Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Macapá registra baixo índice de idosos vacinados contra a gripe

Por Ton Costa
Esta é a 11ª campanha anual de vacinação contra a gripe para pessoas com mais de 60 anos de idade. Com o slogan "Deixe a gripe na saudade", a campanha pretende imunizar 80% da população idosa do Brasil. No Amapá, ainda é baixa a procura pela vacina nos postos de saúde. Dos 28.803 idosos esperados para serem imunizados, apenas 6.674 se vacinaram até agora.
De acordo com dados divulgados pela coordenação da campanha no Estado, os municípios de Serra do Navio, Pracuúba, Pedra Branca do Amapari, Calçoene e Amapá, apresentam mais de 60% da população idosa imunizada. A campanha encerra no próximo dia 8 de maio.

27/04 Dia da Empregada(o) Doméstica(o)

Por Ton Costa
Muitos ainda desconhecem, mas hoje é comemorado o dia da empregada(o) doméstica(o). Esses auxiliares do lar, que há muito tempo desempenham suas tarefas, só vieram a ter sua profissão reconhecida em 1972, através da lei do empregado doméstico. Na época, com pouquíssimos direitos trabalhistas, que só foram ampliados em 1988, com o advento da nova Constituição Federal.
A mais recente conquista da classe é o depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS. Mesmo que opcional para o empregador, é um sinal de que os tempos estão mudando.
De acordo com a secretária extraordinária de políticas públicas para mulheres, Estér de Paula, um triste dado chama a atenção: só nos últimos quatro anos, cinco empregadas domésticas cometeram suicídio em Macapá. Na maioria dos casos, a prática estava relacionada à baixa auto-estima das trabalhadoras. Uma campanha está sendo desenvolvida pela secretaria com o objetivo de resgatar a auto-estima das domésticas.
No Amapá, a estimativa do Sindicato das Empregadas e Empregados Domésticos, é que existam pelo menos 700 trabalhadores.

Visitante de nº