Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

CREA-AP É SEDE PARA A 3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA COORDENADORIA DE CÂMARAS ESPECIALIZADAS DE GEOLOGIA E ENGENHARIA MINAS- CCEGM

Já está confirmada a presença de Coordenadores de Câmaras Especializadas em Geologia e Engenharia de Minas de vinte Creas para a 3° Reunião Ordinária da CCEGM/2009 que acontece no Plenário do Crea-AP no período de 09 a 11 de novembro. A Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Geologia e Minas (CCEGM) foi criada com a finalidade de coordenar, controlar, uniformizar normas de fiscalização dos Regionais. O evento passa ter grande valia para o Amapá, por ser um Estado com setor mineral forte podendo ser beneficiado com as propostas e discussões pautadas na Reunião: Integração dos Manuais de Fiscalização dos Creas; Mineração em terras indígenas; Recursos hídricos subterrâneos, estas serão algumas delas. (Carolina Pessoa)

"Leia Agora" desativado!

Jornal em ascensão no Estado do Amapá, Leia Agora, está temporariamente desativado. Corre a boca miúda que o motivo tem a ver com a falta de profissional da área de diagramação. Fontes de dentro do jornal garantem que o paralisação ocorre devido a um problema na máquina de impressão, que passa por manutenção.

5ª Edição do Projeto Esporte Cidadania.

Sistema FIEAP, parceiros e voluntários realizam amanhã, 07 de novembro, a 5ª Edição do Projeto Esporte Cidadania 2009.

A Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP) e o Serviço Social da Indústria (SESI) realizarão amanhã, 7 de novembro, em parceria com o SENAI, IEL, Rede Globo, Prefeitura Municipal de Pedra Branca do Amapari, Governo do Estado, Anglo Ferrous e parceiros, a 5ª Edição do Projeto Esporte Cidadania 2009.

O evento acontecerá na Escola Municipal São Pedro, no município de Pedra Branca do Amapari, das 9h às 17h.

O objetivo é promover a qualidade de vida e a inclusão social por meio do esporte em todo o país.

Há três anos o SESI e a Rede Globo uniram forças com seus parceiros em prol da inclusão e integração social de crianças e adolescentes através do acesso a população à prática físico-esportiva, a informações nutricionais e ações educativo-preventivas. A 5ª edição do evento nacional será dedicada aos esportes e atendimentos em saúde, lazer, esporte, cultura e cidadania.

Durante um dia, a população participa gratuitamente das atividades Os participantes recebem orientações sobre alimentação saudável e prevenção de doenças.
Amapaenses terão acesso aos espaços e equipamentos para a prática de atividades, fundamentais para o desenvolvimento físico saudável. O exercício, além de estar diretamente relacionado à saúde e bem-estar, traz ainda outros ganhos: interatividade, espírito de equipe e superação de desafios. A ação da indústria Amapaense é uma oportunidade de exercer a responsabilidade social empresarial na perspectiva do esporte. A expectativa é realizar atendimentos a 1.500 pessoas enfatizando as atividades físico-esportivas e artístico-culturais.

COMUNICAÇÃO SISTEMA – FIEAP
FONE: 3084-8944

Mais um morto em confronto com o Bope

O cumprimento de um mandado de prisão preventiva terminou em morte na manhã de hoje em Macapá. O comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope) afirmou que a operação não foi programada e disse que o acusado reagiu efetuando três disparos contra a guarnição. A arma de fogo usada pelo infrator e uma testemunha que estava na residência foram apresentadas no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Adalberto da Rocha, 24 anos, levou um tiro no peito, um na perna e outra na barriga e morreu no Hospital. Segundo a família e populares, a polícia agiu ofensivamente, sem qualquer reação do acusado.

Rede Contabilizando o Sucesso capacita novos profissionais no Amapá

A proposta do Sebrae é capacitar o profissional de contabilidade no desempenho de suas atividades profissionais e sociais nos padrões exigidos pelo mercado das micro e pequenas empresas

Nesta sexta-feira, 6 de novembro, 12 profissionais de contabilidade participarão da formatura da quinta turma da Rede Contabilizando o Sucesso do Sebrae no Amapá. A capacitação habilita os contabilistas a dar consultoria personalizada às micro e pequenas empresas, contribuindo para o aumento dos índices de sustentabilidade e competitividade dos pequenos negócios.

“A Rede Contabilizando o Sucesso é o resgate da formação continuada do contabilista. A formatura é o momento de comemorar o sucesso obtido, do desfio superado e, principalmente, de reafirmar o compromisso com a profissão, agora com foco voltado para o empresário da micro e pequena empresa”, disse a diretora técnica do Sebrae, D’Arc Marques.

Os contabilistas participaram do curso no período de março a outubro de 2009 e receberão os certificados de 243 horas de treinamento. Totalizando 97 profissionais em Macapá que já participaram da capacitação.

Segundo a gestora da Rede Contabilizando o Sucesso do Sebrae no Amapá, Teyla Amorim, “nosso objetivo é que o contabilista aplique as ferramentas de gestão para auxiliar seus clientes. Sendo que esse programa de capacitação leva informações sobre gestão de empresas em aspectos tão diferenciados como marketing, gestão de pessoas, logística e comportamentos do empresário”, explica a gestora.

Os profissionais de contabilidade já capacitados têm a opção de aderir a um grupo formado pela Rede Contabilizando o Sucesso, no qual terão a oportunidade de realizar o monitoramento do aprendizado, trocar experiências, participar de eventos de atualização, além de realizar um diagnóstico empresarial com seus clientes.
A formatura será às 19h, no restaurante Tok Grill, na Rua Eliezer Levy, 2368, no Centro, em Macapá. Além da presença dos formandos e seus familiares, os conselheiros e os diretores do Sebrae também participaram da solenidade.

Serviço:
Sebrae no Amapá:
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Call Center: 0800-570 0800
www.ap.sebrae.com.br

Aldeia do Manga será beneficiada com casa de farinha

No dia 4 de novembro a Aldeia do Manga, no Oiapoque (AP) recebeu a liberação de R$ 250 mil para construir e implantar a Casa de Farinha. A emenda para o recurso é da deputada Dalva Figueiredo (PT) e visa estimular o desenvolvimento da agricultura familiar existente na região. A execução das obras, pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), está prevista para o início de 2010, mas o valor já está disponível na Caixa Econômica Federal.

Habitada pelos índios Karipunas Localizada na terra indígena Uaçá a cerca de 25 quilômetros da cidade do Oiapoque, a aldeia do Manga serve de porto para embarcações que sobem e descem o rio Curipi e de conexão com outras aldeias localizadas ao longo do vale, graças à localização e à pequena infra-estrutura de que dispõe.

Segundo estudo da Universidade Federal do Amapá (UFPA), o sistema de trabalho dos Karipunas é de base familiar, todos passam a trabalhar a partir dos oito anos e os membros da comunidade se reúnem antes da construção da roça para dividir o trabalho entre as famílias. Homens, mulheres e crianças cuidam de diferentes partes do processo e o solo é preparado com antecedência e cuidado para a plantação. A farinha de mandioca é o principal sub-produto dos índios Karipunas, vendida nas feiras de Oiapoque e de Saint Georges na Guiana Francesa por R$ 2 o quilo.

Alan Moutinho: Delegado defende a criminalização do porte de arma branca

Estatística da Polícia Civil revela que até o final de outubro, a capital já superou o total de mil casos de roubo, cuja maioria é praticada mediante uso de arma branca.

Elas são fáceis de adquirir e fáceis de carregar, têm grande potencial ofensivo e estão presentes na maioria das ocorrências de roubo no Estado. Com a morte de mais uma vítima de arma branca, na manhã da última quarta, chega a 92 o número de óbitos desde janeiro até o dia de ontem (05), segundo estatísticas de João Bolero Neto. Alan Moutinho, delegado titular da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), foi contundente ao dizer que é a favor da criminalização do porte de arma branca em via pública. Para o delegado, a lei deveria criminalizar, mas considerando a circunstância do ato.

O que diz a lei

De acordo com a legislação brasileira é crime portar arma de fogo sem os requisitos legais. A ilegalidade se dá devido à possibilidade de concessão de porte, contudo em relação à arma branca não há lei que garanta ao cidadão portá-la, portanto não configura um crime. Em casos de lesões corporais ou ameaças mediante esse tipo de arma, o policial procederá legalmente se efetuar a prisão do infrator. O delegado defende a criminalização e diz que as circunstâncias devem ser analisadas para tal. “Por exemplo, um cidadão que está carregando um terçado durante a noite na rua. Para quê ele quer o terçado? Nesse caso, atualmente, o policial militar age somente se puder enquadrá-lo em outro delito, caso contrário não poderá prendê-lo. Casos como esse deveriam ser considerados”, opinou o delegado.

Última morte

Na manhã de quarta-feira (04), Julielson Pedroso Pinto morreu depois de dezoito dias internado no Hospital de Especialidades de Macapá, Alberto Lima. Ele tinha 31 anos e residia na avenida, Uriel Sales de Araújo, 2065, loteamento dos Buritis. Julielson foi agredido a facadas próximo de sua residência durante uma tentativa de assalto. Segundo testemunha, os assassinos são conhecidos e já foram delatados à delegacia especializada em crimes dessa natureza. De acordo com estatísticas da Polícia Civil do Amapá, até o final de outubro, a capital do Estado já superou o total de mil casos de roubo e tende acrescer entres os meses de novembro e dezembro.

Tipificações

Juridicamente, a palavra “arma” pode ser definida como todo instrumento utilizado pelo ser humano para o ataque e a defesa. Ainda no âmbito jurídico, elas são tipificadas como armas próprias e armas impróprias. As primeiras são destinadas especificamente à finalidade ofensiva (revólveres, pistolas, rifles, etc). As impróprias são objetos eventualmente utilizados para a agressão, embora sua finalidade seja outra (martelos, machados, facas e terçados). Essas são as chamadas “armas brancas”, que podem ser: cortantes; pérfuro-cortantes; as perfurantes e corto-contundentes. As mais utilizadas em roubos, lesões corporais e em conflitos de gangue em Macapá são as pérfuro-cortantes (constituídas por lâmina e ponta).

As ocorrências

Na maior parte das ocorrências de roubo, o bandido utilizou armas adquiridas facilmente, mas que tem grande potencial ofensivo, que são as armas brancas (facas e terçados, principalmente). As estatísticas revelam que elas estão sendo, a cada dia, mais utilizadas na coação das vítimas de roubo. A DCCP, delegacia que investiga crimes contra o patrimônio, confirma essa informação e acrescenta que o uso da arma de fogo também está chegando a um patamar considerável e preocupante.

Para o coronel da Polícia Militar, Edilelson, especialista em segurança pública e comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, a faca é a arma branca mais utilizada e fácil de carregar, por isso é o que mais gera ocorrências em balneários, festas e aglomerações. O tenente coronel afirmou que o uso de arma branca, em lesões corporais, é o que mais preocupa a polícia durante as programações do Macapá Verão, carnaval e demais festejos tradicionais e até mesmo nos roubos. Ele afirma que em conflitos onde a arma branca está presente quase sempre o motivo tem a ver com rixas aliadas ao consumo de álcool e drogas.

Visitante de nº