Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Macapá sedia Fórum de Enfrentamento à Violência

Órgãos públicos, profissionais e acadêmicos discutem agravos resultantes da violência sexual contra mulheres, adolescentes e crianças.

Os agravos resultantes da violência sexual contra mulheres, adolescentes e crianças e o fluxo dos serviços de atendimento a essa camada da sociedade serão debatidos durante o Fórum Seama de Enfrentamento à Violência. O evento acontecerá no próximo dia 27 de novembro.

O Fórum é uma realização do curso de Enfermagem da Faculdade Seama e envolve todos os segmentos da Rede de Atendimento a Mulher como a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Mulheres, Delegacia Especializada de Crimes Contra Mulheres, Entidades não Governamentais, o Controle Social, Secretaria Municipal de Saúde/SEMSA, Secretaria Estadual da Saúde/SESA a comunidade acadêmica da Faculdade SEAMA.

“O projeto tem como objetivo fomentar o comprometimento dos alunos e da comunidade contra a violência, e repassar informações sobre como se defender quando deve ser acionado o serviço de apoio a esses público”, comenta a Profª. de enfermagem Olinda Araújo.

A programação conta com grandes nomes da área de proteção a mulher, criança e ao adolescente como a delegada Drª. Josemaria Coelho da Delegacia Especializada de Mulheres do Amapá a Secretária de Políticas Públicas para mulher, Esther de Paula. As inscrições para o Fórum podem ser realizadas na Central de Atendimento ao Aluno localizada no hall de entrada da Faculdade Seama.

SERVIÇO:
Departamento de Jornalismo e Imprensa da Faculdade Seama

Reformulando

Programa Tribuna da Cidade reformulando a bancada. Com a saída de Paulo Silva, a promessa é o jornalista Raul Mareco, que em breve estará realçando a credibilidade do programa. Assim esperamos! Do blog da jornalista, Dione Amaral.

Nota de Repúdio

Venho a público prestar apoio ao Jornalista Ney Pantaleão no que concerne ao que foi falado em um programa de TV local, exibido no canal 16. Apresentadores do dito cujo comentavam escancaradamente uma nota veículada no blog "Açaí com Jabá" do Jornalista Ney. Comentavam com o único objetivo de denegrir a imagem do jornalista e colocar sob suspeita o seu caráter como jornalista, por sinal muito competente. Me pergunto que tipo de emissora dá espaço a pessoas desqualificadas, sem postura e imorais. Há exceções!

XIII Mostra de Dança

FIEAP e SESI realizarão XIII Mostra de Dança no próximo dia 30. A proposta da Mostra é apresentar o trabalho de dança desenvolvido com as alunas da Escola de Ballet do SESI durante o ano. O espetáculo contará a fábula de "La Fontaine – A Cigarra e a Formiga".

A Escola de Ballet do SESI foi criada em 1993 e atualmente atende aos alunos da Escola Visconde de Mauá, aos dependentes de industriários e crianças da comunidade. Nesta edição, 100 crianças protagonizarão momentos de beleza e emoção, apresentando temática sensível e positiva.

Mortes violentas: 88% das vítimas são homens

Das mortes ocasionadas, por arma de fogo, por exemplo, chega a 97,3% o percentual de vítimas do sexo masculino.

Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que um dos fatores responsáveis pelo aumento da mortalidade masculina no Brasil são os ‘óbitos por causas externas’ (acidentes de trânsito, homicídios e outros), mais frequentes entre homens do que entre mulheres. De janeiro a novembro de 2008, 122 homicídios foram cometidos com arma branca no Estado do Amapá. Em 2009, mesmo com queda de 23%, a arma branca continua liderando o ranking da violência, sendo que 94,6% das vítimas são do sexo masculino. A estatística no Amapá comprova que “Eles” são as principais vítimas de crimes ou fatalidades de natureza hedionda.

Segundo dados catalogados pelo repórter João Bolero Neto, das mortes ocasionadas por arma de fogo, de janeiro a novembro deste ano, 97,3% das vítimas são homens. Em relação à arma branca (94 mortes), o índice de mortalidade entre homens é de 94,6%. O segundo maior município do Amapá, Santana, ocupa a segunda colocação no ranking com 14 óbitos. As demais mortes por arma branca ocorreram em Laranjal do Jari, Distrito da Fazendinha, Porto Grande, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Vitória do Jary, Mazagão e Oiapoque.

De janeiro a novembro, o trânsito amapaense matou 90 pessoas, 39 na capital, Macapá. No último sábado (21), subiu para 71 o número de homens, que perderam a vida em acidentes. Uma colisão tirou a vida do Manoel Santos Costa, de 36 anos. Entre as mulheres, Josielma Coutinho Alcântara, de 22 anos, que residia no bairro Congós, foi a 19ª vítima fatal em um acidente ocorrido há 20 dias na linha E do km 09.

No mesmo período, 75 homicídios por arma de fogo foram registrados e apenas duas vítimas são do sexo feminino. Dos 53 óbitos por afogamento, 46 são de homens e 7 envolveram mulheres. Segundo mesma estatística, 27 homens e 6 mulheres cometeram suicídio, e das 13 pessoas vítimas de pauladas, todas são do sexo masculino, assim como as vítimas de asfixia, agressões físicas e causas desconhecidas.

Visitante de nº