Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Batalhão Ambiental: Barreiras apreendem armas e carne de animal silvestre


Segundo o comandante, pelo menos 1.145 veículos foram abordados em três finais de semana. Seis pessoas foram presas.

diretodaredacao-ap.blogspot

De 13 de julho a 02 de Agosto de 2009, o Batalhão Ambiental realizou barreiras na BR-210/ no km 09 e na Rodovia AP 70 às proximidades da Casa Grande. De acordo com o comandante em exercício, Capitão Quaresma, 44 policiais participaram das operações, com apoio da Polícia Rodoviária Federal. A fiscalização resultou na apreensão de 07 armas de fogo, quase 4 quilos de Pirarucu, 61quilos de carne de animal silvestre e vários materiais sem documentação. Seis pessoas foram presas.


Segundo o comandante, 130 indivíduos passaram por revista pessoal e pelo menos 1145 veículos foram abordados. Facas, Motosserras, 38 sacas de carvão irregular e armas de calibre 12, 20, 16 e 32 foram encontradas nos automóveis. O Capitão informou que todo material apreendido sem documentação pode ser reavido pelos proprietários mediante a apresentação da devida documento. Ele disse, ainda, que a carne apreendida será avaliada e periciada por técnicos do IBAMA para que possa ser doada aos órgãos registrados no Batalhão.

O Batalhão de Polícia Ambiental divulgou também o balanço das operações realizadas no decorrer dos meses de junho e julho desse ano. O comparativo mostrou queda nas ocorrências corriqueiras relacionadas a poluição sonora. Por outro lado, ocorrências concernentes a crimes ambientais como captura de animal silvestre e poluição atmosférica tiveram aumento expressivo em Macapá.

Em junho, 246 cacos de poluição sonora foram registrados. No mês seguinte, esse número caiu para 158 casos. Nos dois períodos, entre as regiões de maior incidência ainda estão o Centro da cidade, Congós, Buritizal, Santa Rita, Laguinho e Perpétuo Socorro. No geral, as ocorrências ambientais atendidas pelo Batalhão somam o total de 676 desde o início de junho até o final de julho. Casos de desmatamento tiveram acréscimo considerável em julho, 11 casos graves foram registrados.


Além de ocorrências ambientais, em dois meses, o batalhão também atendeu 37 solicitações policiais de naturezas diversas: vias de fato, acidente com vítima, agressão física, maus tratos, danos materiais e algumas infrações no trânsito. O resultado desse balanço mostra que o Batalhão Ambiental atendeu 50% a mais de casos fora de sua atribuição legal. Algumas situações de furto, Ato Infracional, Perturbação do Sossego e ameaça, também foram verificadas.

Nota de Repúdio (Ass. de Cabos e Soldados da PM e BM-AP)

Fonte: Alcinea-cavalcante.blogspot

A Associação de Cabos e Soldados da Polícia e Bombeiro Militar do Amapá vem a público repudiar a atitude do nobre vereador Aldrin do PDT-AP, pois no último dia 04 de agosto de 2009, durante sessão da Câmara de Vereadores de Macapá que votaria o veto do Prefeito sobre a lei que alterava o horário de funcionamento de bares, boates e similares da cidade, expressou-se da seguinte forma sobre os policiais militares da PM-AP, ele nos classificou, generalizando a categoria de Policiais Militares, como sendo “vadios”, temos certeza que esse pensamento não representa os dos demais vereadores daquel a Casa de Leis, assim como não representa o pensamento da sociedade amapaense sobre o papel desempenhado pela briosa Polícia Militar do Amapá.

Segundo a Constituição Federal no artigo 144, parágrafo 5°-às policias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; vejam bem, nós trabalhamos em regime de escala ordinária, de 12h de serviço diurno, por 24h de descanso e 12h serviço noturno por 48h de descanso, ou 6h diariamente de segunda a sábado, sendo que durante nosso período de descanso concorremos a escalas extraordinárias, bem como a formaturas militares e atividade física militar, somos funcionários públicos, com uma diferença, somos regidos por legislação específica, podemos ser responsabilizados por nossos atos através de legislação penal e penal militar, para nossa legislação somos policiais 24h em serviço ou não.

A lei de Contravenções Penais (Lei 3.688 de outubro de 1944)- específica a Vadiagem em seu artigo 59, segundo ela “o individuo VADIO está entregue à ociosidade”, esse com certeza não é o nosso caso.Trabalhamos embaixo de sol e chuva, diuturnamente, durante o período carnavalesco, festas juninas, durante o período da Expo-feira e operação Papai Noel, além é claro de outros eventos que somos convocados para propiciar segurança a nossa população, não estamos de forma alguma reclamando das atividades que desempenhamos, pois servimos nossa Instituição e o povo do Amapá com maior orgulho e dedicação.

A atividade policial militar é árdua e pouco valorizada, contudo, juntamente com o Corpo de Bombeiro e trabalhamos 24h por dia, somos umas das poucas Instituições Públicas que a qualquer momento do dia ou da noite o cidadão pode encontrar mesmo que precariamente trabalhando. Por várias vezes saímos de nossas casas para trabalhar sem saber ao certo se voltaremos com vida, deixamos nossos familiares inseguros para dar segurança a nossa população. Com certeza se alterarem os horários de funcionamento de bares, boates e similares nós estaremos lá para propiciar segurança a comunidade, pois esse é nosso papel constitucional.

Merecemos respeito, se não nos valorizam ao menos nos respeitem, somos pais e trabalhadores que estamos lutando pa ra garantir o sustento de nossas famílias.CB PM Adilson Ferreira CostaPresidente da Associação de Cabos de Saldados da PM e BM-AP

Aprovado debate sobre o piso salarial dos professores

A Comissão da Amazônia aprovou nesta quarta-feira (5) o debate sobre o piso salarial dos professores e transporte escolar na Amazônia, proposta da deputada Dalva Figueiredo. O requerimento apresentado pela parlamentar também solicita a realização de um seminário sobre o mesmo tema no estado do Amapá.

Segundo Dalva Figueiredo, essa discussão será importante para a educação porque discutirá o novo piso salarial e a situação dos professores, em especial, da região amazônica. Para ela, o novo piso aprovado pelo Governo Federal “reconhece a importância dos professores da educação básica, valorizando a profissão e a luta por dignidade e melhores condições de trabalho”, afirmou.
Simpósio da Amazônia – A deputada Dalva foi indicada pela Comissão para coordenador a etapa estadual do III Simpósio Amazônia: Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas, que será realizado pela Câmara em outubro deste ano. A etapa estadual irá levantar demandas para o simpósio nacional e acontecerá no dia 28 de agosto na Assembléia Legislativa do Amapá. (Da assessoria)

Visitante de nº