Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Tjap participa de debate referente a região Amazônica

David/Tjap

Durante os dias 18 e 19, no evento denominado “Aspectos Jurídicos e Socioeconômico do Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”, promovido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Governo do Estado do Amapá (GEA), no Teatro das Bacabeiras, autoridades renomadas dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo estiveram presentes para debater questões de desenvolvimento para a região Amazônica sem que isso lhe cause consequências que comprometam a preservação do meio ambiente.

No evento, do Poder, Judiciário estavam presentes, a Ministra Eliana Calmon, do STJ e o Desembargador Honildo Amaral de Mello Castro, o Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Desembargador Dôglas Evangelista Ramos e o Vice- Presidente, Desembargador Gilberto Pinheiro. O objetivo do encontro que reuniu personalidades de todo o país inteiro, foi encontrar uma solução para resolver os problemas da Amazônia sustentável, iniciar uma discussão científica crítica com relação ao desenvolvimento de sustentabilidade da região amazônica, além de fornecer subsídios para a comunidade principalmente para o poder público, afim de formular políticas públicas ambientalmente corretas para o crescimento socioeconômicos dos Estados da Amazônia Legal.

Na solenidade de abertura compuseram a mesa de honra, o Presidente do TJAP, Desembargador Dôglas Evangelista Ramos, o Ministro convocado do STJ, Desembargador Honildo Amaral de Mello Castro, a Ministra do STJ, Eliana Calmon, Coordenadora Científica do Seminário, o Ministro do STJ, Herman Benjamim, o Governador do Estado Antônio Waldez Góes, acompanhado da Primeira Dama e Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social, Marília Góes, o Procurado Geral de Justiça, Dr. Iaci Pelaes, o Presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Desembargador Girair Aran Meguerian, Secretário de Infra-estrutura do Mato Grosso, Ezequiel de Oliveira, o Juiz Federal João Bosco, o Prefeito de Macapá, Roberto Góes, o Secretário Especial de Governadoria, Alberto Pereira Góes, o Senador Geovani Borges, o Deputado Federal Jurandil Juarez e o Deputado Estadual Jorge Amanajás,

Durante o segundo dia do evento o Vice-Presidente do TJAP, Desembargador Gilberto Pinheiro, detentor de uma vasta experiência em assuntos relacionados a Amazônia, foi convidado para presidir a mesa de honra onde atuou como mediador. Sob sua presidência o Seminário foi dividido em dois painéis que abordou os temas: água e transporte. “Preservar a região Amazônica é um compromisso que todos devem ter e cada vez mais dentro do que nos for possível estaremos engajados nessa luta pela preservação e por um desenvolvimento sustentável que ofereça benefício e segurança para a região”, declarou o Vice- Presidente do TJAP.

De acordo com o Presidente do TJAP, Desembargador Dôglas Evangelista Ramos, que presidiu uma das mesas de honra, discutir esses assuntos em outros Estados não é bom. “A idéia do encontro é trazer para a Amazônia um modelo legal de desenvolvimento que possa beneficiá-la sem causar prejuízos a preservação da região. Isso é muito importante para o crescimento do Amapá e do Brasil também, nós trabalhamos aqui todos os dias e só ouvimos criticas e mais críticas com relação a Amazônia e esses mesmos críticos não colaboram com a região. Só quem vive e mora aqui sabe exatamente o que é a Amazônia”, ressaltou o Presidente.

O Ministro Convocado do TJAP para o STJ, Desembargador Honildo Amaral, marcou presença no evento como representante do Amapá no STJ. Na ocasião disse sentir muito honrado em participar do evento que busca despertar a consciência das pessoas com relação a preservação do meio ambiente. “Todos temos que pensar na Amazônia como um meio sustentável de evolução e de melhoria para o povo da própria Amazônia, respeitando a natureza e incorporando a ela o desenvolvimento. Essa mobilização é algo maravilhoso, porque trata da valorização, da preservação e do crescimento da região”, disse o Ministro.

A cerimônia de encerramento ocorreu no sábado (20/03), no Centro Cultural Franco Amapaense.

Vem aí XX COPEDEM: Encontro do Colégio Permanente de Escolas da Magistratura

David/Tjap

No período de 25 a 27 de março, a Escola Judicial do Amapá (EJAP), promoverá o XX Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais de Magistratura (COPEDEM). Fundado em 22 de julho de 2005, na cidade do Rio de Janeiro, o COPEDEM é uma associação de âmbito nacional, sem fins lucrativos integrada pelos Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura do Brasil, com sede e foro na cidade de São Paulo. Tem como um dos seus objetivos primordiais, o intercâmbio entre as Escolas Estaduais da Magistratura, com troca permanente de experiências funcionais, administrativas e culturais.

A solenidade de abertura ocorrerá no dia 25 de março no plenário do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP), com a presença dos diretores das escolas congêneres de todo o Brasil, e também das autoridades locais convidadas. O encontro que reúne os diretores de Escolas da Magistratura de todo o Brasil tem como objetivo difundir os novos projetos e discutir as últimas resoluções da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). O evento debaterá temas relativos ao direcionamento institucional e planejamento estratégico das Escolas Estaduais de todo o país.

Os trabalhos do encontro serão desenvolvidos durante todo o dia 26 e 27 de março no salão de eventos do Magnus Plaza Hotel, ocasião em que será discutida uma pauta previamente definida de interesse de todas as Escolas participantes.

Segundo o Desembargador Carmo Antônio, Diretor-Geral da EJAP, o encontro buscará a integração das Escolas Judiciais de todo o país, discutindo o papel das Escolas e suas atuações perante a iniciação, formação e o aprimoramento técnico e jurídico de Magistrados e Servidores da Justiça Estadual.

Ao final dos trabalhos será oferecido aos participantes, um jantar de confraternização no restaurante Midas Gril.

Visitante de nº