Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

CONHEÇA A ROTINA DE INSEGURANÇA NOS POSTOS DE GASOLINA


Em um ano, foram registrados 41 assaltos na área do 6º batalhão. Desse total, 31casos terminaram sem solução

Por Carlos Lima

Assaltos a postos de combustível duram em média 15 segundos. A forma de atuação dos criminosos, tecnicamente chamada de ‘modus operandi’, é a mesma na grande maioria das ocorrências. Dois homens em uma moto, um deles desce armado e assume o controle no local. A violência clássica envolve coronhadas na cabeça, nas costas, ameaças e disparos de arma de fogo. O dinheiro roubado é usado para meios escusos, que vão desde o sustento de vícios até o pagamento de aluguel de armas e veículos. A alta demanda de ocorrências de roubo registradas em 2009 e no início de 2010 levou a Polícia Militar a promover um encontro com gerentes de 24 postos localizados na área do 6º batalhão. Foram colocadas propostas e metodologias para aumentar a segurança dos estabelecimentos.

A reunião aconteceu no auditório do Ciodes – Centro de Operações de Defesa Social, às 09h. Foram apresentados métodos e técnicas de segurança que podem ser adotados por empresários com o objetivo de garantir a segurança de valores e principalmente dos seus funcionários. A prática desse crime tem tirado centenas de pais de família do mercado de trabalho todos os anos. A evasão ocorre por conta da rotina de insegurança de quem se aventura a ganhar a vida trabalhando diuturnamente em postos de combustível.

A reunião foi presidida pelo oficial PM, coronel Edilelson, comandante do 6ª batalhão. A unidade foi criada em agosto de 2004 com o propósito de trabalhar a filosofia de policiamento comunitário. A ideia era buscar cada vez mais a aproximação da sociedade com a polícia. Coronel Edilelson ressalta que não se trata de um policiamento de amizade, mas de uma polícia que consiga inibir a criminalidade atuando em conjunto com a população. Foi com esse pensamento que o 6º batalhão convidou todos os gerentes de postos para estabelecer medidas que reduzam imediatamente os índices de assalto.

A área do 6º BPM compreende os bairros, Central, Pacoval, Alvorada, Santa Rita, Laguinho, Jesus de Nazaré, Cidade Nova, Perpétuo Socorro e Marabaixo I, II e III e o Distrito do Coração. De fevereiro de 2009, a fevereiro de 2010, foram registrados 41 assaltos a postos de combustível nessa região. Desse total, 31casos terminaram sem solução, ou seja, a identidade dos criminosos não foi descoberta.


A grande dificuldade da polícia em identificar os envolvidos ocorre pelo uso de um acessório indispensável para a segurança do motociclista. A proposta de exigir que sejam retirados os capacetes durante o abastecimento também foi colocada durante a reunião. A iniciativa, se adotada pelos donos de postos, pode ajudar a identificar não somente aqueles que chegam a cometer o delito, mas também os que têm a intenção de praticá-lo.

MECANISMOS DE SEGURANÇA

Coronel Edilelson informou que os horários mais propícios para os roubos curiosamente são àqueles quando há maior quantidade de viatura nas ruas (das 18h às 7h da manhã). “Mesmo que haja mais policiais em patrulhamento, a ação é muito rápida, dura de 10 a 15 segundos. Mesmo que a câmera registre, fica difícil a identificação. E é muito fácil mudar de capacete ou mudar de camisa”, ressaltou o oficial, enfatizando que o sistema de monitoramento via internet pode agilizar a intervenção da polícia. “Investir em equipamentos de segurança é retorno imediato ao empresário e também ao cliente”, afirmou.

Dentre as metodologias apresentadas pela PM está o uso de cofre com sistema de travamento e acesso restrito, sistema informatizado de captação de valores, investimento em capital humano com averiguar da situação social do funcionário e estabelecer contrato com empresas especializadas em transporte de valores. “Quando não se trabalha com dinheiro propriamente dito, não há o que ser roubado. Eu, por exemplo, só abasteço em um posto porque aceitam cartão e tem boa iluminação. Esse tipo de delito é um crime oportunista. Estes mecanismos inviabilizam a prática do roubo”, afirmou o comandante.


O bairro Alvorada, onde está localizado o quartel do exército/34º BIS, é o que apresentou maior incide de assaltos. Um dos postos situados neste bairro foi seis vezes assaltado em um ano. O bairro Pacoval, onde está o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciosp) aparece com 4 registros de roubo, junto com o Santa Rita. O bairro do Laguinho registrou 3 ocorrências. Postos no km 9 e 10 da rodovia Duca Serra foram vítimas de dois assaltos. No bairro central (14 roubos), a quantidade de estabelecimentos é maior, por isso os índices são mais elevados. Do total de casos (41), apenas cinco foram solucionados. Na maior parte deles, os criminosos não foram identificados. O capacete não é o único agente que dificulta a identificação. Segundo a polícia, existem postos que utilizam câmeras de segurança ociosas (de fachada).


“Desde o ano passado nós estamos disponibilizando números de telefone celular para que a população faça o contato direto com as viaturas. Quando se liga para o 190, às vezes toca e a chamada não é atendida, ou o atendente primeiro registra a ocorrência para então deslocar uma viatura. Nós estamos colocando à disposição celular para todos os oficiais de área do 6º BPM. Assim a resposta será imediata”, explicou o coronel Edilelson.


24 HORAS A SERVIÇO DO CRIME

“Postos de gasolina são estabelecimentos extremamente suscetíveis ao roubo”. Coronel Edilelson é incisivo ao citar os fatores que facilitam a vida dos assaltantes. Por exemplo, os postos ficam 24 horas em funcionamento, isto é, estão disponíveis tanto para a população quanto para o marginal. A grande maioria dos assaltantes comete o crime buscando altos valores em dinheiro. Neste caso, os postos são um alvo em potencial porque apresentam os agentes facilitadores que, para o coronel, devem ser eliminados.

Antigamente, estabelecimentos bancários sofrem com a grande incidência de roubos. Eram locais de extrema vulnerabilidade, até que passaram a adotar seus próprios mecanismos de segurança. Passou-se a usar detectores de metais, porta giratória, câmeras, blindagem e etc. A Polícia Militar espera que mesma postura seja abraçada por empresários do ramo de combustíveis.
De acordo com o levantamento da polícia, o “Auto Posto Lagoa” situado na rodovia Duca Serra, no bairro alvorada, é o que tem maior incidência de assaltos. A sua localização, segundo o coronel Edilelson, é um fator que o deixa em condição de total vulnerabilidade. Para ele, as vias bem pavimentadas também costumam atrai o interesse dos bandidos ao estabelecimento.

Segundo o coronel, em 2006 e 2007, os bandidos costumavam dobrar a placa da moto durante a prática do delito. A atitude deixava uma suspeição por causa da marca de que ficava na placa. A polícia começou a abordar todas as motocicletas com suspeição e os criminosos deixaram de virar placa. “É prioridade durante o policiamento, fazer averiguações em motocicletas em finais de semana e durante a madrugada. Além das rondas em horários críticos, realizamos o acompanhamento dos delitos e agora colocando números de celulares para atendimento imediato”, concluiu o coronel.

Visitante de nº