Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Crimes pela internet estão com os dias contados

Por carlos Lima 8121 1391 em 03.08.2008

O novo projeto de lei para crimes praticados pela grande rede considera treze novos crimes - que terão a autoria facilmente identificada

De acordo com um novo projeto de lei – que espera votação na câmara federal - crimes na Internet como, invasões de rede, acessos e divulgações indevidas de dados de pedofilia estão com os dias contados. O novo projeto prevê facilitação na apuração de denúncias e nas investigações e ainda prevê treze novos crimes pela Internet.

Nesta era da informação e da tecnologia, os crimes praticados pela internet são facilmente cometidos. O motivo é certeza do anonimato; o criminoso acredita estar anônimo e nem se preocupa em ser identificado; no entanto essa tranqüilidade pode chegar ao fim com a aprovação da nova lei; o projeto que estabelece os crimes praticados pela grande rede irá facilitar a identificação dos autores; uma vez que os provedores serão obrigados a armazenar informações durante 3 anos para investigações; e se caso descumpriram a lei, serão notificados, podendo pagar multas – que variam de 2 a 100 mil reias.

De acordo com o projeto, treze novos crimes de informática foram tipificados: falsificação de dados eletrônicos ou documentos, divulgação de imagens privadas, roubo de senhas de usuários do comércio eletrônico, difusão de vírus, baixar músicas protegidas pela internet e divulgar ou criar material pornográfico envolvendo crianças;
Especialistas presumem que se aprovado o projeto dará boas possibilidades de se capturar essas pessoas e evitar também que outras comecem a cometer os mesmos crimes, promovendo um melhor uso da internet.

A partir da nova lei, os internautas deverão estar atentos sobre a procedência dos arquivos e conteúdos, tendo em vista que o projeto considera como crime a divulgação de imagens e arquivos protegidos, podendo gerar reflexos criminais e investigações.

Amapaense vive mais e enfrenta maiores dificuldades

Por Carlos Lima 8121 1391

O Direto da Redação foi às ruas para ouvir as dificuldades enfrentadas pelos idosos em Macapá

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro subiu em relação a última pesquisa. As mais recentes demonstram que o número de idosos vem crescendo progressivamente no país. Porém, no Amapá, a terceira idade ainda vem enfrentando muitas dificuldades e maiores transtornos, tendo em vista que faltam alternativas de lazer, serviços e também produtos no mercado voltados a essa faixa etária.

O Direto da Redação foi até algumas das academias de Macapá para saber como está a freqüência dos alunos da terceira idade. A reportagem constatou que muitos idosos estão realmente procurando fazer musculação, alongamento e ginástica aeróbica. “Além de ganhar tônus muscular, eles fazem da academia um local de convivência com amigos da mesma faixa etária”, disse um treinador.

Roberto Rodrigues, de 66 anos, afirma que tem ido à academia de segunda a sexta-feira; e além das aulas de alongamento, pega pesado na musculação. "Desde que comecei a malhar me sinto mais forte e saudável; a sensação que se tem é de estar mais novo, com mais vida; hoje me sinto mais disposto", declarou.

Quem não se sente muito à vontade nas academias pode encontrar na internet uma boa opção para se manter bem informado; além disso, poderá fazer muitos outros amigos pela grande rede. Só o que falta são iniciativas do poder público de incluir os idosos na era da informação, visto que não se pode usar um computador sem antes conhecê-lo. No Amapá o governo não tem possibilitado inclusão digital para idosos; mas seria fundamental oferecer cursos para atendê-los; principalmente, com professores particulares que possam ir até a casa do aluno.
Um dos problemas relacionados aos idosos na Capital vem de longas datas e já foi noticiado no Jornal do Dia.

O desrespeito por parte dos motoristas de ônibus já foi pautado, mas continua ocorrendo com muita freqüência; o transporte público - que deveria ser um benefício a essa faixa etária - vem causando desagrado e irritação. Nas ruas de Macapá, o Direto da Redação ouviu relatos que demonstram o descaso por parte dos motoristas; vários idosos têm reclamado da falta de atenção e desrespeito; segundo declarou Maria de Sousa, “a maioria não tem consideração com os mais velhos; eles se recusam a abrir a porta da frente e chagam a arrancar com ônibus, nos deixando para trás; até parece que nunca tiveram pai e mãe e nunca ficarão velhos”, disse a idosa.
Por outro lado, uma importante iniciativa foi tomada pelo governo atual. Cidadãos do Amapá com mais de 60 anos de idade, hoje podem contar com o Programa “Ver a Vida” – que presta serviços e ações gratuitas para a saúde visual, desde cirurgias até a doação de óculos. O programa funciona, no Hospital das Clínicas, Alberto Lima, no centro de Macapá e disponibiliza seis oftalmologistas para atender os idosos; de acordo com a coordenação do programa, desde que foi implantado, mais de duas mil cirurgias já foram realizadas.

Visitante de nº