Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Respeito à cultura: Comunidades afro-descendentes de Macapá querem livre horário para seus festejos tradicionais

Vereadores de Macapá (Cristina e Clécio) se reúnem hoje (04), às 9h 30 , no Auditório da Associação do Comércio e Indústria do Amapá (ACIA), pela terceira vez com representantes das Comunidades Afro-descendentes de Macapá para finalizarem o projeto que dispõe sobre o horário das manifestações tradicionais e culturais, como o Marabaixo e o Batuque.

Desde a primeira reunião foram formados grupos de trabalho compostos pela sociedade civil organizada, formados por representantes do Fórum Ético Racial, da Comunidade do Mata Fome, Ilha Redonda, Maruanum, da Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro), do Instituto de Mulheres Negras do Amapá (Imena), Coordenação Nacional Quilombola (Conaq), do Conselho das Comunidades Afro-descendentes do Amapá (CCADA), o professor Paulino do Rosário e o gabinete da vereadora Cristina Almeida que discutiram e elaboraram uma minuta na qual fica assegurado a todos as manifestações tradicionais das comunidades quilombolas, a sua proteção cultural e que seja respeitado o horário de acordo com as especificidades de cada ritual.

Para a vereadora a elaboração desse projeto é resultado do trabalhado incansável junto aos representantes de cada comunidade para garantir seus direitos de manterem a tradição de sua cultura e também da história de seus ancestrais. “Os festejos tradicionais do nosso povo têm que ser respeitados, pois faz parte da cultura de Macapá, do Amapá e do Brasil", ressalta.

* ACIA está localizada na rua General Rondon, esquina com a avenida FAB.

ASCOM da Vereadora Cristina Almeida PSB

Pérola Pedrosa-8129-8489

perolapca@yahoo.com.br

Confronto de gangue: Jovem de 19 anos é assassinado a facadas no último dia de expofeira

Um jovem de 19 anos foi morto a facadas no último domingo (1) dentro do Parque de exposições da fazendinha. Esse foi o único assassinato ocorrido durante a 46ª expofeira do Amapá. No mesmo dia, pelo menos, 51 pessoas foram conduzidas para a delegacia por infrações diversas. A mais comum, segundo a Diretoria de Operações da Polícia Militar (Diop), o uso de moeda falsa. “Muitas pessoas foram presas por tentarem passar dinheiro falsificado principalmente em jogos de azar”, disse coronel Carlos.
Joelson Ferreira da Silva 20 anos matou com uma facada nas costas Willas Sousa de Oliveira Freitas, 19 anos. De acordo com o coronel, o crime foi motivado por desavenças geradas em conflitos de gangue. No dia anterior, a vítima se envolveu em uma pancadaria próxima da arena de shows, confusão que terminou com 17 pessoas presas. Na noite seguinte, Willas voltou a expofeira e foi assassinado. O crime por volta de 03h30 da madrugada, Joelson e outro comparsa armaram uma emboscada e mataram Willas.
A facada acertou a parte lateral do corpo na altura do peito e perfurou um dos pulmões. Segundo a polícia, dois jovens fugiram em direções diferentes, por isso apenas um foi preso. Joelson foi capturado no terminal de ônibus e é apontado por testemunhas como autor da facada. Ele foi apresentado no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) do Congós e indiciado por homicídio.

Bandido que matou taxista é acusado de execução em posto de combustível


Contra ele ainda pesam acusações de roubo, tentativa de homicídio e a execução do vulgo “Cara de Gato”.
Há alguns dias, o Jornal A Gazeta alertou a sociedade sobre a periculosidade do foragido, Adeilson Costa de Sousa, 23 anos. No último final de semana, ele executou duas pessoas e ainda baleou com dois tiros o frentista de um posto de combustível no Beirol. Adeilson, vulgo “Douglas” foi preso no final da noite de domingo (01) pela Polícia Militar após o assassinato do taxista, Iraelson dos Santos Costa, no bairro Nova Esperança. Com ele, foi apreendida uma arma de calibre 38, a mesma usada no assassinato do taxista. De acordo com a Polícia, ele também é autor da execução do “Cara de Gato”, em um posto de combustível no Jardim Marco Zero, rodovia JK.

HOMICÍDIO QUALIFICADO Às 5horas da madrugada de sábado, Douglas teria matado a tiros o Jeandreson da Silva Negreiro, 26, conhecido como "Cara de Gato", acusado de ter assassinado Eliel do Nascimento Pantoja, vulgo “Leco”, ex-detento que cumpria prisão domiciliar desde o início do ano. “Leco” foi morto com cinco tiros em uma rua escura próxima à Escola Estadual Lauro Chaves no bairro do Muca. A partir da informação de testemunhas, a polícia militar apontou “Cara de Gato” como o autor dos disparos. Uma semana depois, ele foi executado por acerto de contas no bairro Jardim Marco Zero. A autoria recaiu sobre Douglas após sua prisão.

TENTATIVA DE HOMICÍDIO Douglas vinha sendo procurado pelas Polícias Civil e Militar, sob acusação de ser o principal suspeito de comandar alguns dos grandes roubos deflagrados neste ano. No dia 31 de outubro, foi detido por uma guarnição da Polícia Militar após o assalto ao posto de combustível localizado na rua Leopoldo Machado com avenida Tamoios, no Beirol. Ele agiu em companhia de mais dois homens em um veículo Fiat Uno branco de placa NEQ 4167. Minutos depois, a Polícia conseguiu localizar o carro em uma rua no bairro do Congós e efetuou a prisão de três indivíduos.

Na delegacia, embora sendo foragido do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), o homicida “Douglas” foi liberado pelo delegado. De acordo com a Radiopatrulha, ele teria dado nome falso à guarnição, dificultando o trabalho da Polícia Civil. No assalto, o bandido, antes de fugir, efetuou quatro disparos contra o frentista Ruivo Almeida da Costa, de 26 anos. Na abordagem ao veículo, a polícia não conseguiu localizar a arma de fogo, mas apreendeu vários celulares e munição. Douglas agia em conjunto com outro foragido conhecido como “Maicon Preto”, preso por assalto a mão armada e tentativa de homicídio no início do ano.

A ÚLTIMA PRISÃOA execução do taxista ocorreu às 5h10 da madrugada do último domingo (01) próximo a casa de um policial militar. Com informações de Mayara Ferreira Valente, de 19 anos, co-autora no homicídio, os policiais militares conseguiram chegar ao paradeiro do acusado. Segundo informações da polícia, Douglas executou o taxista com tiro na cabeça no momento em que a co-autora descia do carro. Policiais chegaram até a jovem a partir de uma denúncia feita por um policial militar, que disse ter presenciado a movimentação dos assassinos. Mayara teria se evadido para uma área de ponte e adentrado em uma casa onde foi presa e ajudou a polícia a localizar o executor. Adeilson, de 23 anos, paraense, residente no Zerão, foi preso na Avenida Azarias Neto, no bairro Central.

ASSALTO COM REFÉNS Em 2008, Douglas havia sido preso por ter invadido a casa de um deputado federal em assalto armado. Desde que fugiu do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), no início deste ano, ele vem aterrorizando empresários e funcionários do ramo de Combustíveis. De acordo com o Sargento Alencar, da Companhia de Radiopatrulha Motorizada, em 2009, o bandido assaltou dentre vários estabelecimentos comerciais, o Posto de Combustível Iracema, localizado na Rua Setentrional, bairro Araxá, onde foi identificado pelo circuito de câmeras de segurança do posto. No mês de setembro deste ano, ele foi reconhecido em foto pela funcionária de uma loja do centro da cidade, que disse se tratar do homem que realizou o roubo à mão armada àquele estabelecimento, rendendo funcionários e clientes.

No ano passado, de acordo com um sargento da PM, ele invadiu a casa de um deputado Federal e rendeu toda a família armado com uma pistola 380. O bandido agiu em companhia de mais dois homens e fugiu levando dinheiro, jóias e celulares do deputado e de seus familiares. Após o crime, ele foi preso pela Polícia Militar, mas conseguiu fugir da penitenciária e voltou investir em assaltos, latrocínios e acerto de contas e homicídios qualificados.

Visitante de nº