Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Doação de SangueCampanha “Doa Mulher” promovida pelo Hemoap termina hoje

O objetivo é conquistar a participação feminina em maior número, para que elas possam se tornar multiplicadoras no ato da doação. Esta campanha acontece mensalmente, em todo território nacional.

Por Ruanne Lima/jornal a Gazeta

Em todos os cantos do Brasil existem pessoas que necessitam de uma doação de sangue, mas infelizmente muitos não a recebem quando mais precisam. A causa dos baixos índices de doação é apontada pela falta de conscientização e conhecimento de alguns brasileiros. Pesquisas comprovam que apenas 1,5% da população doam sangue. Atualmente, juntando todos os principais hospitais do país, são necessários mais de seis mil litros de sangue, diariamente.

Desde ontem, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), tem promovido a campanha “Doa Mulher”, que tem como objetivo conquistar a participação feminina em maior número, para que elas possam se tornar multiplicadoras no ato da doação. Esta campanha acontece mensalmente, em todo território nacional. A meta é atender 100 mulheres, ou conquistar 30% da população feminina do estado. O Amapá está em primeiro lugar no ranking de maior índice de doação feminina, com 35% da população local.

Segundo a coordenadora estadual da campanha, Doralice Guedes, é muito importante a participação da mulher, pois estatísticas comprovam que as mulheres são mais saudáveis e cuidadosas que os homens. “A mulher tem conquistado cada vez mais o seu espaço em todos os seguimentos da sociedade e, esta campanha quer justamente valorizar a participação feminina em um ato tão importante que é a doação de sangue”, destacou.

Maria da Luz tem 30 anos de idade e é doadora há mais de cinco anos. Ela afirma que doar sangue é doar vida e que qualquer pessoa pode precisar em algum momento de sua vida. “Ajudar as pessoas, sem se importar com raça, classe social, nível de conhecimento, é um ato de amor. Na minha família eu e meu irmão somos doadores”, afirmou.

A doação de sangue consiste em um ato voluntário de permitir a retirada do seu próprio sangue para beneficiar outras pessoas que precisam. Infelizmente ainda não foi encontrado nenhum substituto para o sangue, ou seja, é um tecido de extrema importância e valor. O indivíduo ao doar sangue não apresenta nenhuma manifestação corpórea. Os cuidados após a coleta são: evitar dobrar o braço pelo qual o sangue foi retirado, evitar esforço físico no dia da coleta, manter o curativo por até quatro horas, não fumar nas primeiras duas horas e não ingerir bebidas alcoólicas nas próximas doze horas.

A bolsa que recebe o sangue retirado é encaminhada ao fracionamento, onde será separada em até quatro componentes, como as hemácias, plasmas, plaquetas e fatores de coagulação, que em seguida são levados ao local onde serão armazenados até que sua utilização seja necessária. A campanha “Doa Mulher” termina hoje, e quem quiser ser doador pode ir até o Hemoap, no horário das 7h às 12h.

Legenda 1Doralice Guedes afirma que 35% das mulheres amapaenses são doadoras de sangue
Legenda 2: Maria da Luz é doadora há mais de cinco anos
Fotos: Ruanne Lima/a Gazeta

0 comentários

Visitante de nº