Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Jornalismo Investigativo requer tempo, recursos financeiros, transporte e tecnologia

Para aqueles que acham fácil escrever matérias policiais, saibam que a editoria se tornou mal vista por uma questão de trajetória. Erros, barrigadas, difamações, informações deturpadas, textos mal escritos e teses sem fundamentação. Esse é um ponto. Por outro lado, trabalhos de investigação dentro do jornalismo requerem tempo, recursos financeiros, transporte e tecnologia. O próprio veículo de comunicação deixa de ofececer estas condições para que o repórter. Por isso, a editoria que todos os colegas sádicos amam, mas não admitem que amam, vem se arrastando ao longo do tempo... estamos aí pra mudar, essa realidade, embora às vezes nos deixamos influenciar pela falta de ética de alguns colegas. Sensacionalismo rima com jornalismo! Tiramos leite de pedra todos os dias...

Major Protásio: "O policial está ali pra decidir se vai morrer ou revidar contra o bandido"

De acordo com oficial da PM, nessas situações, o policial está lá para decidir se vai morrer ou revidar contra o bandido.
Em menos de oito horas, duas trocas de tiro envolvendo polícia e bandidos ocorreram em Macapá. Às 05h30, em um assalto no Distrito de Fazendinha, dois assaltantes levaram a pior no confronto armado com a polícia. Em outra operação, que tinha como objetivo coibir o tráfico de drogas no Muca, um traficante de 20 anos morreu com um tiro no pescoço. Com ele, a polícia encontrou algumas porções de crack e maconha, dinheiro do tráfico e a arma de fogo. O oficial do 1º batalhão da Polícia Militar, major, Protásio, foi incisivo ao dizer que em qualquer abordagem, o policial é orientado a verbalizar e agir com segurança. Mas em caso de reação do bandido, a reação do policial deve ser proporcional.
Às 21horas, uma denúncia anônima chegou a Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes-190). De imediato, uma guarnição chegou ao local para coibir a venda e consumo de substância entorpecente que supostamente ocorria na esquina da rua Hildemar Maia. O traficante, Elton Lima dos Santos, 20 anos, que já havia sido preso pelo artigo 33, recebeu a guarnição a tiros e foi morto com um tiro na cabeça. A bala acertou a região de trás acima do pescoço e atravessou o cérebro da vítima, que morreu na hora. Nos bolsos dele havia algumas porções de substância ilícita e cerca de R$ 155,00 provenientes da comercialização.
De acordo com o major, Protásio, existe uma diferença básica entre um tiro ‘nas costas’ e um tiro ‘pelas costas’. Pelas costas significa dizer que o disparo foi feito mediante ataque, ou seja, o meliante corria em fuga e ao mesmo tempo atirava para trás na direção da guarnição, e foi o que aconteceu. O policial agiu em legítima defesa. Considero que a reação do nosso soldado foi proporcional”, afirmou o oficial.
Ele disse ainda que a orientação dada aos policiais é de agir com segurança nas abordagens e em seguida fazer a busca de entorpecentes e armamento, porém como a polícia foi recebida a tiros, a resposta dada pelo policial foi uma resposta de treinamento. “Ele teve a infelicidade de acertar em região fatal, devido ao movimento do corpo do suspeito. Em confrontos armados entre policiais e criminosos geralmente o tiro policial não é perfeito por se tratar de um corpo em movimento (no caso o corpo do bandido), portanto, o disparo é feito de forma instintiva, não tendo uma mira específica. Ele ta ali pra decidir se vai morrer ou revidar contra o bandido”, disse o major.
Na mesma noite, a segunda troca de tiros aconteceu no distrito da Fazendinha, às 5h30 da madrugada. Dois homens acabavam de assaltar o posto de combustível da rotatória da rodovia Juscelino Kubitscheck, quando foram perseguidos pela guarnição da viatura 222 da Polícia Militar. Durante a fuga, Rômulo Silva de Almeida, 28 anos, indivíduo que estava na garupa da moto, efetuou dois disparos contra a viatura e foi alvejado três vezes. Em ato contínuo, o condutor, Jessé Santos de Araujo, também foi baleado no braço. Ambos foram socorridos por policiais e se encontram em observação.

Visitante de nº