Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Registro de pesquisas eleitorais na internet

Já disponível na internet, na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o novo sistema para facilitar as consultas aos pedidos de registro de pesquisas eleitorais relativas às eleições 2010. Lá é possível verificar todas as informações constantes dos registros de pesquisa - como o nome do contratante, a metodologia, o questionário utilizado e o universo de aplicação dos questionários. http://www.tse.jus.br

Ministério Público vai à Justiça para reconstruir escola

O Ministério Público do Estado do Amapá decidiu ingressar com uma Ação Civil Pública (ACP), por meio da Promotoria de Justiça do município de Serra do Navio, contra o Estado. O motivo tem a ver com a reconstrução de uma escola localizada em Colônia de Água Branca. Segundo o MP, a instituição está em situação precárias em termos de estrutura físicas.

Responde pela ação o promotor de justiça, Afonso Gomes Guimarães. Segundo ele, o prédio possui mais de 40 anos de uso e deteriorou rapidamente por ter a estrutura feita em madeira. Na visão dele, é impossível ensinar e a aprender nessas condições. “O piso está cedendo, as paredes estão podres, o telhado apresenta goteiras, as fossas estão entupidas, as instalações elétrica e hidráulica são precárias e as salas de aulas são insuficientes para abrigarem os mais de 500 alunos, que estão espremidos em salas com mais de 60 alunos”, relatou o promotor de Justiça.

De acordo com a Ação, o Estado estará sujeito a multa diária de R$ 500, pelo não cumprimento da ordem judicial. Ele pede ainda que a multa deverá ser paga pelo próprio secretário de Estado da Educação. (Texto - editado - da Ascom MP)

Membro do CNJ é barrado por segurança na entrada do Fórum de Belém

O conselheiro Jefferson Kravchychyn, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi barrado ao tentar entrar para conhecer as instalações do Fórum Cível da capital paraense. Ao chegar ao prédio do Fórum o representante da OAB no Conselho não se identificou como membro do controle externo do Judiciário e sim como advogado.

Imediatamente, o segurança afirmou que tinha ordem expressas da direção do Tribunal para revistar todos os advogados. O membro do CNJ qualificou como "discriminatória" a forma como os advogados são tratados no Fórum de Belém porque juízes e membros do Ministério Público não sofrem o mesmo tipo de procedimento.

Para Kravchychyn, o acesso dos advogados a processos e mesmo aos prédios onde funciona o Poder Judiciário deveria ser facilitado, assim como acontece com magistrados e promotores. "Não estamos questionando o mérito do trabalho do Judiciário, mas sim a forma como esse trabalho vem sendo realizado". Segundo ele, frequentemente o CNJ faz visitas aos diversos Estados do país a fim de conhecer a realidade do Poder Judiciário em cada um deles. Esse tipo de procedimento é importante para, de acordo com o conselheiro, chegar a uma padronização das normas. (Jusbrasil)

Vítima de afogamento é encontrada no Igarapé da Fortaleza

A 5ª CIA de busca e salvamento resgatou o corpo de um homem de 45 anos nesta tarde no Iagarapé da Fortaleza. Ele estava desapareceido desde a manhã. Mergulhadores encontraram o corpo em uma espécie de poço em baixo da ponte que interliga Macapá à Santana.

Microônibus do Iapen capota e deixa 4 feridos na BR-156

Um microônibus do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), que fazia o transporte de presos para o município de Oiapoque, capotou na BR-156 nesta segunda-feira (19). O condutor teria perdido o controle da direção em uma curva. Quatro agentes penitenciários tiveram ferimentos superficiais. Todos os quatro detentos saíram ilesos do acidente. Ao todo, 15 passageiros estavam no veículo.

O acidente aconteceu na região norte do Estado, próximo ao município de Calçoene, distante cerca de 380 km de Macapá. Os feridos foram levados para o hospital mais próximo e nenhum deles corre risco de morrer. Ontem (19), eles foram trazidos para Macapá. Três passageiros que foram submetidos à intervenção médica já foram liberados. Um deles ainda está em observação devido a uma fratura no braço e permaneceu até o fechamento desta matéria sob cuidados médicos no Hospital de Emergência.

Segundo informações de um os agente, o motorista estava com velocidade regular e mesmo assim teria perdido o controle. A suspeita é de falha mecânica. O corpo de bombeiros de Calçoene foi acionado, mas ao chegar ao local, as vítimas já haviam sido retiradas de dentro das ferragens. Os detentos estavam sendo remetidos ao município de Oiapoque para audiências.

DE PRONTIDÃO

Amapá mobiliza militares para ajuda humanitária no Haiti

O corpo de bombeiros realizou uma pré-seleção de militares da corporação para atuar em ajuda humanitária e missão de resgate no país devastado em caso de necessidade

Ontem (19), o Conselho de Segurança da ONU anunciou a aprovação do envio de mais 3.500 homens das forças de paz para ajudar nos serviços de resgate no Haiti, país que foi devastado por um terremoto no último dia 12. As declarações prestadas ontem por um oficial da Defesa Civil, aqui no Amapá, confirmavam o envio de uma equipe de 10 homens do Corpo de Bombeiros para Parto Príncipe ainda nesta semana. Em contrapartida, as afirmações não agradaram o alto escalão da corporação, que prefere abafar o assunto.

De acordo com o coronel Duarte, o Corpo de Bombeiros fez apenas um processo de pré-seleção de militares que estejam preparados física e psicologicamente para atuar em ajuda humanitária e missão de resgate em caso de necessidade. A requisição pode vir a qualquer momento da Liga Nacional dos Bombeiros, que deve levar em consideração as circunstâncias desastrosas e a necessidade urgente, ou não, de novas equipes de apoio àquela região. “Por hora, dos homens que se dispuseram a colaborar, dez deles especializados em busca e salvamento foram selecionados e estão de prontidão à espera de um start”, afirmou o coronel.

De acordo com ele, o Corpo de Bombeiros do Amapá depende apenas de uma resolução da Liga Nacional de Bombeiros, que autorize a viagem dos amapaenses para o Haiti. “Ao que tudo indica, não haverá necessidade e nossos homens não serão enviados. A situação é meio incerta”, presumiu Duarte.

Até o fechamento desta edição, o número de brasileiros mortos havia subido para 19 em consequência do terremoto. Além de 16 militares membros da missão de paz da Organização das Nações Unidas, também morreram a médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, e o diplomata Luiz Carlos da Costa. Outro militar continua desaparecido. De acordo com ONU, a missão para a Estabilização do Haiti (Minustah) consistirá de um componente militar de até 8.940 militares de todos os escalões e um contingente de 3.711 policiais.

Companhia de Radiopatrulha atendeu quase 3 mil ocorrências em 2009

Segundo balanço divulgado, 292 casos de crimes contra o patrimônio (roubo e furto) foram solucionados por policiais da CRPM

A Companhia de Radiopatrulhamento Motorizado (CRPM) foi criada em 2008 a partir de uma proposta do comando da Polícia Militar ao governo do Estado. O projeto consistia em abasteceria a segurança pública com policiais altamente treinados e capacitados. Atualmente, a CRPM está na linha de frente no combate à criminalidade, 122 homens integram o efetivo. Em 2009, foram quase 3 mil ocorrências atendidas em Macapá.

De acordo com o oficial de relações públicas, tenente Renato, o ano de 2009 fechou com saldo positivo em termos de apreensões de armamento e prisões. Segundo balanço divulgado ontem (19), 292 casos de crimes contra o patrimônio (roubo e furto) foram solucionados por policiais da CRPM. De janeiro a dezembro, 120 pessoas foram presas sob acusação de assalto e 172 acusadas de furto, e 53 armas de fogo foram tiradas de circulação. “Graças a um patrulhamento ostensivo-preventivo, nós conseguimos reduzir os índices de criminalidade na capital. Através de grandes operações e trabalho integrado com outras unidades foi possível chegar a esse saldo positivo. O número de prisões de foragidos chegou a 65 e o de pontos de venda de drogas estourados chegou a 94”, afirmou o tenente.
Apreensão de armas e o efeito na sociedade
Somente em Macapá, 53 armas de fogo de diversos calibres foram tiradas de circulação em 2009. Isso tem um efeito muito grande dentro da sociedade, explica o oficial. “Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita pela Organização das Nações Unidas (ONU) nos países em desenvolvimento revelou que cada arma de fogo nas mãos de um infrator chega a vitimar em média 4 pessoas por mês, entre homicídios e tentativas de homicídio, e ainda é utilizada em 8 roubos nesse mesmo período. Com base nisso, a gente pode afirmar que mais de 2.500 crimes contra a pessoa e mais de 5 mil casos de roubo foram evitados a partir dessas apreensões. Com isso, aumenta a sensação de segurança da comunidade”, explica.

Capas de hoje







Visitante de nº