Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Justiça do Amapá prioriza novas metas estratégicas para 2010

Fonte: David/Tjap

O Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Desembargador Dôglas Evangelista Ramos, garante prioridade na execução dos processos criminais de 2006, dentre as novas metas traçadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os objetivos foram traçados durante recente encontro dos Presidentes dos Tribunais brasileiros, realizado em São Paulo.

De acordo com o Desembargador Dôglas Evangelista Ramos, é preciso detectar as principais dificuldades que o Judiciário apresenta. “Nós cumprimos quase que totalmente as metas fixadas pelo CNJ e o mínimo que faltou foi por conta das precatórias que são encaminhadas para outros Estados. São processos que não dependia só da Justiça do Amapá para executar. Para esse ano foram traçadas dez metas e mais cinco opcionais, dessas metas, algumas delas nós já cumprimos e outras estamos cumprindo, ou seja, é um passo a frente para a nossa Justiça”, enfatizou o Desembargador.

Das dez metas de nivelamento de 2010, o TJAP tem condições de dar cumprimento a curtíssimo prazo em, pelo menos, três delas, que já faziam parte do planejamento da atual administração: Meta 6, redução de despesas, Meta 7, disponibilização da produtividade dos magistrados, Meta 10, uso do meio eletrônico nas comunicações oficiais entre as unidades do TJAP, inclusive para cartas precatórias.

“Uma das dez novas metas traçadas é o julgamento dos processos até 2006. Com relação a isso nós não temos nenhum tipo de problema. O nosso maior desafio dentro das metas é aumentar a velocidade da internet, porque aqui nós não temos banda larga e isso atrapalha o nosso trabalho em termos de celeridade. Mas, para resolver esse problema o CNJ já incluiu o Amapá no Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM), que irá instalar uma antena no nosso Barco Itinerante para contatar com o Tribunal de onde estiver e outra será instalada na Comarca de Vitória do Jari e depois nos demais municípios. Já recebemos até alguns materiais para serem instalados nas Comarcas do interior que irão melhorar a integração com o Poder Judiciário na capital. É um benefício muito importante para o aprimoramento da Justiça no Interior do Estado. As demais metas, o TJAP, como um todo está empenhado no desenvolvimento de estratégias para o cumprimento das referidas metas. Estudos já começaram a ser feitos e reuniões com os interessados já foram agendadas”, concluiu o Presidente do TJAP.

Segundo o Desembargador Dôglas, dentre todas as dez metas a prioridade este ano é executar todos os processos criminais de 2006. “O cumprimento dessa meta se torna prioridade porque diz respeito ao público e nós já estamos em andamento com os processos de 2006 acredito que em curto prazo vamos zerar todos eles,” finalizou o Desembargador Dôglas Evangelista Ramos.

Dengue

Levantamento da Semsa deixa município em situação de alerta

Alguns bairros apresentaram índice muito elevado o que contribuiu para a alta no fechamento geral dos dados

A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Departamento de Vigilância em Saúde divulgou hoje, quarta-feira, 17, o resultado do 2º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2010. A coleta de material e a visita aos bairros foram feitas na primeira semana do mês de março e tem como objetivo nortear as medidas e ações de combate ao mosquito.

O levantamento apontou um índice entre 1% a 3,9% de infestação predial – IIP, o que caracterizando situação de médio risco e alerta ao município. Alguns bairros apresentaram índice muito elevado o que contribuiu para a alta no fechamento geral dos dados. Os números mostram ainda, que os criadouros preferenciais permanecem os do tipo D2 (51,2%) – lixos e resíduos orgânicos, como: descartáveis, tampinhas de refrigerantes, latinhas, entre outros.

Embora o índice de infestação seja considerado de médio risco, houve redução das notificações quando comparadas com o mesmo período de 2009. Os bairros que apresentam alto risco de infestação e aumento de números notificados estão sendo intensificadas as ações ordinárias com as equipes da própria área, sendo Novo Horizonte, Congós e Loteamento Ipê os que lideram o ranking dos bairros que apresentam maior número de notificações.

Com a chegada do período chuvoso os casos podem aumentar se não houver os cuidados necessários. A Vigilância Sanitária irá intensificar as ações, mas precisa da colaboração da população. “É imprescindível que a população esteja alerta, verificando as condições do seu quintal e de seus vizinhos. Sempre que achar necessário chame nossa equipe, estamos sempre prontos para combater a dengue”, ressalta a diretora de Vigilância em Saúde do município, Nayma Picanço.

Como é feito o LIRAa – Atendendo a solicitação do Ministério da Saúde, para o segundo LIRAa de 2010, a cidade foi dividida em três zonas e subdividida em 14 estratos, que segundo o reconhecimento geográfico possui cerca de 138.603 imóveis, onde os trabalhos são intensificados nas regiões que apresentam o índice maior.

Natália Platon – 8129-2166
Assessora de Imprensa - SEMSA

Jovem de 19 anos é executado a poucos metros de delegacia

A namorada, Suzane, disse que não sabe quem poderia ter executado o namorado, mas a polícia acredita em vingança

Mais uma execução deixou a Polícia Civil intrigada no final da tarde de ontem no bairro do Congós. O "fator ousadia" dos marginais surpreendeu agentes de polícia e deixou moradores do bairro ainda mais aflitos com a onda de mortes. Desta vez, o crime aconteceu a poucos metros da seccional de flagrante (Ciosp). Dois homens foram vistos em uma moto amarela efetuando, pelo menos, três disparos contra o adolescente. Um dos tiros acertou o peito.

Familiares da vítima estiveram no local e o identificaram como Fabiano Gomes de Oliveira, de 19 anos. A Polícia suspeita de vingança. De acordo um tenente do 1º Batalhão da PM, este é mais um caso isolado de execução. Segundo informações da Polícia Civil, Fabiano é ex-detento do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) e estava em liberdade condicional há pouco mais três meses.

A namorada, Suzane, disse não saber quem poderia ter executado o namorado. Ela contou à polícia que Fabiano havia saído pela manhã para comprar comida, mas não voltou. “Ele não comentou nada comigo sobre ameaças”, disse Suzane.

O delegado de Polícia, Alan Moutinho, da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), esteve no local e disse que a morte será investigada pela delegacia pela delegacia de homicídios (Decipe). Segundo informações da polícia, esta já é a terceira execução em poucos dias com o mesmo ‘modus operandi’ utilizado pelos criminosos. A Placa da moto, de acordo com o tenente da PM Fernando, é fria.
Legenda
Fabiano foi baleado nas costas a queima roupa e morreu na hora
Muitos moradores estão alarmados coma onda de violência no Congós
Delegado Alan afirmou que o caso será investigado pela delegacia de homicídios

Polícia faz reconstituição da morte de Joaquina Canuto

A Delegacia de Crimes Contra a Pessoa (Decipe) realizou ontem (15) à tarde a reconstituição da morte da enfermeira aposentada, Joaquina Luiza Canuto, de 72 anos, ocorrida no último dia 20 de janeiro no bairro Alvorada. De acordo com o delegado, Roberto Prata, a reconstituição é um trabalho da Polícia Judiciária, serve para finalizar as apurações do inquérito, que daqui a poucos dias estará nas mãos da Justiça. “A intenção é juntar mais provas que complementem a denúncia. Detalhes poderão tirar as dúvidas que ainda restam”, afirmou Prata.

Réu confesso, Ashley Rodrigues de Souza, de 24 anos, vulgo “Magrão”, teria sido aconselhado pelo seu defensor público a não colaborar com o trabalho da polícia. Por volta de 16 horas, ele chegou à casa onde matou a idosa escoltado por agentes prisionais. A princípio, o assassino não quis colaborar e pediu que a imprensa fosse retirada do local. Depois de muita conversa, e sem a presença das câmeras, ele concordou em revelar detalhes do crime. Os trabalhos contaram com cerca de 10 policiais civis, 4 peritos peritos da Polícia Técnico-científica (Politec) e três agentes penitenciários fazia a segurança do preso. A reconstituição só foi concluída após o fechamento desta edição, pelo período da noite. A mãe do réu, e o filho da vítima, professor Edson Canuto, também estiveram presentes para acompanhar os relatos.

Ashley Rodrigues está preso desde a manhã do último dia 6 de março, e vem sendo mantido o Iapen – Instituto Penitenciário do Amapá. Ele já havia confessado o crime uma semana antes em depoimento ao delegado Prata. Na ocasião, ele disse que a aposentada, Luiza Canuto, lhe assediou por dois dias que esteve realizando serviços de eletricidade na casa. Segundo ele, ela chegou a abrir algumas vezes as pernas na intenção de seduzi-lo. Luiza teria ameaçado denunciar Ashley por estupro caso ele não aceitasse o relacionamento amoroso. Este motivo o levou a decidir pelo crime.

Visitante de nº