Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Investigação no Senado revela mais 468 atos

Investigação feita por técnicos do Senado descobriu mais 468 atos secretos, além dos cerca de 500 já identificados. Esse novo grupo, editado entre 1995 e 2000, segue o mesmo padrão do anterior, ou seja, contém nomeações de aparentados de políticos, concessões de benefícios salariais e criação de cargos. O primeiro-secretário da Casa, Heráclito Fortes (DEM-PI), determinou nesta quarta-feira, 12, a abertura de inquérito administrativo para apurar esses novos atos secretos.

Dalva reforça atuação parlamentar para pavimentação da BR 156


O ministro dos Transportes Alfredo Nascimento acordou nesta quarta-feira (12), em audiência solicitada pela deputada Dalva Figueiredo, uma reunião entre os técnicos da Secretaria de Transportes do Amapá, Bancada estadual e federal, prefeitos e vereadores do município de Laranjal do Jarí para discutir os entraves existentes para a pavimentação da BR 156, Trecho Sul.
O encontro será realizado na próxima terça-feira (18), às 16h, em Brasília, e terá a participação de técnicos do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Ibama e do próprio ministério. Segundo o ministro, ainda não há um projeto definido para o empreendimento, além da licença ambiental, assuntos que serão debatidos na reunião da terça que vem. Alfredo Nascimento ressaltou que há recursos para a obra, o que falta é solucionar a questão da regularização junto aos órgãos competentes.

Discussão – Também no dia 18 acontecerá uma audiência pública na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, requerida pela deputada Dalva Figueiredo, para ampliar a discussão sobre o assunto e buscar apoiamento dentro do Congresso Nacional.

Policiais são acusados de espancar menor de 16 anos

O Policial Militar sargento, Egnir, e a soldado Bethelay,estão sendo acusados de espancar um menor de 16 anos que reside no bairro Vila Nova, município de Amapá. Tudo teria começado com uma briga envolvendo Valter Feitosa e Maria Oneide, pais do garoto. A Polícia foi acionada para conter a suposta violência doméstica e se deparou com o menor ameaçando se matar com uma faca caso o pai fosse preso.

Segundo informações da mãe Maria Oneide Cardoso Nascimento, o policial Militar, sargento Egnir e a soldado Bethelay violaram o domicílio e retiraram Valter Mira Feitosa Júnior, 16, a força. O fato veio à tona somente nessa semana, quando a família procurou a redação do jornal A Gazeta para relatar o caso. Maria informou que garoto ameaçou tirar a própria vida depois que a outra filha chamou a Polícia. A jovem, que não é filha do Valter Feitosa, ligou informando que a mãe estava sendo espancada. Ela disse, ainda, que o irmão “Valtinho” estava com uma faca em punho ameaçando se suicídar.

Oneide alegou que o filho estava calmo quando os policiais invadiram a casa. Segundo ela, o jovem foi levado para o quartel da PM onde foi agredido. O conselheiro Tutelar, Adriano Pinheiro Nascimento, disse ter acompanhado Maria até o quartel na intenção de resgatar o garoto. O menor declarou que o sargento Egnir, do batalhão da Polícia Militar de Porto Grande, e a soldado Bethelay, de Amapá foram os autores das agressões.

Júnior disse que levou jatos de água no rosto para limpar o sangue decorrente da violência e contou ter levado vários socos na cabeça e no peito. A população revoltada com o excesso da Polícia informou que não é primeira agressão protagonizada por policiais militares.

Concertos de Verão estão de volta ao Largo dos Inocentes

A Confraria Tucuju traz de volta sua programação de música instrumental com o primeiro Concerto de Verão de 2009. O projeto reestréia em grande estilo na próxima sexta-feira (14), às 20 horas no Largo dos Inocentes, com apresentação do pianista amapaense radicado no Ceará Aimoré Batista. Os concertos instrumentais da Confraria Tucuju marcaram o verão de 2008 com apresentações ao ar livre, trazendo ao público o talento dos músicos do Amapá.

“Nossa intenção é proporcionar aos artistas espaço para divulgarem seus trabalhos e ao público a oportunidade de conhecer a música instrumental executada no Amapá. Para isso fazemos um trabalho de formação de platéia, disponibilizando para as pessoas que se encantam com as apresentações, informações sobre as músicas, os instrumentos, os compositores e os artistas”, explica a presidente da Confraria, Telma Duarte.
Aimoré Batista (Aimorezinho)

É músico pianista, violonista, escaletista e acordeonista, além de compositor, arranjador e produtor musical. Nasceu em Macapá no ano de 1947 e iniciou seus estudos musicais aos 8 anos no Conservatório Amapaense de Música. Optando pela música popular, tornou-se aluno do Mestre Oscar Santos, com quem estudou acordeom pelo método Mário Mascarenhas. A partir dos 10 anos já se apresentava em shows, dividindo palco com artistas conhecidos da época como Pedro Celestino, irmão de Vicente Celestino, Ari Lobo, Zé Trindade entre outros.

Integrou grupos musicais em Macapá como Os Magos do Ritmo, Os Mocambos e Regional da Rádio Difusora de Macapá. Nesse período tocou com Amilar Brenha, Nonato Leal, Hernani Vítor e Sebastião Mont’Alverne. Aos 13 anos mudou-se para Belém onde integrou o conjunto musical Os Mocorongos em parceria com o violonista Sebastião Tapajós e posteriormente integrou por longo período o Conjunto Sayonara.

Conhecido no meio musical como Aimorezinho, aos 17 anos o músico voltou para Macapá onde passou a integrar o conjunto Os Cometas. Três anos depois, aos 20 de idade, mudou-se para o Rio de Janeiro e foi viver o fervilhar da noite carioca no auge da Bossa Nova. Tocando nos bares mais famosos conviveu com artistas consagrados como Wilson Simonal, Waleska e Miltinho. A partir de 1983 passou a residir em Fortaleza/CE, onde vive até hoje.

O artista tem dois CDs na sua discografia: Aimoré, Piano ao Vivo, gravado no Café Aymoré, em Macapá, idealizado e produzido pelo radialista Edvar Mota em 2003 e É Natal, produção independente de músicas natalinas de autoria própria e de domínio público, lançado em 2008. Mais quatro trabalhas estão fase de elaboração, um CD com músicas infantis, um dedicado aos nubentes, um terceiro voltado para clientes de restaurantes, hotéis, agências de viagem e empresas, e ainda o CD É natal versão 2009.

Fonte: Marcia Corrêa

Visitante de nº