Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

"Macapá Folia" de volta à Orla da cidade

Há alguns dias fui passear na Orla da cidade e me deparei com o movimento GLBT- intitulado "Parada gay", e por um momento me perguntei: por que alguém permitiu esse tipo de evento aqui na Orla, já que o Macapá Folia havia sido proibido nesse mesmo local? A verdade é que a legião GLBT sujou a Cidade, atraiu a uma multidão e nós não vimos nenhum tipo de resistência do poder público... Porém dias depois, veio a notícia de que o Macapá folia voltaria a ser realizado na Orla, mas com algumas condições:

O Ministério Público Federal, Estadual e representantes da Prefeitura assinaram um Termo de Compromisso Ambiental que possibilitará a realização do “Macapá Folia 2008”, na Orla da cidade.

O Termo de Compromisso - que toma por base relatórios do Batalhão de Engenharia do Exército - estabelece que o novo percurso seja entre a rotatória da Rua Pedro Lazarino, seguindo em direção ao Complexo Turístico do Araxá. O objetivo da mudança seria a preservação do patrimônio Histórico da Fortaleza.

Durante a divulgação da micareta, a empresa organizadora deverá incluir mensagens que incentivem a proteção e preservação do Rio Amazonas e a limpeza da cidade. Além de instalar baterias de banheiros químicos ao longo do percurso, adotar medidas que proporcionem a limpeza imediata do rio e da orla, ao final de cada dia de evento e instalar 50 novas lixeiras no percurso, que deverão ser doadas à Prefeitura de Macapá após o evento. O Termo de Compromisso prevê multa diária de cinco mil Reais, caso a empresa não cumpra algum dos critérios estabelecidos. O Macapá Folia 2008 será realizado nos dias 28 e 30 de novembro, das 20h e 05h, e terá um enfoque educativo sócio-ambiental.

Você votaria em um candidato com o apelido de Pinóquio?

Sábado, 27 de setembro de 2008.

O TSE divulgou a lista de apelidos de candidatos nestas eleições.

Segundo o Tribunal, mais de 10.500 candidatos se apresentarão nas urnas como professor ou professora antes do nome. Os "Zés" estão em segundo lugar, com cerca de 8.500. Sargentos: 650, Tenentes e Sub-tenentes: mais de 160. haverá também "Abacaxi", "Zebra" e "Melancia".
Os apelidos de candidatos também copiam nomes da política internacional. Dois candidatos se registraram como "Barack Obama" e outros seis como Bin Laden. No esporte, "Pelé" é o primeiro, com cerca de 170 registros, incluindo a versão "Pelezinho". "Zico" vem logo atrás, com pouco mais de 100. Há ainda "Tafarel" e "Zagallo" (aproximadamente dez cada um) e até mesmo dois que aparecem como Zidane". "Dunga" e "Maguila" são mais de 40 e "Tyson", apenas um. No segmento religioso, "Pastor" ou "Pastora" são mais de 1.900. Há também 65 "Bispos" e 130 "Padres". No mundo das celebridades ou do entretenimento, 12 se intitulam "Faustão". "Xuxa" são 30 e "Tiririca" e "Palhaço", 25. Também há registro de 15 "Pinóquios".

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite que os candidatos escolham o nome de urna que desejarem, mas com algumas restrições. A Justiça Eleitoral normalmente indefere os nomes que considera ‘ridículos’ ou que atentem contra o pudor. Também são vetados os casos em que se tente utilizar nomes de instituições públicas, como por exemplo: ‘José dos Correios’ ou ‘João da Petrobras’.

"Feijão", "Arroz", "Macarrão", "Barata", "Mosquito", "Abelha". "Zebra", "Burro", "Boi" e "Vaca" também aparecem...

O que seria ridículo no entendimento do TSE?

TSE - Aprovado o envio de tropas para mais quatro municípios do Amapá

Sábado, 23 de setembro de 2008.

Com a aprovação do envio de forças federais para mais quatro municípios do estado do Amapá, sobe para 122 o número de autorizações concedidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o reforço na segurança durante o primeiro turno das eleições, em 5 de outubro.
Os pedidos por tropas federais foram feitos pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de 12 estados entre eles o TRE do Amapá (TRE-AP), onde os municípios de Calçoene, Santana, Tartarugalzinho e Pedra Branca do Amapá contarão com reforço na segurança.
Já com relação ao município do Oiapoque não foi solicitada a presença das tropas. O pedido do TRE-AP era referente apenas a um apoio logístico para transporte de urnas e equipamentos. Até agora o TSE aprovou o envio de forças federais para 82 municípios do Pará, 32 do Amazonas, quatro do Amapá, 2 municípios do Tocantins e dois de Alagoas.

PF prende suspeitos de cobrar R$ 1 milhão de candidato para adulterar resultado da eleição

Sábado, 27 de setembro de 2008

Sexta-feira, à noite, a Polícia Federal prendeu três pessoas suspeitas de cobrar R$ 1 milhão de um candidato a prefeito em Porto Velho (RO). O serviço seria adulterar o resultado das eleições. Segundo Hamilton Casara (PSDB) --1% das intenções de voto na última pesquisa Ibope-- os detidos o procuraram dizendo que poderiam inserir um vírus nas urnas eletrônicas que transferiria os votos de outros candidatos para ele.

Visitante de nº