Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Empresários amapaenses participam da Restaubar Show em São Paulo

O evento apresenta os principais produtos, serviços e as novas tendências de negócios para proprietários de bares e restaurantes

Por Ellen Moura/Sebrae

Empresários do segmento gastronômico do Amapá participam da Restaubar Shoow 2010, em São Paulo, na Transamérica Expor Center, no período de 26 a 28 de abril. Por meio do Projeto Gastronomia do Meio do Mundo do Sebrae os empresários participam de missão, seminários, workshops, lançamentos e conhecem as principais tendências de produtos e serviços.

A Restaubar tem como finalidade expor soluções em utensílios e utilidades, alimentos e bebidas, acessórios, equipamentos, automação e vários serviços para os profissionais da área e para quem queira implantar um novo negócio. A 5ª edição da Restaubar Show 2010 reúne profissionais do setor de bares, restaurantes e clubes.

Segundo a diretora técnica do Sebrae, D’Arc Marques, “eventos dessa magnitude proporcionam ao empresário acesso a novos fornecedores, lançamentos, promove a interação entre os profissionais da área através da troca de conhecimentos, de informações e tem como objetivo aliar conteúdo de qualidade e investimento no mercado para impulsionar e otimizar o trabalho de todos” , disse.

O Sebrae no Amapá está participando com 11 empresas, entre elas, Cris Lanche, Divina Arte, Doces Delícias, Mister Grill, Boteco, Cantinho Baiano, Restaurante Sarney, Triunffu’s, Buffet, Regini’s Buffet, Cris Lanche Rural, Restaurante Sapucaia.

O evento alia o conteúdo de qualidade e investimento no mercado para impulsionar e aperfeiçoar o trabalho de compradores, chefes, gerentes e proprietários de bares, restaurantes e clubes. Além de aprender dicas, soluções, novos produtos, novos fornecedores e tendência de mercado.

Promotoria da Infância e Juventude visita Conselhos Tutelares de Macapá

Por Aline Lima/MP

O objetivo da inspeção foi atender as denúncias de pessoas que foram até o Conselho Tutelar e não obtiveram sucesso no atendimento por falta de conselheiros em horário de trabalho.
Sob a orientação do coordenador da Promotoria da Infância e Juventude, promotor Aldeniz de Sousa Diniz, a promotora de Justiça substituta Neuza Rodrigues Barbosa e servidores do Ministério Público realizaram na manhã da segunda-feira, 26, uma visita de inspeção nos Conselhos Tutelares das Zonas Norte e Sul de Macapá.

Além de verificar a presença dos conselheiros em horário de trabalho, a inspeção também serviu para averiguar as instalações, serviços prestados, número de profissionais por plantão, condições dos livros e registros dos atendimentos realizados diariamente. No total, são cinco conselheiros em cada Conselho Tutelar, cada um com seu suplente. A presidente da Zona Sul é Ediane Duarte e da Zona Norte é Iran Costa.

Zona Sul
No Conselho Tutelar da zona Sul, as instalações estão em bom estado de funcionamento, com ambientes necessários, como sala lúdica para crianças, sala de espera, cozinha, sala de TV e banheiro para deficiente. Porém, durante a vistoria, os conselheiros reclamaram de alguns pontos negativos como a falta de internet, o reduzido número de veículo para atender a demanda e, muitas vezes, falta de gasolina. “Têm casos que utilizamos nosso próprio carro para realizar atendimento nos locais”, relatou o conselheiro João Bosco.
A promotora avaliou que o Conselho da Zona Sul está em boas condições. Os problemas abordados na inspeção pelos conselheiros serão analisados para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Zona Norte
Diferente da Zona Sul, o Conselho Tutelar da Zona Norte não tem estrutura física apropriada. Está em uma casa adaptada, sem condições de desempenhar os serviços. Não possui sala de espera, sala lúdica, o espaço é pequeno com instalação elétrica precárias, os banheiros estão em más condições e localizados em lugar inadequado. Além disso, por falta de manutenção, a área externa está tomada por mato e mosquitos.

Durante a inspeção, o conselheiro José Ribamar Rodrigues descreveu os problemas enfrentados pela instituição. “Não temos acessibilidade suficiente para atender a demanda, temos apenas dois carros, gostaria de contar com o apoio do Ministério Público para sanar nossos problemas”, enfatizou Ribamar. Atualmente, o Conselho Tutelar da zona Norte atende a 180 comunidades e 27 bairros e loteamentos. Diariamente, são atendidas entre 25 e 30 pessoas.

No momento da inspeção, somente um dos três conselheiros foi encontrado no ambiente de trabalho, os demais foram imediatamente notificados pela Promotora. “Todo o levantamento obtido das deficiências do Conselho da Zona Norte serão encaminhados ao Promotor Coordenador, Dr Aldeniz para juntos tomarmos as providências necessárias”, finalizou a promotora.

CÂMARA MUNICIPAL DE MACAPÁ REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA

Por Roberto dos Santos/CMM

Acontecerá na manhã do dia (29) quinta-feira às 9 h na plenária da Câmara Municipal de Macapá (CMM), a Audiência Pública realizada pelo Gabinete da Vereadora Cristina Almeida/PSB em parceria com o Sindicato das Empregadas e Empregados Domésticos do Estado do Amapá (SINDOMÉSTICAS), em homenagem ao Dia Nacional das Empregadas Domésticas que é comemorado dia 27 de Abril. Durante a programação acontecerá um debate aberto com a sociedade, onde serão abordados os direitos e deveres do trabalho doméstico, pois sabemos que este profissional merece como trabalhador, o direito de ter uma carteira assinada, aposentadoria, salário mínino, previdência social, enfim respeito e dignidade.

Outro assunto que será colocado em evidência será a situação das diaristas que na realidade é a pessoa que presta serviço com no máximo 3 (três) vezes por semana para o mesmo contratante, não caracterizando o vínculo empregatício, sem finalidade econômica e pagamento no final de cada jornada de trabalho.

A audiência pública será conduzida pela Vereadora Cristina Almeida (autora do requerimento), o vereador Rilton Amanajás (Presidente da Câmara Municipal de Macapá), a Srª Elizangêla Serra Vale (Gerente Executiva do INSS), que discursará sobre os direitos previdenciários para empregada doméstica, o Srº Glicério Tavares da Silva (Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Amapá) e a Srª Olendina da Silva Nunes (Presidenta do Sindicato dos Empregados e Empregadas Domésticas do Estado do Amapá).

Profissão médica deve ser regularizada de acordo com especialidades


Por Danielly Salomão/MP

É o que recomenda o Ministério Público ao Conselho Regional de Medicina do Amapá, a Vigilância Sanitária Estadual e aos representantes municipais.

O exercício irregular da Medicina no município de Macapá, em que integrantes da carreira estariam clinicando em especialidades para as quais não possuem o registro específico, levou o Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, a editar Recomendação visando à regularização da profissão.

Em 2002 foi assinado convênio entre o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) propondo estabelecer critérios para o reconhecimento e denominação de especialidades e áreas de atuação na Medicina. No ano de 2005, o Ministério Público Estadual instaurou Procedimento Preliminar para apurar o exercício irregular da Medicina em Macapá.

“Os médicos só poderão exercer legalmente a Medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas do Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina”, afirmou o promotor de Justiça substituto, Marcelo Moraes.


Na Recomendação, o Conselho Regional de Medicina do Amapá (CRM), a Vigilância Sanitária Estadual e os representantes municipais devem, em 30 dias, tomar providências que garantam o exercício legal da Medicina. Deverá, ainda, registrar títulos de especialistas e certificados de áreas de atuação reconhecidos pela Comissão Mista de Especialista (CME).

Caberá aos representantes da saúde, fiscalizar e apurar a existência de registro de especialidade médica com tempo de formação inferior a dois anos e área de atuação com tempo de formação inferior a um ano e os casos em que o profissional médico divulga e anuncia mais de duas especialidades médicas e duas áreas de atuação.

Na era da Insegurança Pública

"HARAS" é um belo centro hípico, agradável, aonde pessoa vão se divertir andando a cavalo. Espaço de muito verde e vida. Macapá possui um Haras. Esse foi o nome dado a um lugar onde predomina a prostituição, a violência urbana, os assassinatos e outras consequências da droga. Não é exagero! Há pouco tempo uma jovem prostituta mãe de cinco guris foi morta a facadas. A polícia informou que o cliente não deu conta do recado e resolveu matá-la. Os dois se conheceram dentro do Haras e de lá partiram para um quarto de motel há poucos metros.

Neste último final de semana, o jovem morto no banheiro do Haras teve as vísceras extirpadas. No dia seguinte, o lugar estava de portas abertas. Até parece que a única regra ali é entrar armado. A impressão que se tem é que o diálogo se dá da seguinte maneira: o segurança pergunta na porta: "Cadê sua faca?", o visitante responde: "Não, não estou armado!". O segurança diz: "Então vai buscar!". Ironias à parte, algum santo órgão público tem que tomar as devidas providências nestes casos. Não sei a quem pertence o local, mas sei que é uma afronta ao Estado manter aquilo aberto. Deixar que funcione é aceitar a violência e a barbárie. O órgão que leva no nome a palavra “Público” todos nós sabemos qual é. Mas quando é que vamos agir em prol da segurança pública, ainda pouco discutida no Amapá? O trânsito, por exemplo, vem desgraçando famílias e se faz nada para mudar isso.

Nossos promotores são competentes, trabalham duro pelas questões populares. Mas é preciso repensar muitos e muitos pontos na segurança (ou melhor da insegurança pública). Para evitar que o Amapá se transforme em uma grande metrópole em termos de violência, o trabalho tem que começar já. Os crimes contra a pessoa levam esse nome porque são crimes contra a “Pessoa”. Para os que não entendem, pessoas são seres humanos, munícipes, contribuintes, pagadores de impostos, que têm direitos iguais perante a lei: Direito à Vida, à Segurança, à Propriedade. Crimes contra a pessoa muitas vezes ocorrem por ocasião dos crimes contra o patrimônio (roubo). Enfim.

Boa ideia seria obrigar agências bancárias a proibir uso de celular em suas dependências. Isso evitaria grande parte dos roubos que ocorrem nas saídas de banco. Outra boa ideia seria obrigar, as empresas de ônibus a instalar câmeras nos carros para dar sensação de segurança ao usuário, bem como fechar esses prostíbulos, que corrompem a juventude não só para a prostituição, mas também para as drogas. Até quando Amapá vai ser uma “abstração”?

Não sou a favor de gioano, nem de pena de morte para um criminoso que cometeu um triplo homicídio qualificado, mas sou a favor que sejam exterminados todos os traficantes, antes mesmo de serem julgados. Esse sim merece ser banido da sociedade, pois é o agente que desestrutura milhões de famílias no mundo. A maior parte dos crimes hediondos, dos roubos e dos furtos têm alguma ligação com entorpecentes. A propósito. Qual foi a última vez que a Polícia Federal apreendeu drogas e armas no Amapá? Quem lê páginas policiais vai lembrar. Foi recentemente, mas quanto em droga? dois quilos? Quando foi a última vez que a PF apreendeu armas? Onde? Na casa de uma senhor de idade que consertava armas longas, que servem para caçar?

Para completar, a Justiça Maior deste país resolveu admitir que não tem meios para evitar que um bebê recém nascido se torne um bandido. Quem já viu a recente campanha do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) sobre menores infratores, vai entender. Quem não viu preste atenção, porque nela, a justiça diz (entre linhas) que uma criança vai se tonar um ladrão, sem que possamos fazer nada evitar. Estamos em ano de eleição, e o que vamos fazer?


"Start". A violência bate recorde no Amapá (15 mortes)

Em três dias, Macapá bateu todos os recordes registrando mais de 200 ocorrências de crimes contra a pessoa (homicídios, lesões corporais e ameaças) e 15 mortes por causas externas (homicídios, suicídios e acidentes de trânsito). O índice é um dos maiores registrados nos últimos anos. A violência deixou um saldo negativo de 10 assassinatos. O caso mais grave é de um jovem de 18 anos, que foi eviscerado dentro do banheiro de uma boate no São Lázaro, no último domingo. No hospital, há registros de 12 pessoas que foram esfaqueadas apenas no plantão de domingo. Confira o gráfico.

De sexta a domingo, quatro mortes por afogamento ocorreram no Estado. Na sexta, duas crianças morreram no Jardim Felicidade depois de cair em um poço aberto. Sábado à tarde, o autônomo Cristiano Vaz dos Santos, de 22 anos, morreu no balneário do Curiaú. A polícia informou que ele teve câimbras quando nadava. No começo da noite de sábado, morreu no rio Amazonas, próximo ao loteamento Vale Verde, no Distrito da Fazendinha, o autônomo José Pinto Mesquita, de 36 anos.

Na sexta-feira, a série de homicídios começou dentro do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). O detento Donardino Vilaris Ferreira foi morto a estocadas por um companheiro de cela, que foi preso e indiciado. Sábado, durante a madrugada, Kleber Abreu da Silva, 20 anos, foi executado no bairro Perpétuo Socorro, com dois tiros na cabeça. Segundo a polícia, o algoz estava em um carro vermelho e usava uma camisa preta de um clube do Rio. Domingo, às 2 horas da madrugada, Raimundo Dias Brasão, 27 anos, foi morto a facadas no município de Tartarugalzinho. Três elementos são acusados pelo crime, mas estão foragidos.

Caio Wanderson de Sousa Costa, 21 anos, vulgo “Sassá”, assassinado com dois tiros na cabeça a queima roupa em Laranjal do Jari. Em Macapá, Ricardo Costa Lima, 26 anos, morreu às 4 horas da madrugada de domingo (25) com uma facada no peito. O crime aconteceu no Igarapé da Fortaleza. Segundo a polícia, o algoz é conhecido por “Peladinho”, que já teve passagem pela polícia. Por volta de 22h de domingo, morreu no hospital de Macapá, Edmilson Paula de Sousa, vitimado por uma facada no pescoço no bairro Perpétuo Socorro. O assassino fugiu.

Por volta de 2 horas da madrugada de ontem (26), morreu após dar entrada no hospital de emergência o Edson Bruno dos Santos, de 18 anos, um dos casos mais graves registrados no final de semana. Ele foi eviscerado no banheiro de uma boate no São Lázaro. O local funciona todos os dias à margem da rodovia Tancredo Neves, em frente a uma escola estadual. Na localidade de Cupixi, por volta de 0hora de segunda-feira, o corpo de um homem foi encontrado boiando em um rio. De acordo com a polícia, cadáver possuía perfurações provocadas por arma branca.
Gráfico: Balanço do final de semana divulgado pela Central da PM

Família é feita refém na Orla de Macapá. Assaltante é morto pela PM


O alagoano descrito como extremamente nervoso por uma das vítimas também ameaçou de morte duas crianças que estavam dormindo em um dos quarto da casa

Algumas frases não causariam impacto se não estivessem atreladas a situações com arma de fogo, fúria e descontrole de assaltantes. Para a família da empresária Rúbia Almeida Chagas, de 40 anos, a expressão: “Vou queimar vocês”, dita por um assaltante, foi o extremo de uma angustiante experiência de terror. O drama vivido por ela e mais seis pessoas que ficaram sob a mira de revólver deve reservar pesadelos para toda vida. Armado com tresoitão, o criminoso invadiu a residência que fica nos altos da “Peixaria e Pizzaria Golfinhos”, na Orla do Santa Inês, e ameaçou "matar geral". Na fuga, ele trocou tiros com a polícia e acabou morto. Uma viatura da PM atingida no pára-brisa anuncia o grau de hostilidade do bandido. Nenhum policial ficou ferido na troca de tiros.

A residência fica na rua Beira Rio, a 300 metros do Complexo do Araxá, onde havia uma viatura estacionada fazendo o que chamam de policiamento ostensivo. Segundo um policial civil, a residência já vinha sendo observada pelo assaltante desde o final da madrugada. Na frente da peixaria, Reinaldo de Oliveira Melo, de 39 anos, rendeu um rapaz de 24 anos de iniciais M. S. B, que saía para o trabalho. Com a arma apontada para o pescoço, a vítima foi coagida até o interior da casa, onde seis pessoas foram feitas reféns. O alagoano descrito como extremamente nervoso por uma das vítimas também ameaçou de morte duas crianças que estavam dormindo em um quarto da casa.

Policial Civil
O policial civil que mora na casa ao lado seguiu o assaltante até passar pela base da PM no Complexo do Araxá. O roubo foi comunicado ao tenente PM Nascimento e o sargento J. Moraes, do 1º batalhão, que comandaram a operação. O agente teria suspeitado da atitude do meliante durante os minutos que antecederam o roubo. A proprietária do imóvel Rúbia Almeida disse reconhecer o algoz e explica que num dado momento, achou oportuno empurrá-lo da sacada da casa, pois temia pela vida dos filhos. “Na primeira vez que olhei pra ele, eu o reconheci. Era entregador de mercadoria a cerca de dois anos em um comércio do bairro. Ele conhecia a rotina da gente. Pela manhã é costume colocarmos o lixo para fora e depois sairmos para trabalhar e estudar. Empurrei ele para proteger meus filhos, depois rapidamente fechamos a casa”, comenta Rúbia.

Profissão de risco
Os PM’s conseguiram frustrar a fuga, mas houve resistência, tiroteio e morte no bairro Jardim Marco Zero. Vigilante, Adelson Madureira Leite, de 30 anos, que fazia "bicos" como mototaxista, disse que o acusado acenou como se fosse um passageiro comum, mas deu voz de assalto ao perceber que a viatura já realizava acompanhamento tático da motocicleta. “Parecia um passageiro normal. Como poderia adivinhar que era um assaltante? Eu tinha acabado de sair de casa e passei pela frente do Sesc quando ele deu com a mão. Na rua Redenção do Conjunto Barcellos, ele anunciou o assalto quando percebeu que estava sendo seguido pela polícia”, relata o autônomo.

“Vai, vai, vai que é um assalto, se não vou te matar”. O relato do mototaxista ficou ainda mais surpreendente. Ele afirmou que teve o impulso de parar a moto quando viu a viatura próxima. Mesmo estando com a arma apontada para a sua cintura, ele diz que sentiu segurança ao avistar a polícia. A moto estava a caminho do bairro Zerão, e passava pelo conjunto Barcelos adjacente ao bairro jardim Marco Zero. O mototaxista declarou que ouviu mais 10 tiros disparos pela polícia em revide contra o assaltante. Um dos disparos, que ele não sabe de onde partiu, acertou o pneu dianteiro da moto.

Antecedentes criminais
Reinaldo de Oliveira Melo, de 39 anos, já havia sido preso em outras ocasiões sob a acusação de roubo (art. 157) e estupro (art. 213). A Polícia Militar o prendeu em novembro de 2009 no bairro Araxá. Ele foi apontado pela polícia como autor de vários crimes roubos e de estupro em Macapá e foi capturado a partir das imagens do circuito interno de câmeras de um estabelecimento onde teria praticado um assalto. Na época, Reinaldo foi acusado de estupro por uma adolescente de 17 anos. No último roubo, ele levou R$ 399 e um celular. Foi alvejado depois de atirar contra os policiais.

Visitante de nº