Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Amapá recebe o pré-candidato à presidência Ciro Gomes

O deputado federal Ciro Gomes(PSB-SP), pré-candidato à Presidência da República, chega à Macapá na madrugada dessa sexta-feira, 09, ele irá participar de agenda organizada pelo Partido Socialista Brasileiro(PSB) aqui no Estado, onde o partido é presidido pelo ex-governador João Capiberibe. Ciro Gomes irá participar de uma coletiva de imprensa às 9h da manhã na ante-sala da presidência da Assembléia Legislativa. Em seguida, as 10h no plenário daquela Casa de Leis participará do debate “Uma agenda Sustentável para o Brasil”. O evento é aberto ao público.

Centro Cultural Língua Solta inaugura hoje

O Centro Cultural Língua Solta será inaugurado oficialmente na noite desta quinta-feira (8) a partir das 19h, na avenida Maria Colares, 141, bairro Nova Brasília. As apresentações começaram a partir das 15h, com o espetáculo “Mil fases de um pato”, com a Associação Companhia de Teatro Teatração, às 15h30 espetáculo “Loucura Contemporânea”, da Associação Artística e Cultural Princesa Izabel, às 16h show musical com Clei LUnna, 17h apresentação do espetáculo “Um palhaço feliz”, do grupo Cena Aberta, 17h30 música com a banda Musical da Guarda Municipal de Macapá.
A grande inauguração com a presença de autoridades, convidados e pessoas envolvidas com a cultura amapaense acontece às 19h. A partir das 20h30 haverá apresentação do grande espetáculo “A chegada de Marculino no Purgatório”, da Associação Artística e Cultural Ói Nóiz Aqui Traveiz.
O Centro é uma idéia da Associação Artística e Cultural Língua Solta, que tem como coordenador geral o teatrólogo Jean Duarte. O centro é uma instituição independente, sem fins lucrativos e visa divulgar o patrimônio cultural amapaense. O lugar conta com espaço físico próprio onde serão ministradas inúmeras oficinas com sala de inclusão digital, cinema fundo de quintal, sala de dança, sala de teatro, sala de gibiteca, entre outros. (Informações de Alyne Kaiser)

POLÍCIA FEDERAL realiza credenciamento de psicólogo para registro de arma

No período de 19 a 24 deste mês, a Polícia Federal, através do núcleo de psicologia do Serviço Nacional de Armas, estará selecionando em Macapá, psicólogos interessados em atuar na área de registro e porte de armas de fogo, inclusive para as escolas de vigilância e centros de formação de vigilantes. Os interessados devem possui os seguintes requisitos:
- Mínimo de três anos de formação na área de psicologia;
- Experiência com instrumentos de avaliação psicológica;
- Ter consultório ou clínica (local apropriado para o desempenho da função).
Os profissionais que tiverem interesse, devem se dirigir àSuperintendência de Polícia Federal no Estado do Amapá, até o dia 16/10,com endereço na Avenida Ernestino Borges, 1402, Bairro Jesus de Nazaré, Macapá-AP, horário comercial, munido de currículo, com e-mail e telefonepara contato. Haverá no local um formulário que, após preenchido pelo interessado, deve ser protocolado na mesma unidade. Comunicação Social SR/DPF/AP

Polícia Civil no Círio 2009

No próximo dia 11, a população amapaense participa da maior manifestação religiosa da Amazônia. Em 2009, ao completar 75 anos de existência em Macapá, o Círio de Nazaré traz como tema “Maria, Mãe da Justiça e da Paz”. A peregrinação da imagem pelas ruas da capital amapaense mobiliza grande parte dos habitantes e atrai fiéis das cidades próximas. A movimentação gerada pelo aumento do fluxo de pessoas demanda uma atenção diferenciada tanto dos órgãos que compõem o sistema de segurança quanto dos cidadãos.
A Polícia Civil do Estado do Amapá montou uma estratégia operacional e indica os cuidados que devem ser tomados para garantir a paz no evento. Durante o percurso, os policiais estarão junto à população. “Já que é um evento religioso e, normalmente, as pessoas que estão lá estão de boa fé expressando suas concepções religiosas, nós aproveitamos esse momento para incentivar os policiais a ter esse sentimento de integração com o cidadão”, afirma o diretor do Departamento de Polícia da Capital, Delegado Ernane Soares.

"Dormindo com o inimigo"

Hoje pela manhã, a Polícia Civil indiciou por co-autoria em Latrocínio a esposa do marchante, Raimundo Mauro, assassinado durante um assalto no bairro Pacoval, no último dia 28. Ela confessou ter tramado o roubo que vítimou o marido. Mauro reagiu e levou uma facada no peito e outra nas costas, e várias pauladas no rosto. Há oito anos ele era casado com ela e tinha um filho de cinco anos.

Companhia de Radiopatrulha completa um ano de atividade

Em 2008, o governo do Estado criou a Companhia de Radiopatrulhamento Motorizado (CRPM). É a única companhia da Polícia Militar que atua com patrulhamento em todos os bairros de Macapá. Ela foi criada com o intuito de garantir apoio nas operações dos demais batalhões em face da alta demanda de ocorrências. Porém desde a sua estruturação, quando adquiriu novas viaturas, maior efetivo, sede própria, armamento e treinamento, a Companhia tem adotado grande parte do trabalho pesado, atendendo hoje cerca de 50% das ocorrências direcionadas à Polícia Militar. Ao invés de dar apoio aos demais batalhões, a CRPM passou a ser a maior e mais eficiente arma de repressão imediata à criminalidade. 120 policiais treinados para todo tipo de situação compõem o efetivo da Radiopatrulha. Grandes operações executadas pela companhia mandaram bandidos de alta periculosidade de volta à cadeia. Dezenas de armas de fogo são retiradas das ruas todos os anos. Segundo comandante, com a criação da CRPM, mudou consideravelmente o atendimento através do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes - 190). “A resposta à população passou a ser imediata”, diz major Wellington.

Comentário de uma aluna do CA (Colégio Amapaense)

“Sou aluna do colégio amapaense e concordo que estas situações são extremas e que, para tanto, medidas que resguardem a segurança dos alunos e funcionários devam ser tomadas; algo que não acontece, já que, agora, após o término das aulas todos os alunos são “expulsos” da instituição e ficam expostos a qualquer tipo de violência fora dos portões da escola, pois mesmo aqueles que esperam seus pais são obrigados a ficar na frente do colégio sem nenhuma proteção nem responsabilidade por parte do mesmo. Além disso, boa parte dos estudantes só tomou conhecimento da atual situação pelos meios de comunicação, pois nem nas salas o diretor comunicou as medidas que seriam adotadas; a maioria ficou alheia ao que ocorria no colégio.A sociedade amapaense conhece apenas uma versão da fato, a de que os alunos, impreterivelmente, são culpados pelo quadro da escola; eu digo que isto se dá pela falta de monitoramento do colégio e falta de interesse do corpo técnico, que toma decisões sem a consulta dos discentes e que são paliativas, apenas a curto prazo; enquanto isso, ficamos sujeitos à mercê do alto escalão da instituição, para o qual não importa nossa opinião e direito de resposta”.

Visitante de nº