Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Bandido tarimbado foge de prisão pela 4ª vez

Acusado de pelo menos dois assassinatos, Adeilson Costa de Souza, vulgo “Douglas do Iapen”, violou o sistema de segurança da penitenciária do estado pela 4ª vez neste domingo (9). A fuga aconteceu por volta de 16h40 quando um grupo de presos aproveitou a ausência dos guardas para abrir um buraco na parede. Quatro dos mais perigosos bandidos do estado que estavam em uma cela do “Fechadão 2” conseguiram escapar. A comunidade vizinha fica aterrorizada quando ocorrem fugas no Iapen.

Acredita-se que “Douglas do Iapen” tenha liderado o grupo de presos. Ele aproveitou a estrutura comprometida do prédio, arquitetou e executou o plano de fuga sem levantar suspeitas. Depois de fazer uma abertura na parede, os quatro escalaram o muro na parte de trás do presídio usando uma “Tereza” (corda de lençóis). A direção só percebeu a fuga no começo da noite. A polícia presume que eles tenham usado facas e estoques para quebrar a parede da cela. Assim que foi informada, a PM iniciou diligências de recaptura, mas até o final da tarde de ontem não houve êxito nas buscas.
Antecedentes

“Douglas” assaltou um taxista e o manteve no porta-malas do carro por cerca de uma hora enquanto assaltava um posto de combustível no município de Santana quando fugiu em 2009 do Instituto de Administração Penitenciária no início de 2009. Ele passou a ser procurado em outubro como o principal suspeito de comandar grandes assaltos na capital. Douglas foi preso pela última vez em dezembro na casa da irmã no bairro Zerão, ocasião em que trocou tiros com a polícia e foi baleado. Em 2008, ele invadiu a casa de um deputado federal em assalto e manteve toda a família como refém.

No dia 31 de outubro de 2009, Adeilson, vulgo Douglas, foi detido após o assalto a um posto de combustível na rua, Leopoldo Machado, com avenida, Tamoios, no bairro Beirol. A polícia conseguiu localizar o carro da fuga e depois prendê-lo. Na delegacia, mesmo sendo foragido, ele conseguiu ludibriar a Polícia Civil e acabou sendo solto depois de dar nome falso. Ainda em outubro, ele matou a tiros Jeandreson da Silva Negreiro, 26 anos, conhecido como "Cara de Gato" em um posto de gasolina no Marco Zero.

A polícia classificou o crime como execução por encomenda. No dia seguinte, efetuou quatro disparos contra o frentista Ruivo Almeida da Costa, de 26 anos, em um posto no bairro do Beirol e no mesmo final de semana, assassinou o taxista, Iraelson dos Santos Costa, no bairro Nova Esperança, com um tiro na cabeça. Foi preso no dia seguinte. (Carlos Lima)

Corregedoria-geral da Justiça do Amapá definirá nova metodologia de distribuição de mandados

Fonte: Tjap

O corregedor-geral de justiça do Amapá, desembargador Mário Gurtyev de Queiroz, presidiu uma reunião com todos os Oficiais de Justiça lotados na Central de Mandados do Fórum da Comarca de Macapá para tratarem de assuntos relacionados à instituição da setorização na distribuição de mandados judiciais.

A nova distribuição será instituída após a conclusão do trabalho da Comissão composta pelos Juízes de Direito JOSÉ LUCIANO DE ASSIS, DÉCIO JOSÉ SANTOS RUFINO, ELAYNE DA SILVA RAMOS CANTUÁRIA KORESSAWA e pelos servidores MARILENE COSTA DE AZEVEDO MONTEIRO, EDUARDO CELANO POSSAS e ERIKA COSTA FIGUEIRA BATISTA, que terá o prazo de 30 dias para finalização e apresentação de relatório, nos termos da Portaria n.º 25523/2010-CGJ.

Com a reunião, a Douta Corregedoria-Geral buscou o levantamento de dados destinados a subsidiar o trabalho da Comissão, ouvindo os Oficiais de Justiça acerca das dificuldades encontradas na execução de suas atividades, bem como registrando as propostas que contribuirão para a nova metodologia de distribuição.

De acordo com o MM. Juiz de Direito José Luciano de Assis, presidente da Comissão, essa é mais uma iniciativa ousada da Corregedoria, implantando modificações voltadas para melhor atender a população e proporcionar uma prestação de serviço eficaz e segura

Polícia encontra corpo em decomposição no São Lázaro

A Polícia Militar confirmou que havia vários ferimentos feitos a faca no peito da vítima. Por enquanto há dois suspeitos pelo crime

No bairro São Lázaro, zona Norte de Macapá, o corpo de Juscelino de Oliveira Amaral, de 25 anos, foi encontrado na tarde de ontem (10) no quintal de uma residência. A rua Luiz Lino dos Santos teve que ser interditada para facilitar o trabalho da perícia. De acordo com a polícia, o corpo possuía vários ferimentos provocados por objeto pérfuro-cortante (possivelmente faca) na região do tórax e nas costas. A forma como o cadáver foi parar no quintal da casa ainda é um mistério para a polícia, embora haja especulações.

De acordo com testemunhas, Juscelino se envolveu em uma briga no final da tarde do último domingo (9). Fugindo do confronto, ele teria despencado do muro da residência que tem aproximadamente cinco metros de altura. Somente o resultado dos exames necroscópicos vai dizer se a causa da morte foi a queda ou os ferimentos feitos à faca.

A polícia informou que o local onde o corpo foi encontrado funciona como depósito de uma empresa de materiais de construção, situada no bairro São Lázaro. À noite o local tem o portão trancado com cadeado nos portões. Os muros possuem pedaços pontiagudos de ferro na frente, em um dos lados e nos fundos. O funcionário Lourival Rodrigues, de 32 anos, foi quem achou o cadáver que exalava forte odor devido ao estado avançado de putrefação.

O depósito fica adjacente a uma vila de quartos, conhecida como cracolândia, o único lado de muro que não possui pedaços de ferro cortantes. No ano passado, local foi alvo de operação da Delegacia de Repressão ao Tráfico (DTE), que flagrou viciados em estado deplorável de submissão às drogas. A partir da informação, a PM suspeita que a morte possa ter algum envolvimento com entorpecente. Testemunhas afirmam que a possível rixa tenha iniciado no interior desta cracolândia.

Juscelino morava com os pais, próximo à escola Estadual Ruth Bezerra, no São Lázaro. A PM levantou possíveis nomes que possam ter ligação com a morte. Há informação de um homem que está internado no Hospital de Emergência e que teria sido o algoz de Juscelino. A polícia averiguou e descobriu que ele atende pela alcunha de “Jaco” e por enquanto é o principal suspeito pelo crime.

Vara da Infância e Juventude de Santana atenderá comunidades ribeirinhas

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), através da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Santana, que tem como Titular a Juíza Ana Lúcia de Albuquerque Bezerra, realizou na manhã de hoje (10/05), às 9 horas, uma reunião para tratar das diretrizes de execução do projeto “Infância e Juventude em Movimento”. O Juizado estará visitando entre os dias 20 e 23 de maio do corrente ano, no Barco “Tribunal – A Justiça vem a Bordo” as comunidades de Ilha de Santana, Anauerapucu e São Raimundo do Pirativa.

Na concepção do projeto pioneiro no país, a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Santana pretende levar às comunidades ribeirinhas mais desassistidas pelo Poder Público em Santana, os serviços afetos a competência da Infância e Juventude, além da Secretaria Judiciária. Na visita será promovido atendimento por parte do Comissariado de Menores (para recebimento de denúncias), da Equipe Técnica Interprofissional, formada por Assistente Social, Pedagogo e Fonoaudiólogo, da Promotoria da Infância e Juventude e a Defensoria Pública.

Durante a “Ação”, serão prestados diversos serviços sociais que serão prestados através de parcerias com órgãos públicos estaduais e municipais, tais como: atendimento médico, odontológico, vacinação, corte de cabelo, palestras educativas, audiências e outros.

A reunião convocou todos os órgãos parceiros da “Ação” para fazer os últimos ajustes da viagem. No encontro ficou estabelecido que no dia 20/05 será visitada a Ilha de Santana, no dia 21/05 é a vez da comunidade de Anauerapucu e por fim São Raimundo do Pirativa. O retorno acontece no dia 23/05.

Visitante de nº