Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Crimes eleitorais estarão na mira das polícias

Uma parceria entre Polícia Civil, Polícia Militar e Tribunal Regional Eleitoral (TRE) possibilita a capacitação de policiais para os procedimentos em relação aos crimes eleitorais. A palestra que será ministrada pelo Juiz Eleitoral Ailton Marcelo Mota Vidal dispõe de 120 vagas, sendo 60 para a Polícia Civil e 60 para a Polícia Militar.

A integrante da Coordenadoria de Ensino da Polícia Civil, Adelaine Souto, explica que a prioridade da instituição é capacitar servidores para atuação no dia das eleições. “O público-alvo dessa palestra são as pessoas que trabalham no plantão, que farão o atendimento das ocorrências”, diz. Por isso, delegados, agentes e oficiais que atuam nos plantões do Ciosp Pacoval e1ª DP de Santana, além de todas as unidades de Polícia do Interior, da Unidade de Ações Táticas Especiais, da Corregedoria e Assessoria Jurídica foram convidados a participar do evento.

Data: 24 de setembro (sexta-feira)



Local: Auditório do Comando da Polícia Militar



Hora: 16h

Zona norte: madrugada de estupro e assassinato de mulheres

Ednelma Firmino de Araújo, idade não informada, foi esfaqueada dentro da casa onde morava no bairro Novo Horizonte. Para a polícia, o marido é o principal suspeito. Ele está desaparecido

Na madrugada de ontem (19), dois casos de violência contra a mulher chocaram a zona norte da cidade. Uma menina de 18 anos foi estuprada e abandonada em via pública no loteamento Parque dos Buritis por volta de 3h40 da madrugada. A jovem foi encontrada ensanguentada por populares em uma rua escura às proximidades da Escola Estadual Lima Neto. Ainda nesta madrugada, outra mulher foi vítima de violência. A polícia trabalha com a hipótese de crime passional. O marido é o principal suspeito.

Leidiane dos Santos Ribeiro, de 18 anos, foi encontrada por um morador ensanguentada e com as roupas rasgadas. A Polícia Militar do 2º Batalhão foi informada sobre o caso, mas até o fechamento desta edição não havia prendido nenhum suspeito. O caso será investigado pela Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM). A vítima foi encaminhada em estado grave para o centro cirúrgico do Hospital de Emergências de Macapá.

No bairro Novo Horizonte, a polícia investiga um crime possivelmente passional que ocorreu por volta de 1h40 da madrugada de domingo. Ednelma Firmino de Araújo, idade não informada, foi esfaqueada dentro da residência onde morava na rua Joaquina Silva do Amaral. De acordo com a polícia, o marido é o principal suspeito e está desaparecido. Mesmo ferida, Ednelma conseguiu correr até a porta de um vizinho e pedir ajuda. A polícia esteve no local e prestou auxílio à vítima, porém ela não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do HE.

Outros estupros

Estupros de crianças vêm crescendo, sobretudo, no município de Santana. Na semana passada, três meninas foram vítimas de abusos sexuais, uma delas tem apenas 6 anos de idade outras duas foram assassinadas. Um homem aparentemente comum que convida seu filho para um passeio a um balneário conhecido pode se revelar um criminoso cruel capaz de tudo para se satisfazer sexualmente. Com promessas de presentes, o pedreiro João da Silva Gaia, de 26 anos, levou duas meninas para um passeio sem volta para o balneário do Abel, em Santana.

Segundo especialistas, uma pessoa que foi vítima de abuso sexual leva consigo a insegurança, a culpa, a depressão, problemas sexuais e de relacionamento íntimo, baixa auto-estima, vergonha, fobias, tristeza, desmotivação, síndrome do pânico e, além disso, podem ocorrer tendências suicidas. Um homem de 36 anos foi preso em flagrante, acusado de abusar de uma menina de apenas seis anos. Elcidiclei Pinheiro Neves foi em flagrante por policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar. O crime teria sido praticado na casa do agressor, na travessa das Nações no bairro Fonte Nova. Segundo a polícia, a mãe da criança estava de viagem quando a filha foi violentada. Eucidiclei foi indiciado por estupro na 1ª DP. Através de exame de conjunção carnal, a Polícia Técnico-científica (Politec) confirmou os abusos.

Para lembrar

O crime que chocou a cidade de Santana aconteceu no último domingo (12). O assassinato das primas Pâmela Baía da Silva, de 9 anos, e Camila Dayane Santana, de 10, revoltou a sociedade e principalmente os pais que, uma semana depois, ainda clamam por justiça. A polícia confirmou que as duas foram abusadas sexualmente antes de serem afogadas. O amigo da família, João da Silva Gaia, de 46 anos, foi indiciado por duplo homicídio culposo (sem a intenção de matar). Porém, a polícia ainda não tem certeza sobre quem as estupro. Elas foram encontradas na região do “Mata Fome”, riacho ligado ao Igarapé da Fortaleza na noite de domingo por volta de 20h.

Na semana passada, o delegado que preside o inquérito, Francisco Sávio, da 1ª DP de Santana, disse que estuda todas as possibilidades. Ele disse que é cedo para conjecturar, no entanto acredita na hipótese de que mais pessoas estejam envolvidas, e ainda na hipótese das duas não terem sido assassinadas. A princípio não foi encontrado sémem nos corpos das vítimas, portanto, tornou-se inviável fazer exames de comparação de DNA. A polícia aguarda o laudo com o resultado da necropsia.

O corpo de Pâmela Baía possuía marcas de espancamento nas costas e na cabeça, marcas de dedos nos braços e cortes nas mãos (pontas dos dedos). Camila Dayane estava com o osso da face exposto, sem a orelha esquerda e com cortes nos dedos. A perícia comprovou que a causa de ambas as mortes foi afogamento, porém não se sabe em que circunstâncias elas se afogaram. João da Silva Gaia passou a morar na casa dos pais de Pâmela a cerca de um ano através de um acordo de divisão de despesas feito com o padrasto da menina. Com promessas de presentes, ele convenceu as duas meninas a seguir até o balneário do Abel por volta de 15h de domingo.

Visitante de nº