Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Polícia faz cinco apreensões de crack em menos de uma semana

A Polícia Civil, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e as unidades de bairro da Polícia Militar vêm otimizando a fiscalização sobre as áreas de tráfico de Macapá e Santana. Em cinco dias, foram feitas cinco apreensões e seis prisões em flagrante

A polícia tem feito rondas e ações constantes de buscas e apreensões de drogas e envolvidos no tráfico em diversos pontos de Macapá e Santana. As ações da PM são executadas em paralelo ao trabalho de investigação da Polícia Civil, que também vem monitorando as principais áreas de tráfico da capital. Só esta semana, o trabalho das duas policiais já resultou em cinco apreensões de crack e seis prisões em flagrante. Todos os envolvidos foram indiciados por tráfico ou associação ao tráfico e em seguida encaminhados à penitenciária do estado (Iapen).

A maior apreensão da semana é fruto de operação deflagrada pela Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), comandada pelo delegado Sidney Leite, com apoio operacional do Agrupamento Aéreo da Polícia Civil (GTA), coordenado pelo delegado Celso Pacheco. Mais de 600 gramas de crack, embalados em 12 papelotes prontos para comercialização, foram apreendidos, no bairro Perpétuo Socorro, na última quarta-feira (26) pela manhã. O ponto estourado fica em uma região conhecida popularmente como “Caesinha”.

Não é a primeira vez que a polícia realiza batida nessa área. Há bastante tempo, o intenso tráfico vem desafiando as autoridades e aumentando os índices de criminalidade no Perpétuo Socorro e bairros adjacentes. Nos últimos anos, cresceram os caos de assaltos a transeunte e furto à residência. Segundo a polícia, a maioria dos crimes é praticada por usuários de crack na busca pelo sustento do vício. As diligências desta quarta na “Caesinha” iniciaram por volta de 7h30 da manhã com a execução de mandado de busca e apreensão na casa de Josiel do Carmo Feitosa, que foi preso ainda pela manhã em área de ponte do bairro Pantanal, na zona Norte da cidade.

Josiel era considerado um dos principais traficantes da região da “Caesinha” e recebia grandes quantidades da droga para serem comercializadas. Há mais de um mês, a polícia vinha colhendo informações sobre ele através de investigadores. O Batalhão de Operações Especiais (Bope) e as unidades operacionais também vêm otimizando a fiscalização sobre essas áreas de tráfico principalmente na capital Macapá. Em outra operação, uma guarnição do 1º Batalhão prendeu em flagrante no bairro do Zerão o Luan Cardoso Machado, de 19 anos, com dez pedras de crack.

Na última segunda-feira (24), o Batalhão de Operações Especiais apreendeu 28 pedras de crack em uma casa no bairro Pacoval. A operação foi deflagrada após uma denúncia anônima via Ciodes-190. Gilson da Silva Costa, de 29 anos, e Maria Renata Mendes, de 28, foram presos em flagrante na residência de número 841 na rua Mato Grosso por volta de 19h35.

Policiais do 4º batalhão da PM de Santana apreenderam durante uma perseguição de roubo 23 porções de crack. A central de operações de Santana recebeu denúncia sobre esconderijo de dois homens suspeito de assaltar uma empresária na saída de uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF). No local citado na denúncia, Aldenor Ferreira dos Santos, 35 anos, foi flagrado durante averiguação e conduzido à 1ª DP onde foi enquadrado no art. 33.

Na última quarta (26), o mecânico Maicon Luis Ataíde Martins, de 19 anos, foi preso em flagrante no centro da cidade transportando 26 perdas de crack durante a madrugada. A guarnição comandada pelo sargento Rosivaldo do 6º Batalhão da PM foi acionada por volta de 1 hora após denúncia anônima via Ciodes sobre arrombamento de veículo na avenida Mendonça Furtado Esquina com rua Tiradentes. Durante averiguação nos suspeitos, o material foi localizado.

O crack é uma droga mortal que tem se alastrado rapidamente por todo o estado do Amapá. Ele é um derivado da planta de coca, feito a partir da sobra do refinamento da “Merla”, que é considerada o “lixo” da cocaína. O surgimento do crack se deu no início da década de 80. O fumo do crime se deu a partir da criação da base de coca batizada como livre. Atualmente, o consumo do crack no Brasil é maior que o da cocaína e da Maconha, por ser mais acessível e de baixo custo, todavia, seus efeitos duram menos. A ação estimulante do crack provoca a dependência física e a terrível ação sobre o sistema nervoso central e cardíaco provoca a morte.

Devido à sua ação sobre o sistema nervoso central, o crack gera aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremores, excitação, maior aptidão física e mental. Os efeitos psicológicos são euforia, sensação de poder e aumento da auto-estima. A dependência se constitui em pouco tempo no organismo. Se inalado junto com o álcool, o crack aumenta o ritmo cardíaco e a pressão arterial o que pode levar a resultados letais.

0 comentários

Visitante de nº