Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Quem viver, lerá!

O Jornal A Gazeta dá mais um passo à frente da concorrência em 2010. As edições de domingo virão totalmente coloridas. A informação partiu da superintendência em reunião.

Embrapa Amapá integra delegação brasileira em Conferência Internacional na Guiana Francesa

Uma equipe de cinco pesquisadores da Embrapa Amapá está em Caiena (GuianaFrancesa) durante esta semana participando da Conferência Internacional “Aciência a serviço do manejo das florestas tropicais úmidas”. O evento érealizado por várias instituições de pesquisas científicas da França,começou na segunda-feira, 23, e será encerrado nesta sexta-feira, 27,contando com participantes de 20 países de quatro continentes. A delegaçãobrasileira é composta de 10 representantes das seguintes instituições:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Museu ParaenseEmílio Goeldi, Serviço Florestal Brasileiro e Universidade de São Paulo(USP). (Dulcivânia)

Sem evidência

Depois de ser achincalhado pelos diretores e se mergulhar de vez em corrupção, um ex-renomado diário amapaense está cada vez mais afundado e sem evidência, depois das últimas acusações de extorsão. Há muito não se ouve o nome daquele que um dia foi o melhor jornal impresso do Estado. A começar pelo portal que é extremamente ignorante para a largura de banda no Amapá. E por fim, a acessibilidade é de doer, é barato, mas não encontro facilmente?

Homicídio no Bailique: Tribunal do Júri marca depoimento de testemunhas do caso Claudete Mota

O inquérito apontou o próprio marido da vítima como mandante e também executor do crime bárbaro.

Na manhã do próximo dia 4 de dezembro, a Justiça do Amapá começará a ouvir os depoimentos das testemunhas do processo que apura o assassinato da professora, Claudete Mota, 52 anos, no arquipélago do Bailique. De acordo com inquérito policial, Claudete foi friamente executada com mais de 20 facadas pelo corpo no dia 14 de outubro dentro da escola, Manoel Pereira Herculano, onde trabalhava. O principal acusado é o próprio marido, Onivaldo Façanha, que está atrás das grades.

Todas as testemunhas intimadas são moradoras daquela localidade, e a expectativa da promotoria é de que elas possam fornecer informações imprescindíveis ao julgamento e condenação dos acusados. A convocação foi feita pelo O juiz de Direito, João Matos Júnior. Foram intimados: Antônio Santana de Vilhena; Celso Pereira Ferreira; Leandro Amanajás Andrade; Moisés Coelho da Costa; Paulo Mota Rocha; Pedro Marques Tavares; Silmara da Silva Lima e Valdilene.

A partir de evidências do crime e com base em depoimentos, a Polícia Civil apontou o próprio marido da vítima como mandante-mentor e também executor do crime, junto a mais duas pessoas. Ele foi preso no Arquipélago do Bailique e trazido à Macapá por uma equipe do Departamento de Polícia do Interior (DPI), poucos dias após a morte.

No decorrer das investigações, além dele, outro homem foi preso e um menor foi apreendido. De acordo com a delegacia que investigou o caso, o garoto de 15 anos é o principal executor do crime e teria desferido, pelo menos, 15, das 20 facadas que tiraram a vida da professora. O terceiro envolvido foi preso no dia 19 de outubro e trazido a Macapá sob escolta da Polícia Civil. Ele se chama Daniel dos Santos Façanha, 24 anos, e foi ligado ao crime a partir de informações de uma testemunha.

O crime bárbaro revoltou inclusive internos do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), que planejaram e executaram atentado contra o suposto assassino, Onivaldo Façanha. O acusado foi agredido com pedradas na cabeça quando dormia em uma das celas. Depois de perder bastante sangue, foi socorrido por agentes penitenciários, passou alguns dias internado no Hospital de Emergência entre a vida e a morte, mas sobreviveu. Ainda em outubro, ele teve alta do hospital e retornou ao presídio, onde aguarda julgamento.

Novo endereço

Depois da exímia demonstração de afeto, compaixão e gratidão, Paulão (Paulo Silva), estará de volta às manhãs de Macapá. Ele vai assumir em dezembro a bancada do programa Rádio Comunidade, das 7 às 9h, na Forte Fm, segundo "Notícias Daqui". Será se rola um ciúme?

Preparação para guerra


Fico curioso em saber de quem foi a genial ideia de oferecer instrução de tiro para jornalistas. Cairia muito melhor uma condecoração, uma medalha pelos serviços prestados ou qualquer outro modelo de homenagem, que se possa mostrar em uma parede. Por acaso armas são vendidas em botequins?

Ensinar a atirar pra quê, meu Deus do céu?

Visitante de nº