Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Imposto de Renda

O fim do ano está chegando e essa é a hora de procurar os documentos para declarar o IR 2010. Especialistas recomendam que os comprovantes de despesas com educação, saúde e empregadas domésticas, sejam guardados para que possam ser abatidas na declaração.

Outra dica importante é para os profissionais autônomos, que possuem diversas fontes de renda. Esses devem declarar o IR pelo carnê-leão, a cada mês, pois quem não fizer dessa maneira está sujeito à multa. Assim como os que não entregarem a declaração no prazo estabelecido pela Receita Federal. Ana Garnier

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO FORMA NOVOS TECNICOS APTOS PARA DESENVOLVER O ATLETISMO NO AMAPÁ.

A Confederação Brasileira de Atletismo em parceria com a Federação de Atletismo do Amapá realizou nos dias 1º a 7 de setembro em Macapá, na faculdade FAMA,Curso para Técnicos de Atletismo, ministrado pelos professores: Marcelo Freitas e Neilton Moura.
Contou inicialmente, com a participação de 37 professores e acadêmicos de Ed. Física, finalizando com a aprovação de 24 novos técnicos , aptos a desenvolver o atletismo amapaense, sendo um dos primeiros passos para desenvolver o Atletismo Amapaense em suas modalidades: saltos, arremessos, lançamentos e corridas. Agradecimentos aos parceiros: CAIXA, Faculdade FAMA, UVA, COMEL, SEDEL e a toda imprensa que divulga nossos eventos. (Valda Oliveira de Barros. Presidente da FAAp)

NOVA CPMF: DIFÍCIL DE CRIAR; FÁCIL DE AUMENTAR

por Paulo G. M. de Moura

Conforme se poderia esperar de alguém que se vangloria de inchar a máquina pública com se isso nos ajudasse a sair da crise, Lula prepara a criação de dois novos impostos, aproveitando-se da queda de arrecadação resultante do desaquecimento da economia. A nova CPMF, batizada de CSS, e o imposto de livro, deveriam, conforme a retórica fiscal, financiar o combate à gripe AH1N1, e a criação de um fundo de incentivo à leitura. Lula aproveita-se do impacto da crise sobre os cofres das prefeituras e governos estaduais para transferir o ônus da medida impopular. Talvez o ano eleitoral nos salve do assalto oficial, mas, dado o alinhamento da classe política com Lula, e o interesse corporativo dos políticos nos cofres públicos, não será surpresa se o novo assalto do governo ao nosso bolso for aprovado. A esperança de que essas medidas não passem está na mobilização da opinião pública. Em 2005 o Brasil assistiu emergir um movimento nacional contra a derrama fiscal que ganhou evidência com a reação social à MP 232. Aquele movimento, no entanto, já vinha se esboçando de forma desarticulada em vários pontos do país. Sua base social se compunha de entidades representativas do meio empresarial e de segmentos da classe média, essa última em geral representada por entidades associativas de profissionais liberais. Empresários e profissionais liberais têm em comum o fato de cultivarem relativa independência do Estado, não obstante arcarem com o grosso dos impostos que sustentam a máquina pública, sem, no entanto, usufruírem os benefícios correspondentes.

Dr. Paulo G. M. de Moura - Consultoria em Comunicação & Análise Política
www.professorpaulomoura.com.br

Projeto do FIES deve ser votado nesta semana

O Deputado Federal Paulo Pimenta (PT-RS) aguarda para esta semana, na Câmara dos Deputados, a votação do Projeto de Lei, encaminhado pelo Governo Federal, que trata das novas regulamentações do FIES. Em conversa com Pimenta, o relator do projeto, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), acatou as propostas do parlamentar gaúcho, que estende a redução dos juros de 3,5% a todos os contratos do FIES, e a medida que propõe isenção da dívida para pessoas que contraíram doenças degenerativas.
Mais uma vez, Pimenta destacou a questão dos juros retroativos como item mais importante a ser debatido no Projeto e lembrou que essa será uma vitória do Movimento Fies Justo, que chamou atenção da sociedade brasileira para a distorção financeira que vinha sendo cometida. “O fundo estudantil, ao longo dos anos, revelou-se oneroso para quem fez uso do financiamento, criaram-se dívidas impagáveis. Estou confiante que será encontrada uma solução para os antigos contratos, cerca de 600 mil”, defendeu Pimenta. www.paulopimenta.com.br

Audiência publica discute rumos do cooperativismo no Amapá

A Assembleia Legislativa (AL) do Amapá realiza nesta quinta-feira, 10, uma audiência pública para debater a questão do cooperativismo no Amapá. A proposição foi apresentada pelo deputado estadual Manoel Mandi (PV), um dos principais defensores desse sistema no Estado.

Mandi explicou que o objetivo do evento é buscar uma maior integração entre todos os setores envolvidos com o cooperativismo no Amapá, principalmente os governamentais, seja federal, estadual ou municipal.

Visitante de nº