes programas, além do sádico prazer pelo show de aberrações, é a satisfação de quem assiste.

O telespectador passa a conhecer histórias ainda mais grotescas do que a sua. A desgraça alheia cai como um consolo ao saber que existem pessoas em situações piores. Ninguém está livre da temida violência. O “Bronca Pesada” e o ROTA16 vieram para nos mostrar que isso é a realidade. Todas as formas de violência causam estragos que vão muito além da agressão física, mas isso não é mostrado. As notícias sobre a realidade do crime já não comovem, provocam risos ao invés de choro.

Vereadores Clécio e Rilton discutirão transporte coletivo na UNIFAP

Por Mariléia Maciel

Acontece amanhã, 5, na Universidade Federal do Amapá-UNIFAP a sessão especial da Câmara de Vereadores que vai discutir transporte público em Macapá. A sessão foi uma proposta dos vereadores Clécio Luis (PSOL) e Rilton Amanajás, presidente da Câmara, a pedido dos estudantes e que foi aprovada em plenário. O assunto vem sendo amplamente debatido por estudantes, empresários, poder público e comunidade, porém esta sessão terá uma particularidade, será a primeira vez que os microfones estarão abertos para que a comunidade participe do debate junto com os vereadores.

Segundo os dois parlamentares, toda a população é vítima da precariedade do transporte coletivo na cidade, porém os estudantes são os que mais sofrem e reivindicam e por este motivo a sessão será na Unifap mas qualquer cidadão poderá participar. O congelamento da tarifa é a principal reivindicação da pauta dos estudantes que já realizaram este ano duas manifestações e foram recebidos em comissão junto com os vereadores Clécio Luis e Rilton Amanajás pela então prefeita em exercício, Helena Guerra. Na ocasião os estudantes tiveram como resposta que a Prefeitura não tinha interesse em aumentar o valor da tarifa que atualmente é de R$ 1,95 e, de acordo com informações, seria aumentada para R$ 2,55.

Mesmo com a palavra do poder municipal, os estudantes lutam para que seja garantido oficialmente o congelamento e a comunidade seja beneficiada com outras conquistas, como melhor qualidade dos ônibus, mais linhas e menos atrasos, acessibilidade, melhoria nos terminais e pontos e a licitação para a exploração do serviço.

Foram convidados para a sessão especial representantes do Ministério Público, Comissão de Direitos Humanos da OAB, Prefeitura de Macapá e EMTU. Toda a comunidade interessada pode participar e se pronunciar. A sessão especial será às 16:00, no Anfiteatro da UNIFAP.

Ministério Público ouve reivindicações de detentos do IAPEN

O promotor de Justiça Substituto Marcelo Moraes conseguiu que a partir desta segunda-feira, 03, fossem liberados materiais de higiene e de uso pessoal aos apenados


Em visita ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), no dia 30 de abril, o promotor de Justiça substituto Marcelo Moraes reuniu com 12 detentos, que representavam os pavilhões. O membro do Ministério Público ouviu os problemas enfrentados pelos internos no Instituto. De outro lado, conversou com os agentes penitenciários e Policiais Militares. Ao final, encaminhou soluções para as reivindicações.
De acordo com informações dos apenados, o serviço de saúde dentro da Penitenciária está precário. Conseguir atendimento médico é muito difícil, já que segundo eles, o profissional que atende no Iapen fica apenas 40 minutos no local, tempo insuficiente para atender todos. “Temos carência de pessoal, precisamos de aproximadamente 120 servidores para atender a demanda do Instituto, mas estamos lutando para que em breve ocorra Concurso Público”, declarou a diretora interina do Iapen, Marlete Ferreira.
O promotor informou que o Ministério Público vai apurar as informações repassadas na reunião. “Nosso objetivo é avançar produtivamente tentando revolver o que for de imediato, para garantir o atendimento a todos. Já conseguimos que em quatro meses seja construída uma nova cozinha no Instituto, onde foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta entre a empresa Mecon Comércio e Serviço Ltda e o Iapen”, afirmou o promotor.

Marcelo Moraes, que tem atuação na Vara de Execuções Penais, vai solicitar à Procuradoria-Geral de Justiça o apoio de uma assistente social do MP, para que junto com as psicólogas do Iapen seja dado o apoio necessário aos internos. “Devo ressaltar que há carência no que tange o acompanhamento psicossocial e palestras direcionados aos detentos. Mas com essa visita do promotor de Justiça me sinto mais tranquila, pois sabemos que não está aqui para apontar as falhas, mas sim, para buscar soluções”, informa Marlete Ferreira.

A partir desta segunda-feira, 03, o promotor de Justiça Substituto Marcelo Moraes conseguiu a liberação para que fosse possível a entrada de esponja de lavar roupa, fio dental, lixeirinha e colher com o cabo de plástico para os detentos e seus visitantes. Outra novidade é que será instalada em breve uma fábrica de tijolos dentro do Complexo Penitenciário, que vai disponibilizar 20 postos de trabalho. A obra já está em andamento. (Iinformações de Danielly Salomão/MP)

Tribunal do Júri divulga balanço de processos julgados no mês de abril

A 1ª Vara do Tribunal do Júri da Capital, competente para julgamento de crimes dolosos contra a vida, conseguiu julgar dez do total de doze processos inclusos na pauta do mês de abril do corrente ano. Sendo que, nos júris realizados obteve os seguintes resultados: quatro réus foram absolvidos e quinze foram condenados.


Após a criação e instalação da 2ª Vara do Tribunal do Júri, os processos foram obrigatoriamente divididos em partes iguais, o que contribuiu para diminuir o congestionamento dos feitos em tramitação e priorizar o julgamento de presos provisórios.

Segundo informações da Secretaria da 1ª e 2ª Varas, hoje as pautas de julgamento dessas unidades estão em dia, sem possibilidade de tumulto no agendamento, que flui de maneira satisfatória. Pois cada Vara dispõe de seu respectivo Plenário, um instalado no Prédio Principal e outro no Anexo ao Fórum da Comarca de Macapá.

Sob o comando do Juiz de Direito João Guilherme Lages Mendes, Titular da 1ª Vara, serão realizados júris nas segundas, terças e quintas-feiras deste mês de maio, todos com início às 8 horas, na Sala de Sessão do Tribunal Júri, localizada no térreo do prédio do Fórum Desembargador Leal de Mira. (Tjap)

Assalto na casa de Jurandil Juarez

Por volta de 10h15 da manhã de terça-feira (4), a esposa do deputado federal Jurandil Juarez (PMDM/AP) estava chegando em casa quando foi abordada por três homens armados. Ela foi rendida, mas reagiu a voz de assalto e acabou sendo baleada no joelho. Ela foi levada para o hospital Unimed onde ficou internada.

Sebrae e Banco da Amazônia promovem Seminário de Orientação e Acesso a Crédito

O seminário vai tratar, entre outros, de orientação sobre linhas de crédito para Micro e Pequenas Empresas

Por Denyse Quintas/Sebrae

O Banco da Amazônia e o Sebrae atuam em parceria no sentido de orientar empresários de micro e pequenos negócios sobre as linhas de crédito destinadas a empresas desse porte. Para isso, promovem seminários nas capitais dos estados da Amazônia Legal a fim de que seja divulgado o passo-a-passo para obtenção de financiamento e acesso a demais produtos e serviços bancários adequados aos seus negócios. No Amapá o seminário acontece no dia 20 de maio, no auditório do Sebrae, às 18h.

Segundo o analista de crédito do Sebrae, Erick Leal, o objetivo do seminário é ampliar o acesso ao crédito e aos serviços financeiros para micro e pequenas empresas localizadas na região da Amazônia Legal, por meio da melhoria da qualidade dos projetos e propostas de financiamento. “Na programação haverá atendimento dos analistas do Banco, no Sebrae, onde acontecerá uma rodada de negócios, com abertura de contas”, disse o analista Erick Leal.

Como resultados, o Banco da Amazônia e o Sebrae esperam ampliar a demanda por investimentos de longo prazo, incrementar o volume de recursos destinados às diversas atividades econômicas e fomentar o crescimento e fortalecimento do segmento de micro e pequenas, com geração de emprego e renda.

Durante o seminário, o público será orientado sobre os seguintes pontos:
Produtos e serviços financeiros, especialmente linhas de crédito, em condições favoráveis, destinadas ao atendimento das necessidades financeiras de investimentos e de capital de giro das micro e pequenas empresas.

Etapas operacionais do processo de concessão de crédito e demais serviços financeiros.
Recursos técnicos e gerenciais para preparação de documentação, plano de negócios, propostas e projetos de financiamentos. Informações: Banco da Amazônia

Termo de Cooperação Técnica leva cães policiais às ruas de Macapá


Por Kelly Tork/Polícia Civil


Cães policiais, que vêm sendo treinados há mais de um ano, já podem ser vistos em patrulhamento pelas ruas da capital, graças a termo de cooperação técnica entre Polícia Civil e Guarda Municipal. O acordo foi assinado no final do ano passado.

O grupo técnico é composto por dois policiais civis, sendo 1 treinador e 1 veterinário, e 8 guardas municipais. Dois cães da Polícia Civil também participam das operações: Gaia, uma cadela de raça Pastor Alemão, e Lula, da raça boxer. Além dos cães da Polícia Civil, as ações contam com 1 cão da Guarda Municipal e cães de canis particulares.

As idades dos animais variam entre 1 ano e meio e 5 anos. “Eles podem começar o treinamento a partir de 6 meses idade. O vida útil para operações varia de animal pra animal, mas em média é de seis anos”, explica o veterinário, Agente de Polícia Rafael. Faro de narcóticos e de explosivos, patrulhamento de logradouros públicos e estádio, além da segurança de eventos, são algumas das atividades que podem ser desempenhadas pelos animais. O treinador, agente de Polícia Sandro Souza, garante que o patrulhamento com cães é absolutamente seguro: “O cão treinado pela polícia reage somente contra o estímulo do condutor”, enfatiza.
Os patrulhamentos ocorrem 2 vezes por semana e têm como objetivo principal a prevenção de assaltos. “Os cidadãos respeitam os cães. A população tem ficado tranqüila”, observa o guarda Nery. Segundo o guarda, as ocorrências registradas nas primeiras operações têm sido de pouca gravidade, como recolhimento de bebida alcoólica com menores de idade. Após o período de adaptação, os cães passaram a atuar com maior freqüência em operações com a Unidade de Ações Táticas Especiais da Polícia Civil.O termo de cooperação técnica também prevê a criação de um canil, que está em fase de construção no parque de exposições da Fazendinha, com obras em estágio avançado.

URUBUS AGORENTOS

Programa Tribuna da Cidade, 101,9 do jornalista Carlos Lobato, levanta grande questão envolvendo o jogo político feito pela opisição no Amapá. De um lado do tabuleiro está o povo mais uma vez vexado em rede nacional e de outro os nossos honoráveis políticos Peessebistas (URUBUS AGORENTOS) que usam a desgraça alheia como pretesto de palanque em ataque ao governo. Como mediadora está a TV globo e sua filial no Amapá (TV Amapá)que compactuou enviando a denúncia sobre a maternidade (nela um vídeo que muito bem editado deforma a realidade, dando percepção esperada pela prdução do programa "Fantástico"). Pelo menos dois aspectos são repugnante nesse contexto: a leviandade da rede Globo ao manipular imagens e estatística, e a estratégia infame da oposição e sua assessoria de impresa que veicula texto (relise) glorificando o político. Absurdamente lamentável ver o grau de interesse dessa gente para com o povo.

I Minimaratona da Justiça do Amapá supera expectativas

Fonte: Tjap

O ambiente desportivo e de confraternização mas também de competição, marcou a I Minimaratona da Justiça do Amapá realizada no último sábado (1º de maio - Dia do Trabalho). A programação englobou várias categorias que competiram em todos os escalões em ambos os sexos, numa organização do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) com o apoio da Polícia Militar, Samu, Corpo de Bombeiros e SETRAP.

Mais de uma centena de atletas oriundos de várias Unidades do Judiciário, em representação às suas categorias, estiveram presentes na Minimaratona. No final a Comissão Organizadora mostrou-se gratificada com o número significativo de inscritos e participantes na primeira edição da Minimaratona da Justiça, bem como a presença de vários magistrados renomados no panorama da Justiça do Estado, confirmando sua confiança e a simpatia que nutrem pela prova, revelando-os como verdadeiros amantes de corrida. Como provou com muito suor o Juiz Matias Neto, do Fórum de Macapá, ao conquistar o primeiro lugar na categoria Master, bem como, o Coronel Soares, Secretário Executivo da Escola Judicial, que foi medalha de ouro na categoria Senior.

Logo pela manhã, às 8h, já era possível visualizar a concentração dos participantes da corrida juntamente com a Comissão Organizadora no Monumento Marco Zero. Antes da largada o Presidente do TJAP, Desembargador Dôglas Evangelista Ramos, saudou os competidores, agradeceu a presença de todos e em seguida lembrou que naquele dia (1º de maio de 2010) o salário mínimo completava 70 anos. Há sete décadas Getúlio Vargas, promulgava a CLT, para garantir os direitos do trabalhador. Às 9h o Magistrado acionou a corneta dando início a I Minimaratona da Justiça.

Na linha de chegada os participantes foram recebidos pelo Desembargador Dôglas Evangelista Ramos que parabenizou-os com muita alegria pela iniciativa e força de vontade. A tradicional cerimônia de entrega de prêmios aconteceu na Associação dos Servidores da Justiça do Amapá (ASSERJUSAP). O Presidente fez a entrega do Troféu à equipe campeã e as medalhas de premiação aos três primeiros classificados de cada categoria.

O evento reuniu servidores e magistrados que fizeram questão de mostrar seu espírito esportivo. Após serem recepcionados na ASSERJUSAP, os competidores foram homenageados pelo Presidente do TJAP. Com a palavra o Desembargador-Presidente, fez uma singela homenagem a Sra. Corina, de 64 anos, servidora que competiu pela categoria Senior mostrando um exemplo de garra e determinação, representando muito bem o grupo da terceira idade.

“ É com muito orgulho que faço a entrega desta medalha à servidora mais antiga do Poder Judiciário amapaense. Praticamente começou junto comigo no Cartório Eleitoral e posteriormente veio compor a Justiça do Amapá. Sua humildade é um exemplo a seguir. Todos os dias ela está no seu posto de trabalho exercendo sua função e sem medir esforços está sempre pronta a ajudar quem quer que seja. Trago a Sra. Dona Corina no meu coração e assim a manterei para sempre, servidora, trabalhadora honesta que divide o pouco que tem com o próximo na magnitude de sua simplicidade”, disse o Magistrado.

Os três primeiros lugares de ambos os sexos de cada categoria (Juvenil, Adulto, Master, Senior e Policiais Militares) receberam medalhas e brindes. A equipe com melhor classificação coletiva foi premiada com o Troféu “Desembargador Dôglas Evangelista Ramos”. Após o resultado da I Minimaratona, marcado pelo sucesso que atingiu a programação, o Presidente da Corte já definiu a próxima edição, será no dia 28 de outubro, em homenagem ao Dia do Funcionário Público, a data promete surpresas. As inscrições serão abertas a todos os tribunais do Amapá que estiverem interessados em participar. A Comissão Organizadora já estuda a elaboração do próximo evento.

Secretaria de Saúde do Amapá desmente "Fantástico" (Rede Globo)

NOTA DE ESCLARECIMENTO Sobre a reportagem veiculada no programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, no último domingo, envolvendo a Maternidade do Hospital da Mulher Mãe Luzia, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) esclarece o seguinte: a Maternidade Mãe Luzia é a única unidade de referência em ginecologia e obstetrícia no Amapá, atendendo 700 mil habitantes do Amapá emais de 200 mil pessoas oriundas de comunidades ribeirinhas paraenses.

Nesta condição, enfrenta problemas de excesso de demanda, com seus consequentes problemas. A reportagem menciona que a taxa de óbitos neonatais da maternidade é cinco vezes superior à média nacional. A comparação é falsa, visto que a Maternidade Mãe Luzia trabalha com partos de médio e alto risco, enquanto a média nacional envolve partos de baixo risco.

Dados do Departamento de Estatística da Maternidade Mãe Luzia, desde o ano 2000, mostram que a taxa de mortalidade neonatal tem decaído consideravelmente no Estado do Amapá, apesar do aumento da demanda, a Secretaria de Saúde está fazendo adequações no Plano Diretor do Hospital da Mulher, com o objetivo de aumentar o número de leitos da Maternidade visando suprir a demanda crescente, o Governo do Estado assinou recentemente convênio com a Prefeitura de Macapá, para garantir a retomada das obras do Hospital Regional, que terá 36 leitos de maternidade, que suprirão a demanda da Zona Norte.

O projeto de um novo hospital, que abrigará uma ala com capacidade para 126 leitos de maternidade, já está concluído. Ele será financiado com recursos do BNDES, e aguarda aprovação do Legislativo estadual. A Sesa reafirma seu compromisso com os usuários do SUS no Amapá e, nesta condição, repudia qualquer politização relacionada à saúde pública amapaense.(do blog da jornalista Alcinéa Cavalcante

Colisão entre carro e moto termina em morte na rodovia JK


Um grave acidente, que ocorreu no início da tarde de ontem (3) na rodovia Juscelino Kubistchek, no bairro Universidade, terminou com a morte do motociclista Silvano Barbosa da Silva. Um veículo modelo pick-up Estrada, placas NER 8288, que trafegava no sentido Fazendinha - Macapá colidiu com a moto Biz, placa NEU 2429, conduzida pela vítima.

Na condução da Estrada estava Sebastião Ferreira da Silva que foi detido e apresentado na delegacia. Ele saiu ileso do acidente, enquanto que o motoqueiro sofreu fratura de vários membros, inclusive do pescoço e veio a óbito no local.

De acordo com a Companhia Independente de Trânsito (Citran), somente a perícia vai apontar as circunstância que levaram à colisão, mas segundo uma testemunha o motoqueiro foi atingido quando fazia o retorno para o sentido Santana - Macapá.

A Polícia Militar compareceu ao local e providenciou o isolamento da área até a chegada das equipes de perícia que fizeram a remoção do corpo.

Parte da pista no sentido Fazendinha – Macapá teve que ser interditada para o tráfego de veículos até o final da perícia e retirada dos veículos envolvidos. Nenhum familiar da vítima esteve no local do acidente.

Visitante de nº