Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

AP é o único Estado da Federação que não possui Cooperativa de Crédito

O Sebrae-AP promove I Seminário de Cooperativismo de Crédito do Estado

Acesso a crédito facilitado ao pequeno empreendedor. Servidores públicos e privados, empresários, empreendedores informais e pessoa física podem adquirir cotas da I Cooperativa de Crédito Amapaense.

Ellen Moura

No dia 5 de maio, às 8h30, acontece no Auditório Máster do Sebrae, o I Seminário de Cooperativismo de Crédito do Amapá. O Seminário será realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio) em parceria com o Sebrae no Amapá e Sebrae Nacional, e objetiva implantar uma cooperativa de crédito no Estado do Amapá proporcionando acesso facilitado ao crédito e prestando serviços de modo mais simples e vantajoso para os potenciais associados. A finalidade principal do evento é buscar a democratização do financiamento destinado ao segmento das micro e pequenas empresas (microcrédito).

Segundo o técnico do Sebrae, Erick Leal, as metas do cooperativismo como principal vantagem, é oferecer empréstimos com juros baixos, quando comparados às instituições bancárias, sem burocracia para obtenção de empréstimos. “Montar uma cooperativa de crédito no Estado representa fincar a Bandeira do Cooperativismo de Crédito pela primeira vez; isto irá ser um marco histórico. Para efeito comparativo, o Amapá é o único Estado da Federação que não possui uma cooperativa com este fim, montar uma instituição financeira que atenda verdadeiramente aos interesses do micro empreendedor é um avanço no acesso a serviços financeiros dos pequenos”, disse o técnico Erick Leal.

Para ele, por meio de um processo operacional enxuto a cooperativa pode estabelecer taxas mais adequadas a classe empresarial ou quem queira montar o seu primeiro negócio. “Cabe ressaltar que o Sebrae, juntamente com a Fecomércio no Amapá, está apoiando uma busca dos micro e pequenos empresários deste Estado, que por muitos momentos sentem dificuldade de acessar a crédito ou em até mesmo em abrir uma conta corrente para sua empresa. Montar uma cooperativa somente oferece vantagens, a mais importante é a preocupação com a comunidade, pois o financiamento tem que levar em conta o lado social. A adesão é livre e voluntária”, finaliza o técnico Erick Leal.

São consideradas vantagens do cooperativismo o tratamento diferenciado, você passa a ser dono do negócio, crédito imediato e adequado às condições dos associados, facilidade na abertura de contas, menor custo operacional em relação aos bancos e entre outras. Os interessados em participar do seminário deverão fazer a sua pré-inscrição pelo número 0800 - 570 – 0800 ou procurar o Sebrae e a Fecomércio, doando 2 Kg de alimentos não perecíveis a serem entregues no ato da inscrição. As vagas são limitadas.

"Repiquete no Meio do Mundo"

Carlos Lima

As opiniões sempre convergem quando o assunto é blog no Amapá. Criar um blog e saber trabalhar e se dedicar a ele não é tarefa das mais fáceis. Venho a público informar que ‘O Repiquete no Meio do Mundo’ está em alta no Estado. Alcilene vem dando um aula e nós agradecemos pela qualidade e interatividade do 'Repiquete', que é, de longe, o melhor blog do Estado do Amapá. Paranbéns!

Dois suicídios foram registrados em menos de 24 horas na capital

Direto da Redação

Morreu por volta de 20h20 de quarta-feira, um senhor de 67 anos de idade que residia na Rua Hildemar Maia no bairro Congós. Raimundo Araújo dos Santos cometeu suicídio por volta de 19 horas ingerindo veneno. Segundo um parente, Raimundo deixou uma carta antes de se matar, onde explicava o porquê da atitude extrema. A carta, porém, não foi apresentada e ficou em poder da esposa do idoso. Em 2009, 14 pessoas cometeram suicídio no Estado do Amapá. Desde a noite de quarta-feira até a manhã de quinta, duas mortes dessa natureza foram informadas, e mais duas tentativas de envenenamento.
Na manhã de ontem, mas uma pessoa se matou. Dessa vez, um jovem se enforcou numa área que fica atrás de sua residência, no bairro Brasil Novo. Segundo a família, ele também deixou uma carta onde tentava justificar o ato. No entanto, por estar em garranchos ficou difícil para a família compreender o conteúdo da carta. De acordo com vizinhos, o jovem morava com duas irmãs e mais uma sobrinha há pouco tempo na Avenida Manga Rosa daquele bairro. Luan Gomes dos Santos tinha apenas 21 anos e morreu por volta de 9 horas da manhã. Ao todo, três pessoas deram entrada no Hospital de Emergência por envenenamento. Uma acabou morrendo. As suspeitas são de que as outras duas também tentaram praticar suicídio.

Mal intencionado

CRPM flagra estudante com revólver dentro da escola

Segundo outros alunos, o infrator estava exibindo a arma e fazendo ameaças

Carlos Lima

Duas guarnições da Companhia de Radiopatrulha Motorizada efetuaram a prisão do Jeferson. D. S, de 17 anos, residente no Congós, conhecido por Fofão. Ele foi flagrado pelos policiais portando uma arma de fogo calibre 32, que estava dentro de sua mochila. O detalhe importante é que o garoto estava dentro do Colégio Amapaense (CA), onde foi preso em flagrante. A apreensão foi efetuada pelas guarnições da VTR 0108 e 1008, comandadas pelo Cabo Vieira e Asp. Of. Renato, ambos da CRPM.
Por volta de 11 horas da amanhã de ontem, as viaturas foram deslocadas após denúncia via CIODES sobre porte ilegal de arma de fogo. O informante foi um dos estudantes, que teria sido ameaçado por Jeferson. Segundo a denúncia, a arma estava na mochila de posse do acusado, e ele estaria exibido para outros alunos, inclusive fazendo ameaças aos seus desafetos.
O menor disse à polícia que achou o revólver e só queria vendê-lo, e não tinha a intenção de cometer crime. Para o sd. W. Rodrigues da VTR 0108/CRPM, se o fato ocorresse em locais periféricos, não seria de se estranhar. Rodrigues afirmou ainda que se polícia realizasse ‘pente fino’ nas escolas, muitas armas de fogo e facas seriam encontradas, inclusive drogas. Os policiais fizeram buscas no interior da escola, mas não encontram outras armas. O denunciante afirmou também que outros dois alunos estariam com uma pistola e um Revólver. A polícia não conseguiu detê-los, mas identificou que um deles mora no bairro Infraero.
Segundo mãe do garoto, ela sempre inspeciona a roupa e os pertences do filho para monitorá-lo. Mas alega que não sabia que filho andava armado. “Jeferson é ‘estudante’ pela manhã. Trabalha num supermercado durante a tarde e faz curso de noite. Eu sempre olho as coisas dele, e nunca encontrei nada desse tipo. Estou surpresa”, disse a mãe.

Visitante de nº