Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Você pode ser do tipo que mata, morre e aleija no trânsito

A discussão sobre a violência no trânsito ainda vai dar muito pano pra manga. Dirigir em Macapá requer muito mais do que habilitação. Para a tarefa árdua, necessita-se de paciência extrema, tolerância, sabedoria e, é obvio, a perícia (outros mais). No samba do criolo doido o que não falta é gente descompromissada com a prórpia segurança e principalmente segurança alheia. Ter paciência, respirar fundo e não esboçar reações hostis quando um motoqueiro o corta é uma atitude sábia. Alguns preferem soltar um sonoro e demorado "Filho da P..." ou acusar o "bacana" de corno sem ao menos conhecer a namorada dele, típico de homem. Mas quando a barbeiragem é protagonizada por uma mullher? Se a intenção for ofender, basta chamá-la de MULHER que ela logo se sente ofendida...

Quando um cilcista transita pela ruas lado a lado com os carros e motos, a culpa não é do ciclista, afinal ele deveria ter um local chamado "Ciclovia", onde pudesse transitar com segurança. Mas se ele resolve andar entre os carros e fazer manobras imprudentes como andar na contra-mão, isso é falta de instrução e desrespeito. Por volta de 10h da manhã, um carro parado em fila dupla (ao lado de outro veículo que ocupa acostamento), um ciclista resolve avisá-lo de sua atitude errada de estar parado alí, mas nem nota que também está errado, por vir em contra-mão. Ambos trocam olhares, palavrões, e fica tudo do jeitinho que está.

Em alguns pontos de Macapá, existem cliclovia, mas não estão em estado de trafegabilidade. Por exemplo, quando se vem da orla da cidade com direção ao sambódromo, depois de passarmos do complexo do Araxá, existe uma ciclovia à direita, que tem de 200 a 300 metros. Mas o ciclista não anda por lá por um simples motivo: o local está tomado por lama e mato.

Quem coloca lixo no passeio público, ou resolve empreender em locais impróprios colocando obejtos, barracas, traileres em calçadas também não estão contribuindo. Na verdade está obstruindo, forçando o pedestre a andar pela rua, correndo risco de ser atropelado. isto é, disputam o mesmo espaço, carros, motos ciclistas e pedestres. Essa luta pelo espaço urbano gera estresse, bulha, acidentes e mortes. Existe uma loja recém inaugurada, que trabalha com peças e consertos de motocicletas na esquina da rua Leopoldo Machado com antônio Coelho de Carvalho, local onde era um restaurante. Lá, além de ter feito cobertura na calçada para abrigar, o empresário montou uma oficina em plena calçada. A situação é redícula e negligente e precisa ser fiscalizada.

Visitante de nº