Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Você votaria em um candidato com o apelido de Pinóquio?

Sábado, 27 de setembro de 2008.

O TSE divulgou a lista de apelidos de candidatos nestas eleições.

Segundo o Tribunal, mais de 10.500 candidatos se apresentarão nas urnas como professor ou professora antes do nome. Os "Zés" estão em segundo lugar, com cerca de 8.500. Sargentos: 650, Tenentes e Sub-tenentes: mais de 160. haverá também "Abacaxi", "Zebra" e "Melancia".
Os apelidos de candidatos também copiam nomes da política internacional. Dois candidatos se registraram como "Barack Obama" e outros seis como Bin Laden. No esporte, "Pelé" é o primeiro, com cerca de 170 registros, incluindo a versão "Pelezinho". "Zico" vem logo atrás, com pouco mais de 100. Há ainda "Tafarel" e "Zagallo" (aproximadamente dez cada um) e até mesmo dois que aparecem como Zidane". "Dunga" e "Maguila" são mais de 40 e "Tyson", apenas um. No segmento religioso, "Pastor" ou "Pastora" são mais de 1.900. Há também 65 "Bispos" e 130 "Padres". No mundo das celebridades ou do entretenimento, 12 se intitulam "Faustão". "Xuxa" são 30 e "Tiririca" e "Palhaço", 25. Também há registro de 15 "Pinóquios".

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite que os candidatos escolham o nome de urna que desejarem, mas com algumas restrições. A Justiça Eleitoral normalmente indefere os nomes que considera ‘ridículos’ ou que atentem contra o pudor. Também são vetados os casos em que se tente utilizar nomes de instituições públicas, como por exemplo: ‘José dos Correios’ ou ‘João da Petrobras’.

"Feijão", "Arroz", "Macarrão", "Barata", "Mosquito", "Abelha". "Zebra", "Burro", "Boi" e "Vaca" também aparecem...

O que seria ridículo no entendimento do TSE?

0 comentários

Visitante de nº