Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

MP-AP quer garantir educação a crianças e adolescentes que não conseguiram vagas na rede estadual de ensino

Na reunião, o secretário de Educação Adauto Bittencourt garantiu que todas as famílias que procuraram o MP terão seus filhos matriculados.

Por Danielly Salomão

Devido várias denúncias encaminhadas à Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Macapá, de que crianças e adolescentes estariam fora das escolas Públicas por falta de vagas, o promotor de Justiça Mauro Guilherme convocou o secretário de Estado da Educação – SEED Adauto Bittencourt, juntamente com os pais e responsáveis dos alunos para regularizar o problema.

Cerca de 30 famílias que compareceram na Promotoria alegando que nenhuma escola perto de suas casas tem vagas para matricular seus filhos. Um dos casos que chamou a atenção, foi o da senhora Adriana França de Lima, que têm quatro filhos, uma de 15 anos (1º ano do ensino médio), uma de 14 anos (8ª série), um de 10 anos (3ª série) e outro de 09 anos que nunca estudou. “Peço ajuda do Ministério Público para que meus filhos não fiquem sem estudar esse ano, pois nenhum ainda está matriculado”, declarou Adriana.

Na reunião, Adauto Bittencourt, disse que os pais devem comparecer ainda esta semana na SEED, para adquirirem os encaminhamentos e matricularem seus filhos. Caso não tenha vaga nas escolas próximas de suas casas, será providenciada a matrícula em outra escola Pública, afirmando ainda, que as aulas perdidas neste início de ano, serão recuperadas.

“Verificamos caso a caso, e resolvemos todas as questões denunciadas. Nossa finalidade é apenas garantir que crianças e adolescentes, tenham direito à educação como determina a Constituição Federal. Caso o acordo não seja cumprido, o MP-AP ingressará com Ação Civil Pública”, informou Mauro Guilherme.

Bandidos invadem chácara na Duca Serra e levam sete armas de fogo

Os criminosos passaram cerca de 2 horas no imóvel a procura de armas e dinheiro e saíram por volta de meia noite. O proprietário estaria de viagem para a Europa

Mais uma propriedade localizada na rodovia Duca Serra foi alvo de assaltantes. A Chácara denominada Canto Verde que pertence ao ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Luis Fernando Pinto, que está em viagem para a Europa, foi invadida por três homens armados na noite da última terça-feira (23). Segundo as vítimas, o roubo teve início por volta de 22h. Um caseiro e a esposa dele estavam na casa e foram rendidos.

De acordo com o Batalhão de Operações Especiais (Bope), os bandidos permaneceram por cerca de duas horas dentro da propriedade a procura de armas, jóias e dinheiro, que estariam dentro de um cofre. Ainda segundo o Bope, sete armas de fogo, entre rifles, revólveres e uma pistola PT 380, foram levados, além do cofre com jóias. As vítimas foram amarradas, amordaçadas e mantidas trancafiadas em quarto durante toda a ação da quadrilha. A polícia foi informada por volta de 1 hora da madrugada, quando eles conseguiram se libertar.

Mais de uma hora após a fuga dos criminosos, as vítimas conseguiram acionar a central do Ciodes – Centro de Operações de Defesa Social, através do 190. Equipes da Rotam – Ronda Tática Motorizada, do Bope, estão em campo desde então à procura de suspeitos. O caseiro da chácara informou que não foi possível identificar os bandidos, pois todos estavam encapuzados, e nem o veículo usado na fuga. Mas a polícia tem informações sobre uma quadrilha especializada neste tipo de roubo, que tem como alvo propriedade e estabelecimentos comerciais afastados da área urbana da cidade.

A quadrilha seria formada por pelo menos 6 indivíduos muito bem armados oriundos do bairro Jardim Felicidade II. Nesta última ação, os meliantes usavam armas de calibre 38, e estavam aparentemente nervosos.

Polícia Civil desvenda morte de agricultora em Cutias do Araguari

Há quase dois meses, um homicídio abalou o pacato município de Cutias do Araguary, a 235 km da capital Macapá. Só agora, o DPI - Departamento de Polícia do Interior, coordenado pela delegada, Sandra Dantas, conseguiu chegar ao assassino. Joana Ribeiro, de 67 anos, agricultora, foi encontrada morta em um ramal a 40 km de Cutias. Em seu local de trabalho.

O assassino confesso, Elton dos Santos Ferreira, de 23 anos, conhecido por “Gito”, foi descoberto após algumas semanas de investigação. Vários indícios que o ligavam a morte da agricultora foram coletados e apresentados à justiça. As provas foram suficientes para que um mandado de prisão fosse expedido contra ele. Elton alegou que estava bêbado quando cometeu o crime, mas disse ter agido por vingança. Ele deve ser transferido para Macapá ainda esta semana e aguardará julgamento no Iapen – Instituto de Administração Penitenciária.

Segundo o inquérito, o algoz tinha um relacionamento amoroso com uma das filhas da agricultora. Nos dias que antecederam o assassinato, ele havia sido proibido de vê-la. A decisão de consumar a execução partiu desta circunstância. Até agora, este crime é considerado o mais brutal cometido este ano contra mulheres. Os detalhes cruéis demonstraram que o assassino não reúne os mínimos atributos para o convívio em sociedade. A ferocidade do criminoso surpreendeu até o perito que trabalhou no caso.

“Não tinha visto algo assim”, disse por telefone. O corpo foi eviscerado, os seios foram arrancados e genitália mutilada. O crime aconteceu no ramal do Matadouro às 8h20 da manhã. Agentes de polícia chegaram à região no dia seguinte e começaram a investigar. A agricultora Joana Ribeiro foi encontrada morta por um caseiro, minutos após o crime. Ele afirmou à polícia que viu o assassino correndo logo após a consumação da ferocidade.

O perito da Polícia Técnico-científica (Politec), Odair Ferreira Monteiro, que trabalhou no caso, disse que em todos estes anos como perito, nunca trabalhou em um crime tão atroz. “A pessoa que fez isso é um mostro. Teve o trabalho de subir sobre a vítima, depois de

Visitante de nº