Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

"1 Bilhão de mortos por Gripe Suina"

Esta era a previsão feita pelo professor Dmitry Lvov em 2004, quando falou em uma conferencia. Na data, Dmitry informou que 1 bilhão de pessoas seriam mortas por uma pandemia. Para ele, o vírus da Gripe Aviária iria se fundir com o vírus da Gripe Humana, afetando o organismo dos porcos, formando um vírus ainda mais resistente. Será o fim da humanidade?

No Ceará

Secretaria Estadual de Saúde divulga nota técnica sobre gripe suína

Nesta quint-feira (30) a Sesa reúne técnicos para discutir ações de prevenção e controle da gripe suína.

Procuradoria Geral/CE

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) divulgou nesta terça-feira (28) nota técnica sobre influenza suína: gripe suína. Na nota, além de informar sobre os sintomas e dá orientações aos viajantes que se destinam às áreas afetadas e aos viajantes que estão vindos dos Estados Unidos, México, Espanha, Nova Zelândia, Canadá, Panamá, a Secretaria enumera as providências adotadas para garantir atendimento de casos suspeitos. Está definido que o Hospital São José é a referência estadual para atendimento de pessoas suspeitas de contaminação pelo vírus A-H1N1 (influenza suína). Nos casos de necessidade de internação, a referência, como indica a nota técnica, é o Hospital Universitário Walter Cantídio.
No dia 30, quinta-feira, às 14 horas, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará reúne diretores e infectologistas de unidades de saúde públicas e da rede complementar para discutir ações de prevenção e controle da influenza suína. Profissionais de saúde da Infraero também foram convocados para o encontro.
O Ceará, assim como os outros estados brasileiros, conta com uma rede de vigilância sentinela para monitorar a circulação das cepas de vírus respiratórios, além de um plano de preparação para o enfrentamento de uma possível pandemia de influenza. Além disso, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) mantém um plantão epidemiológico (7 dias por semana) e o Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde/CIEVS-Ce.

Surto de Gripe Suína provoca redução do consumo de carne porco

Falta esclarecimento?

Carlos Lima direto da redação
O surto de gripe suína no México tem mobilizado nações do mundo todo no sentido de bloquear a entrada do vírus através de portos e aeroportos. Em decorrência da propagação dessa doença, vários Estados do Brasil já estão implementando ações concretas para a proteção de seus habitantes. Mas é exatamente nesse ponto que fica uma questão: o que as autoridades do Estado do Amapá estão providenciando nesse sentido? Por enquanto a única notícia que se têm sobre a gripe suína é de que ela tem provocado redução brusca na venda e consumo de carne de porco. Diante disso, vale alertar e esclarecer à população sobre como, realmente, a doença pode ser contraída. Muito se ouve sobre pessoas que estão mudando o hábito alimentar por medo de contrair a gripe suína. Ninguém melhor do que o poder público para promover esse tipo orientação, além, é claro, de esclarecer o que está sendo feito para evitar que o vírus entre no Amapá e se o nosso Estado tem condições para controle e tratamento de eventuais contaminações. Será que o Estado do Amapá possui alguma condição?

A gripe suína é uma doença respiratória de porcos causada por uma mutação do vírus H1N1. A doença provoca uma inflamação severa dos pulmões, que pode levar à insuficiência respiratória. A gripe suína também pode provocar lesões nos músculos, prejudicando o funcionamento dos rins e do coração. Em todos esses casos, a doença pode provocar a morte. Até o último dia 29 de Abril, o México havia notificado 152 casos de óbitos, porém, não se sabe ainda quantas pessoas estão realmente infectadas pelo vírus. No Brasil por enquanto apenas suspeitas de contaminação. É o que dizem!

Visitante de nº