Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Tiradentes

PMAP COMEMORA “DIA DO PATRONO DA CORPORAÇÃO”

A Polícia Militar realizará, nesta quarta-feira (dia 22), às 08hmin, no Quartel do Comando Geral da PMAP, formatura alusiva a Tiradentes “Patrono das Polícias Militares do Brasil”, outorga de medalhas e Promoção de Oficiais e Praças da Corporação.

Ilegalidade

Pirataria brinca de 'Pira' em Macapá

Carlos Lima

A pena gerada a quem comete crime de pirataria varia de dois a quatro anos de prisão ou multa. Aplica-se a quem distribui, vende, aluga, adquire, oculta e tem em depósito obras intelectuais reproduzidas ilegalmente. Mesmo com o rigor da lei, ainda há quem faça dessa prática uma forma de sobrevivência e lucro. Segundo o delegado, Ronaldo Coelho, grande parte dos CDs e DVDs piratas que entram no Amapá é proveniente do Estado do Pará, e a venda se faz nos locais de maior movimento econômico.

O que estimula a pirataria
O negócio chega a movimentar bilhões de dólares em todo o mundo. Além do prejuízo causado aos autores, o crime provoca também o fechamento de locadoras e lojas do ramo em todo o Estado. Ronaldo Coelho destaca alguns fatores que motivam o crescimento da pirataria no Amapá. “Vou dar um exemplo da minha frustração em relação a esse crime. Quando se vai a um daqueles bares da orla, que são frequentados por pessoas de classe média-alta, os vendedores entram para oferecer o produto pirata, e as pessoas compram. O proprietário do bar também não faz questão de reprimir aquela movimentação. Isso mostra que ninguém, além da polícia, está disposto a combater a pirataria. Essa tolerância da população não ajuda os órgãos de segurança”, afirmou o delegado, acrescentando que a apreensão só gera um procedimento policial, mas no âmbito judicial, na maioria dos casos, cabe fiança. “O cidadão é preso e no outro dia sai, virando uma imensa bola de neve”, frisou.

A trajetória do produto
Investigações da polícia civil do Amapá garantem que o produto, na sua maioria, é reproduzido fora do Estado. O material é introduzido em grande quantidade por embarcações durante a madrugada. Essa é a grande dificuldade da polícia, de acordo com o Ronaldo. “Estamos fazendo investigações nesse sentido para tentar combater o crime na sua origem, mas infelizmente não está fácil colocar o efetivo exclusivamente para esse trabalho, durante a noite. Os resultados seriam bons se houvesse uma equipe especificamente voltada ao combate à pirataria”, presume.

Rede de combate e denúncias
As polícias Civil e Militar integram uma grande rede de combate à pirataria. A lei não é diferente para quem é preso com um ou Cem CDs e DVDs. De acordo com o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), o número de denúncias é relativamente baixo, já que a prática e ‘escancarada’ e constante. Segundo o delegado, a denúncia para se tornar procedimento policial precisa primeiro ser checada. “A ação da polícia não é imediata. Primeiro são feitos levantamentos e pedidos judiciais de busca para local, e isso demora um pouco. Esse critério é utilizado, devido ao risco que o policial corre se caso a denúncia for vazia. Mas feito isso, nós atuamos, apesar deles estarem agindo de forma diferente, nós fazemos o possível para prender o material e os infratores”, explicou Ronaldo, enfatizando que, no ano passado, mais de cem pessoas foram presas e provavelmente todas estão em liberdade.

Lucro fácil
Além de trazer prejuízos incalculáveis ao Estado no recolhimento de imposto, a pirataria contribui para o aumento no número de demissão em empregos formais. “O pobre coitado, como muita gente rotula, que vende produtos piratas lucra muito facilmente e acaba tirando o emprego de pessoas que trabalham na formalidade; afinal, se a população aceita o produto pirata, consequentemente, as locadoras e lojas de áudio e vídeo não faturam. O reflexo disso são as demissões. Um produto que custa R$ 100,00 na loja é adquirido por R$10,00 no mercado informal. Essa concorrência desleal também estimula a compra e o crescimento desse comércio”. Ronaldo Coelho.

Em estado grave

Carlos Lima

Continua internada em estado grave, a doméstica, Hellen Cristina Gonçalves Pinheiro, de 24 anos, que foi baleada com um tiro na barriga na madrugada da última segunda-feira. De acordo com testemunhas, o autor do disparo foi o próprio marido, policial militar, José Wilson Maciel. Ele se encontra desaparecido desde o crime, que ocorreu por volta de 3h30 na residência do casal, localizada na Avenida Rodrigues Amorim, no bairro Buritizal. Os vizinhos garantem que ela foi atingida pelo marido logo após uma discussão por ciúme. O estado dela é considerado grave.

A Associação de Moradores do Quilombo do Curiaú voltam a pedir ajuda de vários órgãos para monitorar festas que acontecem no local

Postado por Ton Costa
Fonte: Evandro Luiz


Durante a semana, os moradores da centenária Vila do Curiaú tem a tranqüilidade de quem vive no interior do Estado. Mas nos fins de semana a situação muda radicalmente. Com os bailes, que atraem centenas de pessoas de outras localidades, vários problemas aparecem, e ameaçam as tradições dos moradores do Curiaú.



Para os mais jovens da comunidade esse é um problema que também preocupa. De acordo com Sebastião Ramos esse tipo de invasão é prejudicial. Atinge a tranqüilidade da Vila, os produtores não respeitam o horário estabelecido para o término das festas e ainda interfere nos costumes dos moradores da Vila.


O Quilombo do Curiaú, é um dos lugares mais bonitos de Macapá. Nos últimos anos transformou-se em um dos cartões postais do Estado. Todos os dias atrai dezenas de pessoas. Para manter todo o cenário e a cultura, a Associação dos Moradores, vem pedindo ajuda de vários órgãos para que monitore e fiscalize com mais rigor, das festas que vem acontecendo dentro do Curiaú.

Nova apreensão de drogas em Macapá

Postado por Ton Costa
Fonte: Simone Guimarães.


A apreensão aconteceu na madrugada desta terça-feira (21). A Delegacia de Entorpecentes apreendeu meio quilo de cocaína. O material estava escondido na passarela Santa Fé, no bairro Perpetuo Socorro. O produto estava separado em 34 porções, pronto para ser revendido.Uma mulher foi presa. Ela disse em depoimento que não era dona do entorpecente e que apenas guardava a droga.



Este ano a delegacia de Entorpecentes já realizou dezoito operações de combate ao tráfico de drogas. Trinta pessoas foram encaminhadas à penitenciária. A pena é de cinco a quinze anos de prisão. Cinco quilos de cocaína foram apreendidos. Os acusados presos, revelaram que existem bocas de fumo na maioria dos bairros de Macapá e que uma grande quantidade de entorpecentes é vendida a usuários de drogas.

Moradores do bairro Renascer I reclamam da falta de policiamento no local

Por Ton Costa

Moradores do bairro Renascer I, localizado na zona Norte de Macapá, estão preocupados com a falta de policiamento no local. Assaltos estão cada vez mais constantes no bairro. A ação dos bandidos que antes era vista apenas durante a noite, agora ficou comum também em plena luz do dia. Os moradores que aceitaram falar com a nossa reportagem preferiram não serem identificados, temendo represálias. Uma moradora conta que teve a casa invadida quatro vezes em menos de seis meses, a última delas aconteceu na semana passada, vários objetos foram levados da residência.

Em alguns casos, os moradores chegam a ter quase todos os objetos da casa levados pelos ladrões. Uma outra moradora que também teve a casa roubada diz que denunciou o fato a polícia, mas até agora nada foi resolvido.

Além dos assaltos, a violência, segundo os moradores é cada vez maior. O matagal no final do terreno da segunda companhia do corpo de bombeiros se tornou ponto de esconderijo na ação de vândalos. Quem convive com o perigo diário, pede providências às autoridades de segurança.

Medicamentos vencidos são despejados em uma área de ressaca

Por Ton Costa

Uma grande quantidade de medicamentos vencidos foi encontrada no final da Avenida Ivaldo Veras, no bairro Jardim Marco Zero, em uma área de ressaca. De acordo com os moradores, o medicamento foi despejado na madrugada de quinta-feira da semana passada. Até agora ninguém sabe identificar a pessoa que fez o despejo dos remédios no local.

Entre o material despejado, várias bolsas de soro hospitalar, seringas descartáveis e medicamentos considerados de alto risco, colando em perigo a vida dos moradores do local.

A secretaria municipal de saúde já tomou conhecimento do caso e também recolheu amostras dos medicamentos para tentar verificar a procedência junto ao laboratório farmacêutico responsável. No final da tarde dessa terça-feira (21), agentes de limpeza estiveram no local fazendo a retirada dos medicamentos.

MPE/AP prorroga prazo de inscrições para cursos profissionalizantes em Santana

Postado por Ton Costa
Fonte: TV Amapá – Repórter: Soraia Carvalho - Cinegrafista: Edson Ribeiro – Editor de texto: Elton Tavares.
O Ministério Público Estadual (MPE/AP), através da Promotoria do Município de Santana, recomendou a prorrogação do prazo de inscrições no processo seletivo do Centro de Educação Profissional Professora Maria Salomé Gomes Sares (CEPPMSG). A nova data limite será o dia 27 de abril de 2009.
De acordo com o edital, o período das inscrições seria de 15 a 17 deste mês. No entendimento do MPE, o prazo é insuficiente para atender a demanda de candidatos ao processo seletivo das 240 vagas oferecidas nos curso de eletrotécnica e edificações.
Conforme o promotor de Justiça, Adilson Garcia, a escola não tem estrutura para fazer inscrições, o processo necessita que o curso seja autorizado pelo Conselho de Educação do Estado (CE/AP).
-Além de estender o prazo, observamos a necessidade de divulgação, acessibilidade ao local da escola e ainda readequação do conteúdo programático a realidade dos candidatos de ensino médio do Estado. Outra preocupação está no reconhecimento dos cursos técnicos, iremos acompanhar todo o processo de seleção e regularização junto ao CE, afirmou o promotor.

Fiscalização encontra irregularidades em 70 % dos ônibus de Macapá

Por Ton Costa

A Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU) intensificou a fiscalização nas empresas de ônibus de Macapá. Conforme a EMTU, um dos problemas identificados durante as vistorias foi a violação do lacre da catraca. Dos 140 veículos liberados para fazer o transporte coletivo de Macapá, pelo menos 70% apresentaram o dano.

Conforme o órgão, sem o lacre na catraca, a empresa pode alterar o número de passageiros transportados durante o dia. A EMTU disponibilizou um telefone para os passageiros denunciarem qualquer irregularidade verificada nos coletivos. O número é 3212-1204.
Durante a fiscalização, a EMTU apreendeu um ônibus da empresa Cidade de Macapá. O veículo não apresentava o lacre na catraca e também trafegava com uma licença de tráfego do Estado do Estado do Rio de Janeiro, ao invés do documento local. O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amapá (Setap) declarou que irá tomar providências sobre o caso após ser notificado pela EMTU.
-Além da violação no lacre da catraca, identificamos que muitos ônibus estão circulando além dos 10 anos de vida útil do veículo. O usuário deverá ficar atento para a numeração impressa na parte de trás do veículo. É este número que identifica o ano de fabricação, afirmou o diretor de transporte da EMTU, Jair Andrade.

Diagro realiza inspeção em matadouro do município de Santana

Postado por Ton Costa
Fonte: TV Amapá – Repórter: Simone Guimarães – Cinegrafista: Edson Ribeiro – Editor de texto: Elton Tavares.


A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro/AP)e Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizaram hoje (20) uma fiscalização no matadouro do Braga, no município de Santana.O objetivo do trabalho foi verificar se o estabelecimento está cumprindo as recomendações e os prazos para atender os padrões de sanidade exigidos pelo Ministério da Agricultura (MA).

Em novembro de 2008, a Diagro realizou uma vistoria no estabelecimento de Santana e detectou uma série de problemas que comprometiam a qualidade da carne repassada ao consumidor. As mudanças deveriam cumprir um cronograma com um prazo, já encerrado, de 180 dias. Existe a possibilidade de suspensão do serviço.
O matadouro atendeu somente a exigência da compra de uniformes e equipamentos de segurança, como luvas, botas e máscaras, para os funcionários. O sanitarista responsável pelo estabelecimento, Reginaldo Ramos, afirmou que todas as recomendações indicadas pela Diagro serão cumpridas.
-As adaptações custam muito caro e dependem das condições orçamentárias da empresa, disse Reginaldo Ramos.
Conforme o chefe de inspeção de produtos de origem animal da Diagro, Álvaro Silva, o matadouro de Santana realiza, por dia, cerca de 350 abates. A demanda aumentou depois que o matadouro do Distrito de Fazendinha foi fechado, em janeiro deste ano. O Amapá é o único Estado do país que não tem um matadouro que atenda as exigências técnicas e de sanidade animal do Ministério da Agricultura.
-As informações da vistoria irão compor um relatório que indicará quais os procedimentos deverão ser tomados em relação ao estabelecimento, a carne abatida aqui não pode ser sair do Estado, pelo fato de não haver esta certificação, afirmou Álvaro Silva.

Extrativistas do interior do Pará denunciam trabalho escravo ao MPE/AP

Postado por Ton Costa
Fonte: TV Amapá – Repórter: Simone Guimarães – Cinegrafista: Edson Ribeiro – Editor de texto: Elton Tavares.
Manoel Leal, Valdenor Furtado e Floriano Oliveira são extrativistas, há cerca de 20 anos, no município de Breves (PA), interior do Pará. Eles chegaram ontem (19) ao município de Santana e denunciaram hoje (20) a Superintendência Regional do Trabalho e ao Ministério Público do Amapá que cerca de 10 famílias de uma ilha, Rio Aranaí, na referida localidade paraense, executam trabalho escravo.
Conforme Manoel Leal, durante vários anos, as famílias exploravam madeira e palmito, para dois irmãos, donos da área. O produto era vendido e os trabalhadores ganhavam um percentual sobre o que havia sido explorado. Um tempo depois, eles continuaram fazendo o mesmo serviço, mas sem receber nenhum valor.
De acordo com Valdenor, que vive na ilha desde que nasceu, há 64 anos, eles não recebem salários e que há cerca de um ano, sofreu um acidente de trabalho e não recebeu assistência. Segundo os trabalhadores, eles foram informados que a extração de madeira e palmito está suspensa. Os donos da ilha estão oferecendo um terreno para cada uma das 10 famílias, com metragem de 50 por 50.
-Esta oferta não atende a necessidade de quem passou a vida inteira trabalhando na área, estamos aqui representando as 10 famílias que trabalham no local e queremos Justiça, afirmou Manoel Leal.

Policial militar tenta matar a esposa

[Ton Costa]

O PM José Wilson Maciel de Cantuária, 28 anos, tentou matar a esposa Helen Cristine Gonçalves Pinheiro, 24 anos, com um tiro no abdômen.
O fato aconteceu na madrugada dessa segunda-feira (20), na residência do casal, localizada na Av. Domingos Amorin, no bairro Novo Buritizal. De acordo com testemunhas, o policial tentou matar a esposa logo após terem discutido. As testemunhas confirmam ainda que José é muito ciumento e possessivo, o que teria motivado tal ato.
Bom, se a moda pega eim?!!!!

Trânsito na zona Norte de Macapá está ainda mais tumultuado

[Ton Costa]
Trânsito tumultuado na zona Norte de Macapá, o que já é de costume. Porém, com a interdição do trecho da rodovia Duca Serra, onde está localizada a ponte sobre a Lagoa dos Índios, o trânsito na parte da cidade está ainda pior. Quem tem que se deslocar até o centro de Macapá exercita a paciência. Com muita confusão, vários pequenos acidentes acontecem.
O motorista tem duas opções: ou usa o quilômetro 9, atravessando a zona Norte de Macapá ou vai pela rodovia JK, cortando o município de Santana.
De acordo com a secretaria de obras do Estado, o objetivo da obra é trocar a tubulação antiga que passa por baixo da ponte sobre a Lagoa dos Índios. O trabalho é emergencial já que existe a possibilidade de desabamento da ponte.
Os trabalhos que iniciaram neste sábado, estão previstos para serem concluídos nesta terça-feira, feriado de Tiradentes. Enquanto isso, os condutores terão que tomar muito suco de maracujá para encarar o trânsito até o centro de Macapá.

Rede de Transtornos

Moradores do bairro Renascer I estão na espreita. Donas de casa perdem horas com a vassoura na mão esperando cachorros vadios. o que ocorre? Eles têm fuçado naquele lixo que fica dias e dias na calçada sem ser recolhido. Podemos analisar três situações. A primeira tem a ver com os donos desses cães, que largam os bichos ao relento. A segunda é: todo ser vivo sente fome e vai a procura do que comer. A terceira: cadê a coleta de lixo no bairro renascer? Ahh essa última é fácil de responder, mas aí surge outra questão: O carro do lixo não está passando em algumas ruas de lá, por que as vias estão intrafegáveis. Simplesmente.. Bom... eu diria mais: Dá pra liberar uma carrocinha? Ou a gente que se exploda!!!!!

A 'praça' macabra

"Vamo matar esse velho Filho da Puta!". Feliz o homem que ouviu essa frase e continua vivo. O que não é o caso do Joldelin, taxista morto ontem. No local do crime, colegas da vítima relatam momentos de medo que viveram sob ameaça de bandidos. Cada um com uma experiência apavorante sobre a noite na praça. Coisas muito ruins acontecem e não chegam ao conhecimento da sociedade e nem das autoridades. Algo precisa ser feito. Alguém precisa ajudar a manter a segurança desses profissionais. Não podemos deixar que pessoas de bem (pessoas batalhadoras) tenham a vida interrompida por bandidos mal intencionados e drogados.

'Giro Policial'

Latrocínio
Taxista é executado com quatro tiros em ramal da JK

Moradores afirmam que quatro pessoas já foram executadas naquele ramal, todos eram taxistas.

Carlos Lima

Os taxistas de Macapá estão cada vez mais revoltados com as barbaridades que vêm ocorrendo com a classe. Mais uma madrugada de trabalho acaba em latrocínio. O Joldelin da Gama Gonçalves foi morto, ontem, com quatro tiros a queima roupa no ramal, Eurico Dutra Gama, que passa ao lado do Hospital Sara Kubitscheck , na rodovia JK. O crime ocorreu por volta de 3 horas, quando moradores ouviram disparos e gritos. Ele tinha 38 anos, morava na rua, Clodóvil Coelho, no bairro do Trem e dirigia em um taxi, Siena Branco, placa NER 4456. A polícia acredita em Latrocínio. Moradores afirmam que quatro pessoas já foram executadas naquele ramal, todos eles eram taxistas. Segundo relatos de colegas, Joldelin aguardava corrida no Aeroporto Internacional de Macapá, quando recebeu o chamado via rádio táxi para atender a uma solicitação. Ele se deslocou até o endereço fornecido, porém minutos depois, não respondia mais ao contato da Central de Rádiotaxi. Por volta de 3 horas, moradores contam ter ouvido vários gritos provavelmente da vítima e em seguida quatro estampidos de arma de fogo. Segundo policiais da VTR 0708 da Companhia de Radiopatrulha Motorizada (CRPM), que atenderam à ocorrência, quatro cápsulas deflagradas de uma arma PT 380 foram encontradas no local.
De acordo com policias do Batalhão de Operações Policiais (BOPE), o taxista provavelmente foi vítima de latrocínio. Conforme disse a polícia, Joldelin foi trazido dentro do porta-malas do carro, depois executado, e em seguida jogado ao chão. Ainda segundo a polícia, havia sinais de luta corporal no corpo da vítima, o que indica que ele reagiu, tentando salvar a própria vida. A Polícia Técnico-científica (POLITEC) constatou que o cadáver possuía quatro perfurações de bala, sendo duas na altura do peito, uma no braço direito e outra na costela. Embora o crime tenha ocorrido por volta de 3 horas, o CIODES só foi acionado perto de 6 horas da manhã, quando um morador passou pelo ramal e avistou o cadáver. Às 8h30 da manhã, peritos chegaram ao local e analisaram o corpo, que foi removido para a necropsia. De acordo com um irmão da vítima e proprietário do Taxi, Joldelin sofreu tentativa de assalto um mês antes do assassinato. Nessa ocasião, ele foi cruelmente agredido a facadas. “Meu irmão tinha parado para deixar uma moça, quando dois bandidos chegaram por trás e desferiram uma facada no peito dele. O golpe pegou só de raspão, rasgou somente a camisa, mas ele conseguiu sair do carro e fugir. Esse tipo de crime ocorre por que a única alternativa que a classe tem para fazer dinheiro é trabalhar em horário noturno. Durante o dia, a situação é complicada, tem muitos carros e motos clandestinas e os taxistas são obrigados a sair de noite para trabalhar”, disse o irmão, sem se identificar.


CRPM prende acusado de trocar tiro com a polícia

Por volta de 02h30 da madrugada de ontem, a guarnição comandada pela Cb. Paulino da Companhia de Radiopatrulha Motorizada (CRPM) prendeu o Mauro Júnior Martins Leite, de 21 anos, conhecido com Tissáco, e o José Maciel Belfort Neto, de 19 anos. Esse último é um velho conhecido da PM por ter trocado com a policiais em dezembro de 2008. Ele se envolveram em uma briga dentro de uma boate e acabaram presos.
Durante patrulhamento de rotina, a VTR 0708 foi acionada até a boate Califushow, onde dois indivíduos estariam detidos pelos seguranças. Ele haviam se envolvido em uma briga de gangue no interior da boate, localizada no Laguinho. No local a PM constatou que se tratava de dois elementos conhecidos do Perpétuo Socorro. O Tissáco, respondia processo em Liberdade e conseguiu voltar para a prisão e o Neto fez vários disparos de arma de fogo contra policiais e acabou baleado.
O Neto ainda tentou enganar a polícia informando outro nome no momento da prisão. Ele se identificou como Alexandre Alves Pereira, mas quando deu entrada da delegacia, foi constatado que ele se chama José Maciel. Os dois foram apresentados e conduzidos ao IAPEN.
Foto do Tissáco legenda: Violou a liberdade condicional e acabou trancafiado novamente

E mais...
Foragido da justiça é capturado pela PM
Na última sexta-feira (17), policiais da Radiopatrulha efetuaram a prisão do Michel de Sousa dos Santos, de 19 anos. Durante uma abordagem rotineira, o Michel foi detido na passarela Pará, no bairro Perpétuo Socorro, por ter sido constatado que há um mandado de prisão expedido. Ele foi conduzido para a DEIAI e em seguido para o IAPEN.
Foto do Michel de Sousa

Traficante preso
Por volta de 19 horas domingo após uma denúncia anônima, a Polícia Militar do 2° Batalhão prendeu Rodrigo Ferreira e Ferreira, de 20 anos. Ele foi interceptado no bairro Jardim felicidade I, quando se deslocava em uma moto. Os policiais encontraram com ele 15 papelotes de pasta de cocaína: ‘Mela’. Ele foi autuado em flagrante e já está guardado no presídio.

Tiro na cabeça
O autônomo, Joel da Paixão Cardoso da Silva, de 40 anos, que reside no Congós foi baleado com um tiro na cabeça e outro no rosto. O fato aconteceu por volta de 20h15 de domingo, quando um elemento conhecido como Shaolim teria invadido a casa da vítima e efetuado os disparos. A polícia suspeita de acerto de contas. O Joel está internado em estado grave.

Visitante de nº