Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Garoto de 7 anos morre afogado em poço amazonas

Breno Pereira da Silva sofreu várias lesões, mas o laudo necroscópico atestou a morte por afogamento

Com a chegada das férias escolares, as crianças costumam passar mais tempo em casa enquanto os pais trabalham fora. Os acidentes domésticos e fatalidades como afogamentos e queimaduras ocorrem, na maioria dos casos, dessa maneira, no momento em que não há adultos por perto. Quando existe uma piscina ou um riacho próximo da residência, o perigo de acidentes é ainda maior e o cuidado deve ser redobrado. Segundo o Corpo de Bombeiros, crianças devem ser estimuladas a assumir responsabilidade por sua própria segurança e compreender os perigos de entrar em águas perigosas. Em Calçoene, foi registrada a primeira morte por afogamento em 2010.

No mês de dezembro, duas crianças morreram em escavações de uma fábrica de tijolos no bairro Paraíso em Santana. Na última quinta-feira (7), uma criança de 7 anos se afogou e morreu a cair dentro de um poço amazonas no município de Calçoene. Breno Pereira da Silva sofreu várias lesões pelo corpo, mas o laudo necroscópico feito pela Polícia-técnico Científica (Politec) de Macapá apontou a morte por afogamento.

Em 2009, foram registrados 63 óbitos por afogamento, 12 na capital Macapá. Breno é a primeira vítima fatal em 2010 no Estado. Segundo informações de Calçoene, a polícia já afirmou que o empresário dono da área onde ocorreu a tragédia será chamado para prestar esclarecimentos e pode responder por crime de homicídio culposo (sem intenção de matar), já que o poço amazonas estava destampado e oferecendo perigo. O corpo do pequeno Breno foi resgatado quase duas horas depois do seu desaparecimento pela equipe de Salvamento da Companhia daquele município. Ele já não apresentava sinais vitais.

Há menos de um mês, Willian Monteiro da Silva, de 9 anos, e sua irmã Karla Monteiro da Silva, de 10 anos, foram resgatados mortos de um lago artificial na área conhecida como Fábrica Olaria em Santana. De acordo com moradores, cinco crianças já morreram afogadas neste mesmo local. Até agora, nenhuma providência foi tomada a respeito do descaso. As duas últimas mortes deixaram os moradores do bairro Paraíso ainda mais revoltados. O caso segue a vista grossa.

Segundo o Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE), afogamento é a segunda causa de morte entre crianças de 1 a 14 anos no Brasil, perdendo somente para os acidentes de trânsito. O Corpo de Bombeiros alerta que os riscos não são apenas para quem tem piscina em casa ou está passando férias em balneários. As crianças menores de 2 anos também podem se afogar na banheira, no vaso sanitário, em cisternas ou mesmo num balde cheio d’água. Para isso, o cuidado deve ser permanente.

Ciodes apresenta estatística oficial de solicitações à segurança pública em Macapá


Das ligações feitas para o Ciodes em 2009, 129.371 (75%) foram destinadas à Polícia Militar

De acordo com o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) 190/193, o Disque Urgência e Emergência do governo do Estado obteve resultados gratificantes enquanto prestador de serviço à população durante o ano de 2009. A comprovação vem do Núcleo de Informação e Estatística do centro por meio de relatório divulgado na última sexta-feira (8). De janeiro a dezembro, foram recebidos 873.198 chamados, divididos em ligações válidas, trotes, erradas, informações e agradecimentos. Para a coordenadora, major Vera Lúcia um grande objetivo foi alcançado com a redução de 45% no número de trotes.

O mesmo balanço mostra que as ligações válidas são as que geram ocorrências principalmente destinadas à Polícia Militar. Em 2008, foram registradas 187.464. No ano passado, esse índice caiu para 182.699, ou seja, 4.765 (-3%) pessoas não precisaram dos serviços do 190/193. A coordenadora explica que essa redução é uma variação estável e positiva para o Estado. “Analisamos que as ligações válidas estão mantidas no nível, isso significa que as Instituições de segurança Pública (Polícia Militar, Bombeiro, Polícia Civil Politec) estão atendendo as solicitações da população, via Ciodes”, esclarece.

O índice de ligações indevidas (trotes) caiu de 163.240, em 2008, para 89.371 em 2009. Na prática isso implica dizer que 73.869 pessoas deixaram de passar trotes para o disque Urgência e Emergência 190/193. “Essa conquista se deu graças aos trabalhos dos colaboradores do atendimento 190/193 e do despacho de ocorrência, que têm melhorado significativamente. Sem dúvidas, esse resultado é fruto também das campanhas que já fizemos e das campanhas feitas pelo Corpo de Bombeiro Militar do Estado. A porcentagem demonstra que a população está mais conscientizada quanto aos serviços de urgência e emergência do 190/193”, enfatizou a oficial.
Solicitações por Instituição

As estatísticas do Ciodes apresentam à população dados quanto à prestação de atendimento dos órgãos da Segurança Pública. Em 2009, das ligações feitas para o Ciodes, 129.371 (75%) foram destinadas à Polícia Militar; 33.495 (19%) para o Corpo de Bombeiros; 5.239 (3%) à Polícia Civil; e 5.474 (3%) à Politec. Foram registradas ainda 275.156 (-6%) ligações tipificadas como Informações, enquanto que em 2008 o número chegou a 291.397, diferença de 16.024 ligações.
Município de Santana

A telefonia permite que algumas ligações feitas em Santana sejam recebidas pelo 190 da capital Macapá, embora o município tenha o serviço independente de Urgência e Emergência. Desta forma, o Ciodes registrou 9.120 ligações daquele município, sendo 3.597 ocorrências destinadas ao 4º Batalhão da PM e 5.523 para a 5º Companhia do Corpo de Bombeiros, todas elas repassadas via rádio. “Com base nas reduções de trotes e ligações válidas apresentadas, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social encerrou o trabalho de gerenciador da segurança pública de 2009 com resultado satisfatório”, finaliza a coordenadora. (Com informações da Ascom/Ciodes)

Assalto a policiais civis

Um deles era considerado foragido por não retornar após o indulto natalino, o outro respondeu por 4 inquéritos por assalto à mão armada e furto.

Os irmãos Wenderson e Edielson Pereira de Oliveira acusados de assaltar um casal de policiais civis na última quarta-feira (6) foram presos na quinta durante uma operação da Equipe de Captura (EC) e Unidade de Ações Táticas Especiais (Uate) com apoio operacional do Grupo Tático Aéreo (GTA), comandado pelo delegado Celso Pacheco. Segundo informações da polícia, os dois bandidos em curto espaço de tempo promoveram uma série de assaltos e vários furtos a residências e estabelecimentos comerciais do bairro Buritizal. Depois de render um casal de policiais civis, homens da Captura e da Uate investigaram e conseguiu descobrir o paradeiro dos dois.

Segundo informações do delegado Celso Pacheco, Edielson Pereira foi condenado pelos crimes de furto e roubo assim como o irmão, Wenderson, que já respondeu por 4º inquéritos pelos mesmos delitos. Edielson era considerado foragido da justiça por não ter retornado ao Iapen após indulto natalino no dia 5 de janeiro. Agora que foi recapturado, deve cumprir a pena em regime fechado.
A última ação da dupla ocorreu em frente à feira do agricultor do bairro Buritizal. O casal de policiais foi surpreendido no momento em que estacionou o carro próximo ao portão de abastecimento. Os meliantes chegaram armados de faca e consumaram o roubo, ameaçando de morte duas crianças que estavam no banco e trás do veículo.

Durante a prisão, a polícia conseguiu recuperar apenas os documentos pessoais das vítimas e objetos provenientes de outros furtos. Nenhuma quantia em dinheiro foi encontrada em poder dos bandidos. Segundo o delegado, eles alegaram ter gastado em festas regadas a droga e bebida alcoólica na região do Rabo da Gata (atrás da feira do Britizal), na mesma noite do crime. Wenderson e Edielson são irmãos do vulgo “Papagaio”, morto, supostamente, em acerto de contas, a alguns anos.

Celso Pacheco disse que as investigações foram comandadas pela Equipe de Captura, do delegado Ronaldo Coelho, em conjunto com a Uate. A parte operacional recebeu apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA), que na operação localizou na casa dos meliantes duas armas caseiras e gêneros alimentícios também de origem Ilícita, além dos cartões de créditos e documentos dos filhos do casal vítima. A dupla foi presa na 21ª avenida dos Congós, Luiz Alves da Cunha, 933. Ambos já estão no Iapen.

Visitante de nº