Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Enem: PM fará escolta das provas em 14 municípios do Amapá

Os malotes serão escoltados por grupos de policiais militares aos pontos de entrega em 14 municípios.

Segundo informações da Diretoria de Inteligência e Operações da Polícia Militar do Amapá (Diop), 264 policiais militares farão a escolta das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Estado. Por recomendação da Polícia Federal, durante reunião em Brasília com o Ministério da Educação, a medida de segurança será adotada em todos os Estados da Federação. O Exame existe desde 1998 e, pela primeira vez, a Polícia Militar estará incluída de forma direta na logística de segurança.

No início deste mês, a Diretoria de Inteligência se reuniu em Brasília com o ministro da educação, Fernando Haddad, ministro da Defesa, Nelson Jobim, e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para traçar a estratégia de distribuição das provas no Amapá. A recomendação da Polícia Federal assegura que somente com o emprego de policiais militares será possível alcançar sucesso na realização dos exames. Segundo informações do Coronel Carlos, 14.717 estudantes estão aptos a realizar as provas em 14 municípios.

4 milhões em segurança

No último dia 30 de setembro, o jornal "O Estado de S. Paulo" foi procurado por um homem que ofereceu cópias de parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em troca de dinheiro. A direção do jornal enviou o material ao MEC, que analisou, comprovou o vazamento e cancelou o exame, que ocorreria em outubro. Cinco pessoas acabaram indiciadas. Para evitar novas fraudes, o Governo Federal aumentou o investimento na segurança e os gastos ultrapassaram 4 milhões de reais, segundo a Diop. Coronel Carlos afirmou que a sociedade ainda não entendeu a grande importância que tem o Exame. “Cerca de 250 mil bolsas estão em jogo pelo Brasil. O reforço na segurança é para garantir que não haja fraude e fazer com que seja justa a premiação dos melhores alunos”, frisou.

As provas serão realizadas, simultaneamente, nos dias 5 e 6 de dezembro em Macapá (8.681 inscritos), Santana (4.199), Vitória do Jari (100), Tartarugalzinho (124), Serra do Navio (32), Porto Grande (171), Pedra Branca (16), Oiapoque (124), Mazagão (156), Laranjal do Jari (742), Ferreira Gomes (40), Cutias (53), Calçoene (62) e Amapá (217 inscritos). Em todo o Brasil, existem 4,1 milhões de estudantes inscritos. Serão 10.385 pontos de entrega, sendo 12 no Amapá, e mais de 1.800 municípios estarão realizando as provas em todo território nacional.

Movimentação

No início do mês de dezembro, as provas chegarão ao prédio dos Correios, bairro Central de Macapá e seguirão para o quartel do exército no bairro Alvorada, de onde partirão para os demais municípios no dia 03. Durante toda a movimentação, os malotes serão escoltados por grupos de policiais militares com destino aos pontos de entrega localizados em cada um dos 14 municípios, exceto a capital, Macapá, e o município de Santana, que não terão pontos. Nos dois maiores municípios, as provas partirão do quartel do exército direto para as escolas. O coronel afirma que a operação será completa e envolverá todos os comandos de batalhão. “A Polícia Militar estará envolvida do início ao fim no plano de segurança, desde a chegada dos malotes ao prédio dos correios até a conclusão do exame no dia 06”, finaliza o oficial.

Realização das provas

O Enem 2009 será aplicado nos dia 5 e 6 de dezembro, sábado e domingo. No sábado, será aplicada a Prova I, com Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No domingo, será aplicada a Prova II, com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, mais a Redação, e Matemática e suas Tecnologias.

Os horários para fazer a prova também serão mantidos. No dia 5 de dezembro, sábado, o Enem será aplicado das 13h00 às 17h30, com 4h30 de duração. No dia 6 de dezembro, domingo, haverá uma hora a mais para a aplicação, pois neste dia será feita a redação. O horário de domingo, portanto, será de 13h00 às 18h30. Será considerado o horário oficial de Brasília. Todos os participantes receberão, no endereço apresentado na inscrição, um novo comprovante de inscrição com o local de prova. O Inep enviará, também, para aqueles participantes que informaram seus números de celular, torpedos com informação sobre os locais de realização do exame.

PT REALIZA ELEIÇÕES INTERNAS

O partido dos trabalhadores neste domingo (22) realiza o processo de eleições diretas para escolher seus dirigentes em nível nacional, estadual e municipal.

Em Macapá o local de votação será na escola estadual modelo Guanabara localizada na Avenida Eliezer Levi. Já no município de Santana as eleições ocorrem na Escola Municipal Amazonas, localizada na Avenida 15 de novembro - centro.

Os filiados aptos a votarem deveram levar documento que tenha foto e os horários de votação são das 08 às 18 horas.

Na a disputa esta entre 04 candidaturas deputada estadual Joel Banha, o prefeito Antonio Nogueira, Isameire Cunha e pela professora Nilza Amaral.

A atual presidente do PT deputada federal Dalva Figueiredo convida todos os filiados e filiadas a exercerem sua cidadania petista.

Visitante de nº