Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Lançamento!


Não pegou!

Por falar em trânsito, difícil é entender o que motivou a retirada da faixa de pedestre da frente da escola Ruth Bezerra, bairro São Lázaro. Pra completar, foram retirados, também, os redutores de velocidade e instalados dois semáforos!

A ideia é de girico! O tráfego ficou ainda pior. Os motoristas têm parar no sinal vermelho de madrugada, correndo do risco de assaltos. É carrro de lá e de cá passando o tempo inteiro, sem que haja possibilidade para o pedestre atravessar! Tente entender!!!

Presos no semi-aberto terão direito de matrícula em escolas públicas

Muitos detentos do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá que conseguem a liberdade condicional ou ingressam no regime semi-aberto encontram dificuldades na hora de fazer matrícula em escolas públicas de Macapá. Por esse motivo, o promotor de Justiça Pedro Leite, com atribuições junto à Vara de Execuções Penais de Macapá, editou a Recomendação nº. 002/2009 para que seja garantido esse direito aos apenados.
De acordo com o Promotor de Justiça, o ensino de primeiro grau é condição obrigatória aos apenados ingressantes no regime aberto. Os que não possuem o Ensino Fundamental devem ter o direito a matrícula e freqüência escolar garantidos. Segundo reclamações, os detentos estão encontrando dificuldades devido ao impasse colocado pó muitos diretores das Escolas Estaduais, que se recusam realizar o procedimento de matrícula. A desculpa é que as aulas já tiveram início.

Por consequência disso, vários reeducandos têm deixado de apresentar seus comprovantes de matrícula junto ao Juízo de Execuções Penais, resultando em audiências de justificações e até aplicação de regressões. “Esse fato tem causado prejuízo aos mesmos sem que estes tenham dado causa ao descumprimento de condições do regime aberto”, informou Pedro Leite.

Com a recomendação do Ministério Público, os diretores de Escolas Estaduais, que oferecem o ensino fundamental para jovens e adultos, deverão cumprir a determinação legal e judicial em matricular os reeducandos com intenção de ingressar como aluno no sistema escolar desta Unidade Federativa, independentemente do fato do ano letivo ter iniciado ou não. (Com informações de Danielly Salomão/Ass. Comunicação-MP)

Chacina no trânsito!

Nos últimos quatro dias, cinco pessoas morreram no trânsito de Macapá. Ainda na terça, outro acidente tirou a vida de duas pessoas na Rodovia AP 70 (Rodovia do Curiau). Esse acidente envolveu uma Kombi que trafegava no sentido Macapá-Curiaú e um Fiorino de placa NEW 0972, conduzida pelo Tanielson Leite, que vinha no sentido contrário.
A moto de placa NET 1999 conduzida pelo Madson Santos David Rodrigues, de 21 anos, bateu na trazeira da Kombi e as duas pessoas foram atiradas na pista contrária. O Madson acabou atropelado pela Forino e morreu na hora. O outro ocupante da moto Massias Pessoa da Silva, 31 anos, foi socorrido, mas também passou a fazer parte das estatísticas de mortes no trânsito.
A Avenida Violeta Mone’Alverne, mesma Rua onde morava o Idoso Inácio, também foi palco de mais uma tragédia envolvendo motocicleta. Segundo testemunhas, Raimundo dos Santos Faria, condizia em alta velocidade uma moto Factor de placa NEY 0517 e não conseguiu frear no final da rua. Ele se chocou mortalmente com uma barra de concreto e depois foi cuspido de encontro ao poste. Segundo um policial, a vítima ficou agarrada ao poste e com o capacete sacado da cabeça exibia parte do crânio esmagado e pescoço quebrado. O acidente aconteceu às 6h50 da manhã do último domingo (09).
Ontem (13), também morreu o Veridiano Maia de 47 anos estava internado em estado gravíssimo no Hospital de Emergência. 20h30 de domingo ele sofreu um acidente grave no bairro Novo Horizonte quando tentou desviar de um veículo que trafegava na contra mão. Com vários membros fraturados e traumatismo craniano, ele não resistiu e virou notícia somando mais ama morte no trânsito.

Idoso é mais uma vítima do trânsito assassino

Nos últimos quatro dias, cinco pessoas morreram no trânsito de Macapá. Todos os casos foram provocados por motociclistas imprudentes.

Até o final da tarde de ontem (13), o trânsito de Macapá já havia matado 63 pessoas em 2009. Um idoso de 91 anos, casado, pai de três filhos foi a 63ª vítima fatal das imprudências no trânsito. Ele foi atropelado por uma moto na Avenida 13 de setembro no cruzamento com a Rua Claudomiro de Moraes. Inácio Epifânio havia saído de casa para ir à feira do agricultor, mas não retornou. A moto colidiu com um carro, e foi projetada na direção do idoso, vindo a atingi-lo. Ele morreu na UTI no hospital Alberto Lima (Hospital Geral) no início da noite de quarta.
Após o acidente, por volta de 14 horas de terça-feira (11), ele foi socorrido por uma ambulância do SAMU, levado às pressas ao Hospital de Emergência, onde recebeu os primeiros cuidados médicos e depois foi transferido ao Hospital Alberto Lima por volta de 1h30 da madrugada de quarta-feira (12). Inácio Epifânio de Sousa, 91 anos, era ex-funcionário da ICOMI e residia na Avenida Violeta Mont’Alverne, bairro Buritizal.
Depois de seis horas de internação na UTI, com cortes profundos nas mãos e no rosto e vários outros hematomas pelo corpo, Inácio não resistiu e faleceu. Ele deixou três filhos: Marta Sousa do Livramento, Ilário Uchoa de Sousa e Otacílio Uchoa de Sousa, a esposa de 81 anos, Raimunda dos Santos e mais 11 netos.

Visitante de nº