Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Roubos à residência

Delegado alerta que o “inimigo” pode estar entre a família

De acordo com o delegado Alan Moutinho, da DCCP, as informações sobre bens e valores nas casas são repassadas aos criminosos por funcionários e parentes

O roubo à residência se tornou uma das modalidades criminosas mais investidas em Macapá. Conforme explicou o delegado de polícia, Alan Moutinho, titular da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (DECCP), o “inimigo” pode estar do lado de dentro das grades, bem próximo da família. Os criminosos dispõem de informações privilegiadas e aguardam o momento certo para dar o bote. Eles costumam passar até horas dentro dos imóveis promovendo verdadeiro terror às vítimas. Há alguns anos, a prática vem crescendo de forma preocupante e tem deixado a população de Macapá cada vez mais alarmada. O delegado afirmou que as informações sobre bens, valores e cofres que existem nas casas são repassadas, em muitos casos, por membros da própria família assaltada.

Informantes
Um dos últimos casos registrado pelo Ciodes – Centro Integrado de Operações de Defesa Social, ocorreu no bairro Zerão no último domingo (21). Dois assaltantes invadiram um domicílio e torturaram uma mulher acometida por uma doença grave. O crime chocou pela crueldade imprimida pelos assaltantes, que ainda estão foragidos. De acordo com o delegado de polícia, Alan Moutinho, titular da Delegacia de Crimes contra o Patrimônio (DCCP), os cofres são um grande atrativo para os bandidos. “Quase sempre, as informações principalmente sobre cofres na casa partem de empregados e até de parentes. Isso é muito comum”, informou o delegado.

Dica de segurança
A ação do último domingo no Zerão rendeu à quadrilha em torno de R$ 4.700, além de jóias, objetos eletrônicos e o veículo da família. Em um único dia (segunda-feira, 22), oitenta e quatro (84) ocorrências, entre crimes contra o patrimônio (roubos e furtos) e crimes contra a pessoa (lesões corporais, agressões, tentativas de homicídios, ameaças, injúria e difamação, entre outros) foram atendidas pela Polícia Militar, segundo informações do Ciodes. Moutinho alertou para a importância de redobrar os cuidados na hora de entrar e sair de casa. “É nesse momento que eles costumam agir. É preciso ficar atento principalmente cedo da manhã, quando ocorre a maioria dos roubos”, disse Moutinho, ressaltando que os equipamentos de segurança, como cerca elétrica e circuito de câmeras, ajudam, mas não evitam o roubo. “Câmeras só amenizam os riscos de assalto”, completou.

Agressividade dos assaltantes
Além de ter sido agredido na cabeça a coronhadas, o empresário Esmeraldo, teve que assistir a esposa sendo torturada. Só então decidiu entregar o dinheiro. Ele relatou à polícia que passou instantes de muita violência dentro da própria casa, localizada na avenida professor Caramuru no final do bairro Zerão. Os criminosos renderam primeiramente o empresário e depois se dirigiu ao quarto do casal onde estava a esposa deitada na cama respirando com ajuda de um aparelho de oxigênio.

Por conta da doença, ela estava impossibilitada de se locomover e de falar. Um dos bandidos riscou o corpo dela com faca exigindo que o empresário revelasse onde estava o cofre com dinheiro. O delegado explica que os assaltos à residência às vezes não são tão lucrativos. “É uma questão de oportunidade. Eles ficam sabendo do cofre e pensam que vão lucrar com jóias e muito dinheiro, mas às vezes não lucram”, disse.

Quadrilha
Um vizinho do empresário, Esmeraldo, informou que durante a fuga dos assaltantes, havia outro veículo estacionado próximo da residência dando cobertura. Ambos os veículos fugiram no mesmo momento, na mesma direção. O empresário entregou, junto com o dinheiro, a chave de seu carro Corola placas NFB 2606, que também foi uma exigência dos meliantes. O carro só foi localizado pelo período da tarde de segunda-feira (22), na localidade do Goiabal, por moradores, que suspeitaram e acionaram a Polícia Militar. Agentes da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) já estão investigando o caso.

No início deste mês, três homens renderam e espancaram quatro pessoas, incluindo mulheres e uma criança de 11 anos, no interior da residência no conjunto Laurindo Banha. Uma estudante foi rendida quando chegava da faculdade e forçada a abrir a porta para os assaltantes. Eles estavam armados com arma de fogo calibre 12 e revólver 38. A ação durou quase 4 horas. Os bandidos fugiram em um carro que não foi identificado levando aparelhos eletrônicos como Notebook, DVD, impressora, além de jóias e aproximadamente R$ 1.000,00.

Visitante de nº