Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Equipe Captura: Polícia Civil triplicou número de prisões em três anos


Segundo o Departamento de Polícia Especializada (DPE), de 2007 a 2009, o número de prisões pulou de 78 para 370.

O diretor do Departamento de Polícia Especializada da Capital (DPE), delegado Ronaldo Coelho, responsável pelo cumprimento de grande parte dos mandados de prisão expedidos pela Justiça do Amapá, divulgou ontem (7) um balanço sobre o número de prisões efetuadas pela Equipe de Captura (EC) da Polícia Civil em Macapá e Santana. O levantamento mostra que em três anos o número prisões triplicou na capital amapaense. O delegado afirmou que o aumento nos índices de criminalidade e o aperfeiçoamento do trabalho especializado da Polícia Civil justificam o acréscimo.

Conforme destacou o Ronaldo Coelho, a diferença se dá também pelo aumento no número de mandados expedidos pela justiça. “Para ter uma ideia, de 2008 pra cá, as prisões aumentaram quase 200%”, disse. “A DEP fechou o ano com cerca de 370 prisões de foragidos, sendo que todos os infratores detidos foram encaminhados a Penitenciária do Estado (Iapen)”, frisou.

De acordo o banco de dados do DPE, em 2007, 78 pessoas foram presas em Macapá e Santana. No ano seguinte, o número de detenções subiu para 224. Em 2009, quase 500 pessoas acusadas de crimes diversos (furto, assalto, homicídio, lesão corporal, ameaça, embriaguês no trânsito, tráfico de drogas, pensão alimentícia, violação de direitos autorais, estelionato e estupro) foram procuradas por 12 agentes que integram a Equipe de Captura.

De acordo com o delegado, em cerca de 92% dos casos, os infratores são do sexo masculino, a maioria por delitos contra o patrimônio tipificados em roubo (assalto artigo 157) e furto (artigo 155). “Alguns mandados de prisão são expedidos por motivos insignificantes que poderiam ser evitados pelo acusado. Muitas pessoas poderiam esperar seus julgamentos em casa para evitar complicações. Mas a falta de consciência e de compromisso com a Justiça, como mudar o endereço e não comunicar, acaba sendo crucial para a prisão”, finaliza.

BLT no Sindjor

Hoje tem BLT no Sindicato dos Jornalistas do Amapá (Sindjor). Abraço forte ao amigo jornalista e presidente da entidade, Volney Oliveira, que está apagando algumas velinhas neste dia. Tudo de bom, muito sucesso, paz e alegrias na sua vida!

Carlos Lima

Visitante de nº