Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

CEA inicia Semana de Prevenção de Acidentes


Por Carlos Lima em 26.08.08

O principal objetivo é a integração dos trabalhadores e a reflexão sobre os riscos no local de trabalho

Na manhã de Terça-feira (26), a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) deu inicio a VII edição da Semana Interna de Saúde e Prevenção de Acidentes (Sispat). O evento – que vai até a próxima sexta-feira (29) - visa conscientizar os trabalhadores sobre os riscos no local de trabalho, oferecendo ainda a oportunidade de levar a reflexão também para o ambiente familiar.

De acordo com o Presidente da Companhia, Josimar Peixoto, a Sispat vem se fortalecendo a cada ano, com reflexos positivos dentro da empresa. “Cada vez mais, nós estamos refletindo sobre esse assunto, já que o nosso trabalho é de alto risco e é importante que os funcionários tenham essa consciência, principalmente neste momento de renovação da CEA”, declarou Josimar, acrescentando que é fundamental também levar a conscientização para o ambiente familiar.

Na terça-feira, a programação iniciou com palestra sobre prevenção de acidentes e dependência química; orientada pelo Dr. Rosano Barata, do Centro de Atenção Psico-social – álcool e drogas; e outra sobre DST e AIDS ministrada pela Dra. Maria de Nazaré Farias, da Secretaria de Saúde do estado; no mesmo dia, houve ainda debates e apresentações musicais e teatrais.

Várias outras formas de conscientização e motivação dos funcionários serão trabalhadas ao longo da semana; dentre elas, palestras sobre meio ambiente, esportes, qualidade de vida e trânsito. Paralelas a isso, serão realizadas atividades esportivas como, futsal, futebol Society, Vôlei e Natação, e ainda, uma campanha de vacinação contra Rubéola, Febre Amarela, Hepatite e Tétano - que será realizada no período da manhã durante toda a semana.

A Semana Interna de Saúde e Prevenção de Acidentes é uma iniciativa da Companhia de Eletricidade do Amapá em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). O intuito é integrar e conscientizar os funcionários sobre a importância de conservar a saúde e a integridade física no local de trabalho.

Carlos Lima
Assessoria de Comunicação CEA - 3212-1365

Amapá já possui Banda Larga, diz BNO e NTC

Por Carlos Lima em 26.08.08

A mídia amapaense vem noticiando a falta de Banda Larga no estado do Amapá. Segundo o Prodap (Processamentos de Dados do Amapá) – o estado terá Banda Larga a partir de 2009; no entanto a BNO e a NTC (Provedores de internet - que operam no estado) dizem que o Amapá já possui Banda Larga.
De acordo com Fábio Renato, da BNO, há dez anos, 56kbps era a velocidade limite para as linhas telefônicas; hoje toda tecnologia que ultrapassou essa velocidade é considerada de Banda Larga. De acordo com o Alaelson Tatsch, da NTC, o meio - para se levar banda larga até a casa do usuário - já existe mais não é utilizado devido ao monopólio da Oi-telemar e outras empresas (Proprietárias da rede). " O que o Amapá não tem é um meio que seja utilizado para promover concorrência com maior largura de banda e custo baixo, por isso nós estamos investindo nesse projeto de uma rede própria”, afirmou Alaelson.
Eles ressaltam que o projeto de criação de uma rede própria partiu do monopólio dessas empresas sobre o mercado e também pelo alto custo da única tecnologia utilizada atualmente no Amapá. Para se ter uma idéia são necessários 100 milhões de dólares para desenvolver um satélite e mandá-lo para operar; a vida útil é de 10 anos; e por isso, as empresas que possuem a concessão dessas redes de telecomunicação estimam valores 20 vezes maiores do que das tecnologias terrestre - os provedores compram caro e inevitavelmente vendem caro - tendo em vista que poderia, o valor, ser muito menor.
A Rede de telecomunicação - que poderia levar internet mais barata à população - está em poder da Oi-Telemar, mas não é disponibilizada aos provedores em razão do Amapá não possuir demanda para lucros imediatos a essas empresas e por políticas de monopólio de mercado também. Tendo em vista essa situação, os empresários resolveram investir no projeto de uma rede de telecomunicação terrestre própria - que parte do Marajó até o Amapá. Essa iniciativa vai viabilizar o acesso a internet com largura de banda muito maior e a um baixo custo.
O único meio utilizado atualmente para atender a mais de10 mil usuários é por meio de satélite, e isso é caro! Por isso só tem alta Largura de banda quem pode pagar por ela! Mas tem quem pague! Por tanto Amapá tem Banda Larga!

Ai meu ai. salve-se quem puder!

Por Crisler Samara em 26.08.08

Do ninho de cobras para o mundo: a liberdade de imprensa!

Era uma vez...

...um veículo de comunicação que há 21 anos se tornou o pioneiro no jornalismo impresso, num pequeno Estado do Brasil às margens do rio Amazonas.
De fato, como em tudo na vida, este jornal também passou por momentos de sucessos e de fraquezas e como um guerreiro já em pleno século XXI, superou crises, conquistou objetivos, ultrapassou barreiras e entre pérolas e carvões, conseguiu os aparatos que todos buscam, pois a peneira já não estava tão furada.
No entanto, uma batalha vencida cegou a ninhada, e aos poucos o pioneiro perde o respaldo popular. Pode ser piegas, mas como diz nos contos: em toda família existe um patinho feio. Só que neste caso, meus caros, a situação é diferente, ao contrário da historinha de desenho animado este patinho feio não muda e, além disso, destrói o resto da família por achar que é dono do poder. Engana-se aquele que não percebe a ilha que o cerca.

Aí gritamos: salve-se quem pudeeeeeer! Afinal acredito sim que naquele ninho do qual escapei ainda restam sobreviventes, alguns já foram picados, outros têm o antídoto e alguns pensam que são cria da cobra, e realmente não deixam de ser, mas mal sabem que estão sendo alimentados para em seguida serem engolidos. Outros foram engolidos em seguida vomitados e depois picados novamente.

Era uma vez... Um jornal que tinha tudo para ser o melhor; era uma vez um jornal onde havia trabalho em equipe; era uma vez um jornal impresso que tinha respeito pelos profissionais; Era uma vez um jornal que era pauta para os demais veículos de comunicação; era uma vez JD.
Uma vez que um profissional é alvo de zombaria tanto pelo meio jornalístico quanto pela população, automaticamente a eficácia do veículo de comunicação está indo para lama, afinal de contas, são os colaboradores, que constroem a imagem do Jornal.

Não sou anarquista, mas tenho que admitir: o Jornal do Dia sem a direção que tem hoje seria bem melhor. Se o objeto jornal tivesse vida, iria ficar puto por ser dirigido por uma pessoa que enfraquece todos os méritos do impresso conquistados pelos outros diretores, os quais levantaram os esteios da casa para uma criatura derrubar. É verdade... O fracassado também tem sua vez de liderar.

Um Jornal não passa a ter credibilidade pelo papel propriamente dito, são os profissionais, a classe operária que tem amor ao trabalho e que por prazer e responsabilidade social, exalta a competência, o compromisso de informar fatos relevantes para a população que não é cega e nem burra.

A falta de ética da diretora do Jornal do Dia, só pode demitir, mas não faz perder o caráter, o profissionalismo, a capacidade dos jornalistas que foram injustiçados.
Uma coisa é certa, de nada adianta ter a máquina se não souber operá-la! Desta forma clamamos: AI MEU AI. SALVE-SE QUEM PUDER!

Visitante de nº