Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Doação de SangueCampanha “Doa Mulher” promovida pelo Hemoap termina hoje

O objetivo é conquistar a participação feminina em maior número, para que elas possam se tornar multiplicadoras no ato da doação. Esta campanha acontece mensalmente, em todo território nacional.

Por Ruanne Lima/jornal a Gazeta

Em todos os cantos do Brasil existem pessoas que necessitam de uma doação de sangue, mas infelizmente muitos não a recebem quando mais precisam. A causa dos baixos índices de doação é apontada pela falta de conscientização e conhecimento de alguns brasileiros. Pesquisas comprovam que apenas 1,5% da população doam sangue. Atualmente, juntando todos os principais hospitais do país, são necessários mais de seis mil litros de sangue, diariamente.

Desde ontem, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), tem promovido a campanha “Doa Mulher”, que tem como objetivo conquistar a participação feminina em maior número, para que elas possam se tornar multiplicadoras no ato da doação. Esta campanha acontece mensalmente, em todo território nacional. A meta é atender 100 mulheres, ou conquistar 30% da população feminina do estado. O Amapá está em primeiro lugar no ranking de maior índice de doação feminina, com 35% da população local.

Segundo a coordenadora estadual da campanha, Doralice Guedes, é muito importante a participação da mulher, pois estatísticas comprovam que as mulheres são mais saudáveis e cuidadosas que os homens. “A mulher tem conquistado cada vez mais o seu espaço em todos os seguimentos da sociedade e, esta campanha quer justamente valorizar a participação feminina em um ato tão importante que é a doação de sangue”, destacou.

Maria da Luz tem 30 anos de idade e é doadora há mais de cinco anos. Ela afirma que doar sangue é doar vida e que qualquer pessoa pode precisar em algum momento de sua vida. “Ajudar as pessoas, sem se importar com raça, classe social, nível de conhecimento, é um ato de amor. Na minha família eu e meu irmão somos doadores”, afirmou.

A doação de sangue consiste em um ato voluntário de permitir a retirada do seu próprio sangue para beneficiar outras pessoas que precisam. Infelizmente ainda não foi encontrado nenhum substituto para o sangue, ou seja, é um tecido de extrema importância e valor. O indivíduo ao doar sangue não apresenta nenhuma manifestação corpórea. Os cuidados após a coleta são: evitar dobrar o braço pelo qual o sangue foi retirado, evitar esforço físico no dia da coleta, manter o curativo por até quatro horas, não fumar nas primeiras duas horas e não ingerir bebidas alcoólicas nas próximas doze horas.

A bolsa que recebe o sangue retirado é encaminhada ao fracionamento, onde será separada em até quatro componentes, como as hemácias, plasmas, plaquetas e fatores de coagulação, que em seguida são levados ao local onde serão armazenados até que sua utilização seja necessária. A campanha “Doa Mulher” termina hoje, e quem quiser ser doador pode ir até o Hemoap, no horário das 7h às 12h.

Legenda 1Doralice Guedes afirma que 35% das mulheres amapaenses são doadoras de sangue
Legenda 2: Maria da Luz é doadora há mais de cinco anos
Fotos: Ruanne Lima/a Gazeta

TJAP promove mais uma edição do Projeto Casamento Comunitário 2010

A Justiça do Amapá através do projeto “Casamento Comunitário” realizou 51ª edição e a 1ª a ser realizada no Município de Oiapoque. Tudo foi preparado com muito desvelo, dedicação e carinho. Afinal, a festa era dupla: o casamento de 61 casais e o aniversário de 65 anos da cidade.

As equipes entraram madrugada a dentro para deixar um ambiente que qualquer noiva sonhou. Os casais, vestidos como a ocasião exige, se mostravam nervosos, rindo à toa, procurando sempre o melhor ângulo para fazer a foto perto do bolo de casamento. O sol que estava sumido há algum tempo, resolveu aparecer com todo brilho que lhe é peculiar na fronteira do Brasil.
A cerimônia se realizou às marges do caudaloso rio Oiapoque, palco de tantas discussões, e que agora dava lugar à união, compreendida na sua expressão máxima. Por certo o explorador Vincent Pinzon jamais imaginou que ali, nas margens daquele rio, antes inóspito, iria se desenvolver uma civilização, que cinco séculos depois estaria em momento de festa por um casamento comunitário.

Ao som da marcha nupcial os casais adentraram para formalizar a união de tantos anos e dizer o tão esperado “sim”.Na ocasião o coordenador do Projeto Juiz Heraldo Costa ao dar início a cerimônia desejou felicidades aos noivos.

Até a última edição do Projeto, ocorrida no dia 21 de dezembro de 2009, no Município de Santana, foram oficializadas 8.820 uniões matrimoniais, sendo 4.764. A meta para o ano de 2010, é unir 1.760 casais, nos Municípios de Oiapoque, Cutias, Itaubal do Piririm, Ferreira Gomes, Vitória do Jari, Macapá e Santana.

O evento contou com o apoio do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Governo do Estado do Amapá (GEA), Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS), Ministério Público do Estado (MPE) e Prefeitura do Município de Oiapoque. (Fonte: Tjap)

Polícia faz cinco apreensões de crack em menos de uma semana

A Polícia Civil, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e as unidades de bairro da Polícia Militar vêm otimizando a fiscalização sobre as áreas de tráfico de Macapá e Santana. Em cinco dias, foram feitas cinco apreensões e seis prisões em flagrante

A polícia tem feito rondas e ações constantes de buscas e apreensões de drogas e envolvidos no tráfico em diversos pontos de Macapá e Santana. As ações da PM são executadas em paralelo ao trabalho de investigação da Polícia Civil, que também vem monitorando as principais áreas de tráfico da capital. Só esta semana, o trabalho das duas policiais já resultou em cinco apreensões de crack e seis prisões em flagrante. Todos os envolvidos foram indiciados por tráfico ou associação ao tráfico e em seguida encaminhados à penitenciária do estado (Iapen).

A maior apreensão da semana é fruto de operação deflagrada pela Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), comandada pelo delegado Sidney Leite, com apoio operacional do Agrupamento Aéreo da Polícia Civil (GTA), coordenado pelo delegado Celso Pacheco. Mais de 600 gramas de crack, embalados em 12 papelotes prontos para comercialização, foram apreendidos, no bairro Perpétuo Socorro, na última quarta-feira (26) pela manhã. O ponto estourado fica em uma região conhecida popularmente como “Caesinha”.

Não é a primeira vez que a polícia realiza batida nessa área. Há bastante tempo, o intenso tráfico vem desafiando as autoridades e aumentando os índices de criminalidade no Perpétuo Socorro e bairros adjacentes. Nos últimos anos, cresceram os caos de assaltos a transeunte e furto à residência. Segundo a polícia, a maioria dos crimes é praticada por usuários de crack na busca pelo sustento do vício. As diligências desta quarta na “Caesinha” iniciaram por volta de 7h30 da manhã com a execução de mandado de busca e apreensão na casa de Josiel do Carmo Feitosa, que foi preso ainda pela manhã em área de ponte do bairro Pantanal, na zona Norte da cidade.

Josiel era considerado um dos principais traficantes da região da “Caesinha” e recebia grandes quantidades da droga para serem comercializadas. Há mais de um mês, a polícia vinha colhendo informações sobre ele através de investigadores. O Batalhão de Operações Especiais (Bope) e as unidades operacionais também vêm otimizando a fiscalização sobre essas áreas de tráfico principalmente na capital Macapá. Em outra operação, uma guarnição do 1º Batalhão prendeu em flagrante no bairro do Zerão o Luan Cardoso Machado, de 19 anos, com dez pedras de crack.

Na última segunda-feira (24), o Batalhão de Operações Especiais apreendeu 28 pedras de crack em uma casa no bairro Pacoval. A operação foi deflagrada após uma denúncia anônima via Ciodes-190. Gilson da Silva Costa, de 29 anos, e Maria Renata Mendes, de 28, foram presos em flagrante na residência de número 841 na rua Mato Grosso por volta de 19h35.

Policiais do 4º batalhão da PM de Santana apreenderam durante uma perseguição de roubo 23 porções de crack. A central de operações de Santana recebeu denúncia sobre esconderijo de dois homens suspeito de assaltar uma empresária na saída de uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF). No local citado na denúncia, Aldenor Ferreira dos Santos, 35 anos, foi flagrado durante averiguação e conduzido à 1ª DP onde foi enquadrado no art. 33.

Na última quarta (26), o mecânico Maicon Luis Ataíde Martins, de 19 anos, foi preso em flagrante no centro da cidade transportando 26 perdas de crack durante a madrugada. A guarnição comandada pelo sargento Rosivaldo do 6º Batalhão da PM foi acionada por volta de 1 hora após denúncia anônima via Ciodes sobre arrombamento de veículo na avenida Mendonça Furtado Esquina com rua Tiradentes. Durante averiguação nos suspeitos, o material foi localizado.

O crack é uma droga mortal que tem se alastrado rapidamente por todo o estado do Amapá. Ele é um derivado da planta de coca, feito a partir da sobra do refinamento da “Merla”, que é considerada o “lixo” da cocaína. O surgimento do crack se deu no início da década de 80. O fumo do crime se deu a partir da criação da base de coca batizada como livre. Atualmente, o consumo do crack no Brasil é maior que o da cocaína e da Maconha, por ser mais acessível e de baixo custo, todavia, seus efeitos duram menos. A ação estimulante do crack provoca a dependência física e a terrível ação sobre o sistema nervoso central e cardíaco provoca a morte.

Devido à sua ação sobre o sistema nervoso central, o crack gera aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremores, excitação, maior aptidão física e mental. Os efeitos psicológicos são euforia, sensação de poder e aumento da auto-estima. A dependência se constitui em pouco tempo no organismo. Se inalado junto com o álcool, o crack aumenta o ritmo cardíaco e a pressão arterial o que pode levar a resultados letais.

Funcionária de agência financeira perde R$ 20 mil em assalto

Bandidos armados estão agindo impunemente em frente às agências bancárias do centro da cidade. Na última quarta-feira (26), a funcionária de uma empresa financeira faria um depósito na Caixa Econômica Federal (CEF) por volta das 17 horas quando foi abordada por um assaltante. Segundo a polícia, R$ 20 mil foi o valor roubado pelos meliantes, que fugiram de moto.
A vítima foi seguida pelos dois elementos desde o seu local de trabalho até a agência da Caixa Econômica onde pretendia realizar o depósito. Eles anunciaram o roubo no momento em que ela se preparava para adentrar na agência. Um dos homens que trajava camisa social preta e calça jeans se aproximou e apontou a arma em direção da vítima, que não reagiu.

Segundo testemunhas, dois homens de estatura mediana e cor branca foram vistos fugindo em alta velocidade em uma moto Titam preta. A polícia não tem dúvidas de que os dois criminosos gozavam de informações privilegiadas sobre a movimentação de valores da agência BV financeira. A ocorrência foi repassada às viaturas de área do 6º Batalhão e do Batalhão de Radiopatrulhamento (BRPM) através do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), mas ninguém foi preso. Até agora, a polícia não tem pistas dos criminosos.

Visitante de nº