Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Aulas de balé gratuitas no Centro Cultural Língua Solta

Iniciam nesta segunda-feira (7) a partir das oito horas da manhã, as primeiras aulas do curso de balé ofertadas gratuitamente pelo Centro Cultural Língua Solta.

As aulas fazem parte do cronograma anual de cursos do Centro. De acordo com informações de Jean Duarte, diretor do Centro, as aulas serão dadas pelo professor Júnior, da Companhia de Dança Princesa Isabel.

Inicialmente foram ofertadas 420 vagas, que foram rapidamente preenchidas por alunos, estudantes e simpatizantes do município de Santana. As aulas serão ministradas nos turnos da manhã, tarde e noite.

Um café da manhã será oferecido à imprensa nesta segunda-feira (7) na sede do Centro Cultural Língua Solta, localizado na Avenida Maria Colares, 1461, entre Ubaldo Figueira e Salvador Diniz, bairro Nova Brasília.

O Centro Cultural Língua Solta foi inaugurado oficialmente na noite d o dia 8 de Outubro deste ano. Durante todo o dia foram realizadas diversas apresentações teatrais e de dança. Durante a noite houve a apresentação da banda Musical da Guarda Municipal de Macapá, além de discurso do governador Waldez Góes e autoridades.

O Centro é uma idéia da Associação Artística e Cultural Língua Solta, que tem como coordenador geral o teatrólogo Jean Duarte. O centro é uma instituição independente, sem fins lucrativos e visa divulgar o patrimônio cultural amapaense.

O lugar conta com espaço físico próprio onde serão ministradas inúmeras oficinas com sala de inclusão digital, cinema fundo de quintal, sala de dança, sala de teatro, sala de gibiteca, entre outros, que em breve serão realizadas.

No centro serão ministradas várias oficinas de teatro, dança, inclusão digital, gibiteca, cinema, circo, música, artes plásticas, artesanato e fotografia com profissionais qualificados.
Qualquer estudante da rede pública ou privada de ensino pode participar gratuitamente das atividades. “Aquelas pessoas que estejam em vulnerabilidade social, que são de baixa renda, habitando em áreas precárias, serão agraciados”, garantiu Jean Duarte.

A Associação Artística e Cultural Língua Solta surgiu em janeiro de 1995 em Santana para dar uma reviravolta no teatro local. Segundo Jean Duarte, já foram feitos espetáculos idealizados em projetos sociais com temas: Combate a dengue, combate a malária, Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS, Paz no Trânsito, Direitos da criança e muitos outros.

O grupo também atuou em Palmas/Tocantins por 4 anos. No Amapá vários espetáculos já foram estreados como: “O circo do seu bolacha”, “Ari Areia um grão apaixonado”, “ABC da vida”, “Na terra do julgamento” e “A chegada de Marculino no purgatório”. (Alyne Kaiser)

Contatos Jean Duarte: 81173367 e 91214130
Alyne Kaiser Assessora de Comunicação 91111916

CPI da Pedofilia chega ao Amapá

A CPI criada no Senado Federal para investigar crimes de pedofilia chega ao Amapá nesta segunda-feira (7). A Assembléia Legislativa é o centro das audiências públicas, que serão realizadas nos dias 08 e 09. A comissão deverá ouvir várias testemunhas envolvidas em denúncias e crimes cometidos no Estado. Também serão alvo de investigação pessoas apontadas na Operação Inocência, da Polícia Federal. A CPI foi instalada no dia 25, e vem sendo presidida pelo senador, Magno Malta (PR-ES) e tem Demóstenes Torres (DEM-GO) como relator, além de Romeu Tuma (PTB-SP) como vice-presidente. Participarão das audiências membros do Ministério Público Federal e Polícia Federal, entre outras instituições.

MP-AP constata irregularidades no Hospital de Emergência


Após denúncias de que crianças estariam acomodadas no chão do corredor do Hospital de Emergência do Estado, o Ministério Público esteve no local e constatou várias situações que demandaram providências. Na inspeção, que aconteceu na terça-feira, 1º, estavam presentes os promotores de Justiça Marcelo Moreira e Laércio Mendes, da Promotoria de Justiça da Cidadania.

Entre as situações observadas, constataram a falta de leito, a demora nos atendimentos, e ainda, adultos e crianças aguardando cirurgias, exames e remoção para centros especializados. Sem que houvesse leitos para as acomodações adequadas.

Segundo o promotor de Justiça Substituto Laércio Mendes, diante da situação o Ministério Público já está tomando as providências cabíveis, para a imediata regularização do problema. “A administração responsável está sendo notificada para apresentar justificativa e solução com urgência, bem como para fornecer o atendimento adequado aos usuários do Sistema Básico de Saúde (SUS)”, informa o representante do MP-AP.

Danielly Salomão
SERVIÇO:
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: 3212-1739/8121-6478 Email: asscom@mp.ap.gov.br

Leia Agora falido

Novidades sobre o futuro do Jornal Leia Agora. Notícia de bastidores dá conta de que todos os funcionários tiveram, hoje (3/12), as demissões confirmadas pela administração. Há rumores de que em Abril de 2010, o jornal volte com força total mais diário do que nunca.

Eleição da OAB-AP pode ser anulada

Não satisfeito com a vitória de Ulisses Trasel para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - Amapá, Washington Caldas decidiu jogar palha na fogueira e pediu a nulidade das eleição realizadas no último dia 20 de novembro. O motivo argumentado por Caldas tem a ver com possíveis irregularidades na candidatura de Ulisses assegurada a partir de uma decisão da 3ª Câmara do Conselho Federal. Segundo Caldas, a decisão do conselheiro Manoel Antônio de Oliveira teria dado aberturas para a inscrição da chapa emcabeçada por Trasel. A irregularidade está no fato de que pessoas inelegíveis, que faziam parte da chapa de Trasel, passaram a ter o direito de votar e serem votados. Ulisses Trasel venceu a eleição.

Diploma de jornalista

Como o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional a exigência do diploma para exercício da profissão de jornalista, mesmo que o senado lute para criar lei reestabelecendo a exigência, essa lei pode ser contestada por empresas de comunicação como Folha de Sao Paulo e o Globo, que são desfavoráveis ao diploma! Se caso essas empresas recorrerem à justiça, o STF não voltará atrás, e deverá medir forças com o senador e voltará a derrubar a exigência de novo!

Concurso da PM

Hoje será divulgado o resultado final do concurso público para soldados da Polícia Militar. Será no palácio do Setentrião a partir das 10 horas.

Iapen: Monitoramento por câmeras não evita fuga de presos

Nove câmeras instaladas na área externa aos pavilhões não serviram para inibir as fugas. Só em novembro nove presos escaparam.

O diretor do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), Coronel Walcyr Alberto Costa Santos, divulgou, em agosto de 2009, um novo sistema de monitoramento do presídio través da internet. Com a instalação de nove câmeras na área externa dos pavilhões, Walcyr garantiu que seria possível diminuir o número de fugas. Ele apresentou o novo sistema como um reforço na segurança daquela casa penal, e afirmou que as câmeras já haviam sido instaladas. Porém, a estatística mostra a realidade bem diferente do que previa a diretoria, em discurso feito à imprensa. No mês de novembro, manteve-se a média de fuga dos meses anteriores com nove registros.
A Polícia Federal deflagrou, em março, a operação “9 mm”, que prendeu nove pessoas acusadas de facilitar as fugas e, ainda, fornecer armamento aos foragidos, com os quais, realizaram ‘crimes de peso’ nos Estados do Maranhão e Pará, segundo investigação da PF. Com a operação, também, acreditava-se que a segurança do instituto fosse passar por reformulações que garantissem o fim das fugas. Após a operação, a PF não descartou a possibilidade de que outros esquemas fraudulentos funcionem dentro do presídio, sobretudo, ligados à entrada de armas e drogas. A Operação 9 mm constatou que alguns policiais militares que trabalhavam no presídio eram os facilitadores, que davam folgas para a retirada de presos mediante pagamento de $uborno. Depois da evasão dos presos, eles ainda vendiam armas aprendidas em operações de rotina aos foragidos. Há indícios de que as armas tenham sido usadas em ações criminosas fora do Estado. Foi notícia, há dois meses, que o sistema penal amapaense passaria a contar com mais 11 câmeras fixas e monitoradas 24 horas. Elas teriam capacidade de zoon de quilômetros de distância., informou o próprio diretor, Coronel Walcyr.
Sistema de monitoramento
“Através dele seria possível observar a parte externa da penitenciária e acompanhar qualquer movimentação suspeita de pessoas e veículos. O sistema deverá facilitar na identificação de presos em caso de novos conflitos e evitar fugas”, previa o diretor. Essa é mais uma medida adotada pela direção na tentativa de coibir novas turbulências entre facções rivais.
Segundo o coronel Walcyr, mais 11 câmeras seriam instaladas, dentro dos pavilhões. Porém o projeto só seria possível após a reforma na estrutura física e na segurança do prédio. Grande parte do equipamento foi instalada na área onde os presos costumam tomar banho de sol.

Segundo o diretor, um setor de segurança ficaria encarregado de observar a movimentação e comportamento dos internos. A direção pode ter acesso às imagens do circuito interno de qualquer lugar dentro ou fora da área do presídio, precisando apenas de uma conexão com a internet e a permissão necessária. "A medida veio para que os presos saibam que estão sendo vigiados constantemente", frisou Walcyr.

Homem que estuprou deficiente auditiva pode pegar 10 anos de prisão

Após o exame de conjunção carnal, ficou comprovado o estupro. Um irmão da vítima viu quando o agressor a violentava.

O homem acusado de abusar sexualmente de uma jovem deficiente auditiva foi preso no início da noite da última terça-feira (1) e já está no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), onde aguardará julgamento. Ele foi flagrado no exato momento em que coagia a vítima e praticava sexo com a referida. Ele só foi encontrado, cerca de uma hora depois, próximo a uma área ponte no Loteamento São José, Zona Norte. José Ronaldo foi indiciado na Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM), após o exame ter comprovado o estupro, e pode pegar até 10 anos de prisão. É o que espera a família da vítima.

A Polícia Militar recebeu a denúncia por volta de 18 horas da última terça-feira (1), a respeito de um homem que aparentava ter em torno de 40 anos e que havia estuprado uma deficiente auditiva no bairro Jardim Felicidade I. O indivíduo em questão é o José Ronaldo da Silva, de 43 anos, residente na rua, Antônio Osmar, no mesmo bairro. No momento da prisão, familiares da vitima já haviam prestado queixa na delegacia do bairro Novo Horizonte, onde está funcionando a Central de Flagrantes da Zona Norte. A vítima estava a caminho da Polícia Técnico-científica (Politec) a fim de fazer exame de conjunção carnal.

Após a análise dos médicos, ficou comprovado que realmente houve o estupro. O acusado foi levado à presença de parentes da vítima, e o irmão Rodrigo reconheceu o infrator e afirmou ter lhe visto no quarto em cima do corpo dela praticando violência sexual. Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido, juntos com a outra parte, para a DCCM, onde foi indiciado no artigo 213, cuja pena varia de seis a dez anos de prisão. Segundo familiares, a jovem nunca havia mantido relacionamento sexual e ficou bastante traumatizada. Ainda no bairro Jardim Felicidade I, uma criança de cinco anos também foi estuprada dentro de sua casa. Dois menores foram apreendidos, um de oito anos e outro de 15 anos. A vítima foi encontrada sangrando pela mãe no quarto.

‘Sábado é Dia de Negociar’: 400 processos estão agendados

No próximo sábado (5), será realizada mais uma edição da campanha ‘Sábado é Dia de Negociar’, de iniciativa do Sebrae Amapá e Juizado Especial das Micro e Pequenas Empresas. O objetivo é a conciliação e negociação para a Micro e Pequena Empresa e seus clientes. O campanha acontece rno hall de entrada do Sebrae. 400 processos estão agendados.

Para o superintendente do Sebrae, João Carlos Alvarenga, intermediar negociações entre devedor e lojista é um dos papéis importantes desempenhados pelos juizado. A ideia é que haja composição onde os dois lados são beneficiados. “De um lado o comerciante que precisa receber para manter seu comércio e ter o seu cliente de volta. De outro, o consumidor que deseja e precisa pagar suas dívidas e, assim, resgatar seu crédito e seu nome”, disse Alvarenga.

Jornalismo: PEC do diploma foi aprovada na CCJ do Senado

Jornalistas brasileiros conseguem mais uma vitória rumo ao restabelecimento da exigência do diploma.

Fenaj – Sindjor/AP

A PEC 33/09, que restitui a exigência do diploma de jornalista, foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado nesta quarta-feira (02/12). Na semana passada o presidente do Senado, José Sarney, prometeu a dirigentes sindicais dos jornalistas que se empenhará na agilização da tramitação da matéria. Representantes da FENAJ reunem-se ainda nesta semana com a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma para definição dos próximos encaminhamentos.

A apreciação da matéria na CCJ começou às 11h, com pronunciamento de vários senadores. Posta em votação às 14h15, a PEC 33/09 foi aprovada por 20 votos contra dois. Posicionaram-se contra apenas os senadores Demóstenes Torres (DEM/GO) e ACM Júnior (DEM/BA). A matéria agora segue para apreciação em plenário.

“Os patrões vieram para a disputa e jogaram pesado”, conta o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade. Prova disto foi o acompanhamento da reunião da CCJC pelo próprio presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Daniel Slaviero, que, antecedendo os debates, fez um corpo-a-corpo junto aos parlamentares, inclusive distribuindo panfleto da entidade.

Para Murillo, a presença de representantes do empresariado reforçou o que a FENAJ já vinha apontando, que a questão do diploma não está ligada às liberdades de expressão e de imprensa, mas sim às relações trabalhistas entre empregados e patrões. “Foi mais uma vitória importante do movimento pela qualificação do jornalismo”, disse o presidente da FENAJ. “Mas ainda temos muito trabalho pela frente”, completou, controlando o tom comemorativo de outros dirigentes da entidade e de Sindicatos de Jornalistas que o acompanhavam.

Nesta semana deve ocorrer, ainda, uma reunião entre os autores e relatores das PECs que tramitam na Câmara dos Deputados e do Senado, juntamente com a coordenação da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma e com dirigentes da FENAJ. A o objetivo da reunião é estabelecer ações para que a tramitação das matérias avance ainda mais em 2009.

Agilizar a tramitação - Em visita ao Senado no dia 25 de novembro, diretores da FENAJ e dos Sindicatos dos Jornalistas do Ceará, município do Rio de Janeiro e de São Paulo foram recebidos pelo presidente da Casa, senador José Sarney (PMDB/AM). O presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade, pediu o apoio de Sarney ao restabelecimento da obrigatoriedade do diploma para o exercício profissional. O parlamentar assumiu o compromisso de agilizar a tramitação da matéria no Senado.

Sarney lembrou seu ingresso no Jornalismo, aos 17 anos, como repórter dos Diários Associados no Maranhão, e manifestou-se favorável à causa, mas ressalvou que não é favorável "a exageros", referindo-se à preocupação do Supremo Tribunal Federal (STF) em preservar a liberdade de expressão. Os representantes da categoria esclareceram que a posição da categoria é flagrantemente a favor "da livre manifestação da opinião na imprensa". A figura do colaborador, do especialista que escreve sobre a área de seu conhecimento, é permitida pela regulamentação da profissão, explicaram.

Com informações da Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado

Visitante de nº