Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Ação quer garantir saúde ambiental aos moradores de Cutias do Araguari

Danielly Salomão

Nessa segunda-feira, 25, o Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Ferreira Gomes, ingressou com Ação Civil Pública (ACP) contra o município de Cutias do Araguari. A finalidade é obrigá-lo a adequar a destinação do lixo urbano e hospitalar às normas sanitárias e ambientais.

De acordo com o promotor de Justiça André Araújo, desde o ano de 2008, a Promotoria busca diálogo com as autoridades do município para a construção de um aterro sanitário adequado para receber os resíduos sólidos de Cutias do Araguari. “Mas, infelizmente, nenhuma resposta foi dada até hoje para o Ministério Público. Além de Cutias, os mesmos problemas foram encontrados em Ferreira Gomes e Itaubal, informamos que se caso não oferecerem proposta de resolução, o MP também buscará o Poder Judiciário para garantir a proteção do meio ambiente e da saúde da população”, declarou o representante do MP-AP.

A Ação Civil Pública pede a condenação do município de Cutias do Araguari, obrigando-o a construir um aterro sanitário simplificado em local adequado, bem como a recuperação da área degradada pelo “lixão”, aonde atualmente vêm sendo despejados os dejetos.

Novo Código de Processo Penal pode ser aprovado até março

A proposta de um novo Código de Processo Penal deverá ser votada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado no mês que vem e analisada pelo Plenário já em março. A comissão foi criada para examinar o projeto de Lei 156/09 e o senador Renato Casagrande escolhido para apresentar na CCJ um relatório sobre o assunto. Depois de aprovado no Senado, o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados. O atual Código de Processo Penal data de 1941 e carece de atualização. A expectativa é que projeto a ser aprovado pelo Congresso Nacional defina mais claramente a função de cada operador do Direito e permita que o processo tenha uma tramitação mais rápida.

Homem que furtou embarcação no Amapá é assassinado em ilha no Pará

A embarcação foi furtada na madrugada de sexta para sábado (23) entre 2 e 4 horas da madrugada na ilha de Santana

Adielson Moraes Prata, de 23 anos, foi morto com um tiro de cartucheira no peito por volta de 10 horas da manhã de ontem (25) em uma localidade no interior do Estado do Pará. Ele vinha sendo procurado pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Amapá por ser o principal suspeito pelo furto de um barco ocorrido na ilha de Santana, Estado do Amapá, no último sábado (23). O Bope desconhece o autor do disparo.

A embarcação foi furtada na madrugada de sexta para sábado entre 2 e 4 horas da madrugada. O proprietário conhecido como Netinho disse à polícia que trabalhou até as 23 horas depois deixou a embarcação ancorada em um cais da ilha. Uma equipe da Companhia de Operações Especiais (COE), especialista em operações de serva, percorreu cerca de uma hora e meia de viagem até a localidade Rio Furo Seco, na comunidade São Francisco, na tentativa de localizar a catraia e o infrator.

A equipe conseguiu identificar apenas o barco logo na chegada à localidade, mas o ladrão não foi preso. Moradores ribeirinhos contaram que Adielson havia roubado a canoa e se embrenhado na mata pelos igarapés, onde permaneceu até escondido até a retirada do Bope na tarde de domingo (24). Por volta de 9h30 da manhã de segunda-feira (25), o criminoso reapareceu na comunidade fazendo uma série de ameaças aos moradores que falaram com a polícia. Revoltado, um dos ameaçados efetuou um tiro de cartucheira fatal no peito de Adielson, que morreu no local.
Após uma prévia investigação, a Companhia de Operações Especiais (COE) descobriu que o suposto ladrão estava escondido na localidade de Rio Furo Seco, interlan do Pará. “Nós sabíamos quem ele era, e descobrimos que ele havia fugido para o interior do Pará, mas ele conseguiu roubar uma canoa e se esconder na mata”, disse capitão Matias. “Na manhã seguinte, nós recebemos a informação de que o acusado havia retornado à comunidade São Francisco para ameaçar algumas pessoas que haviam repassado informações à Polícia. Durante uma briga, um dos moradores ceifou a vida dele com um tiro de cartucheira. É necessário até que se faça o devido procedimento pela Polícia Técnico-científica até para se confirmar que não foi nenhum homem nosso que atirou”, completou. Por volta de 11 horas de ontem o corpo ainda não havia sido removido pelo Instituto Médico legal (IML).

Violência Urbana: Feirante é assassinado com requintes de crueldade

O homicídio do feirante é um exemplo de que uma bebedeira pode acabar mal mesmo quando se está entre amigos

O homicídio de um feirante no bairro Perpétuo Socorro na madrugada de segunda-feira (25) mostrou que uma simples bebedeira pode acabar mal, mesmo quando se está entre amigos. A morte de Pedro teve requintes de crueldade e foi praticada covardemente pelo próprio parceiro. Na tarde desta segunda-feira (25), o corpo dele foi enterrado.

Pedro dos Santos Lopes humilde feirante de 29 anos teve a vida interrompida com atrocidade. Ele morreu a caminho do hospital depois de ser agredido por um menor conhecido como “Pote” durante a madrugada. Várias pessoas acompanharam o desfecho da confusão envolvendo a vítima e o assassino. O crime ocorreu na feira do agricultor da avenida Ana Nery, onde os dois bebiam como amigos íntimos.

Segundo o relatório da polícia, a vítima foi ferida a facadas no pescoço após uma discussão. O agressor foi identificado e apreendido por policiais do 2º Batalhão da PM no Loteamento Amazonas, zona Norte. Além dos vários golpes de faca, a vítima ainda sofreu chutes no rosto e na cabeça. No momento da chegada da ambulância, Perdo agonizava.

De 22 a 25 de janeiro, o 6º Batalhão da Polícia Militar realizou operações em pontos estratégicos nos bairros Perpétuo Socorro, Cabralzinho, Marabaixo III, Santa Rita, Cidade Nova e Centro. Pelo menos, 127 ocorrências de natureza grave e de baixo potencial ofensivo foram atendidas. Segundo relatório divulgado ontem (25), o álcool foi o fator que mais gerou problemas nesse período, inclusive no trânsito com 15 prisões por embriagues ao volante.

Desconhecido: Corpo é encontrado em matagal na área da Unifap

O sargento que atendeu a ocorrência disse que este já é o terceiro corpo a ser desovado naquele local

O corpo foi encontrado ontem à tarde em uma área que pertence à Universidade Federal do Amapá (Unifap) por dois amigos, que cortavam caminho por um ramal localizado atrás das obras do Estádio, que dá acesso ao bairro Zerão. “Ontem passei por aqui e não vi nada, porque já estava escurecendo. Passei rápido e nem percebi. Hoje quando fui passar de novo pra ir pra casa, enxerguei o corpo e chamei a polícia”, relatou o morador.

Conforme os peritos que compareceram ao local, o cadáver apresentava marcas de espancamento no rosto, possivelmente provocadas por pedradas ou pauladas. O corpo estava descamisado e desfigurado pelo avançado processo de decomposição. O sargento que atendeu a ocorrência disse que este já é o terceiro corpo a ser desovado naquele local.

Policiais acreditam que o assassinato pode ter ocorrido há pelo menos dois dias devido ao estado do corpo. “Há muitas pedras em volta do cadáver que podem ter sido usadas no homicídio. Mas só o resultado do exame irá revelar a causa da morte”, declarou o sargento. A porta cédula da vítima ficou jogada ao lado do corpo, junto com uma camisa de cor vermelha e os sapatos. A Polícia acha que ele pode ter sido vítima de latrocínio.

Os policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar e Companhia de Radiopatrulha (CRPM) foram acionados por volta das 13 horas, quando se deslocaram para realizar o isolamento da área, até a chegada dos peritos. Nenhum familiar, amigo ou conhecido da vítima foi até o local para identificar o homem, que tem cor morena e aproximadamente 30 anos. O caso ficará a cargo da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil.
A Polícia acha que ele pode ter sido vítima de latrocínio

Visitante de nº