Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Polícia Federal fará reunião para credenciar instrutores de armamento e tiro

No dia 15 de outubro, no auditório da Justiça Federal – SeçãoJudiciária do Amapá, localizado na av. fab, 1734, centro, haverá umareunião para apresentação dos parâmetros que serão exigidos por ocasião docredenciamento de instrutores de armamento e tiro junto à Polícia Federal.Os interessados em obter o credenciamento podem participar da reunião. O objetivo do credenciamento é selecionar profissionais que atuarão nainiciativa privada, em instruções de armamento e tiro, como escolas devigilância privada e na aplicação de provas de registro de armas defogo. Os profissionais selecionados farão uma prova em data prevista noperíodo de 25 a 29 de janeiro de 2010.A prova a ser aplicada constará de quatro avaliações: escrita, oral,prática de montagem e desmontagem de arma, e prática em estande de tiro. Cada avaliação terá caráter eliminatório, com nota mínima de sete pontospara passar. Quanto aos instrutores já credenciados, as portarias expedidas quevencerem até a data de realização da prova serão revalidadas por 90 dias. Comunicação Social SR/DPF/AP

Latrocínio contra o Marchante: Esposa confessa co-autoria e diz ter planejado vários assaltos contra o marido

Na manhã de ontem, Núbia foi indiciada pela co-autoria na morte de Mauro durante um Latrocínio no bairro Pacoval.

O marchante, Raimundo Mauro de Sousa Silva, 53 anos, morto em Latrocínio no último dia 28, pode ter sido vítima de pelo menos oito assaltos planejados pela esposa, Núbia Sheyla da Silva do Rosário, de 27 anos. Na manhã de ontem, a acusada prestou depoimento à Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (DECCP) e confessou ter planejado o roubo que vitimou o marchante dentro de sua residência no bairro Pacoval. De acordo com o delegado responsável, Celso Augusto Pacheco, ela será indiciada por co-autoria no Latrocínio e Formação de Quadrilha.

Em depoimento, ela disse que esquematizou o crime uma semana antes, mas afirmou que a morte não era para acontecer. A Polícia Civil também investiga a participação dela em oito assaltos contra Raimundo Mauro, dos quais, apenas dois foram confessados. Núbia foi chamada para depor dois dias após o crime e teria prestado informações que não batiam com o laudo da Polícia técnico-científica (Politec).

Novas testemunhas foram ouvidas e apontavam núbia como co-autora (mandante) do Latrocínio. Segundo o delegado, pelo menos, cinco pessoas estão envolvidas no crime. Na manhã de ontem, ela confessou ter facilitado a entrada do executor na residência minutos antes à chegada do marido. Segundo as investigações, no dia do crime, Núbia ligou para o marido por volta de 18h30 pedindo para que ele viesse com urgência. Às 19h, ele já estava morto. A Polícia não quis revelar a identidade do criminoso autor das facadas e dos demais integrantes da quadrilha.

A ex-mulher de Mauro, Socorro de Araújo Silva, 51 anos, em entrevista exclusiva ao Jornal A Gazeta, afirmou que por várias vezes o marchante foi vítima da trama da atual esposa. Ela disse ter desconfiado de Núbia no primeiro instante em que ficou sabendo da morte. “Desconfiei dela no momento em que recebi a notícia do assaltado. Ela mesma me ligou às 19h15 da noite do crime, avisando que tinha ocorrido um assalto e Mauro estava no hospital. Ela me fez ir buscar ela pra nós irmos juntas para o hospital. Quando chegamos, ele já estava na pedra, morto. Núbia não esboçou nenhuma comoção, ficou o tempo todo fria, como sempre foi: fria e calculista, foi embora dizendo que todos estavam olhando torto pra ela”, declarou Socorro, frisando que o marchante foi vítima de oito assaltos somente este ano, todos tramados pela atual esposa.

Mauro tinha 53 anos e dizia trabalhar apenas para entregar dinheiro para bandidos. Ele revelou para a ex-mulher cada um dos casos de roubo em que foi vítima. Alguns ocorriam na saída do Matadouro, na escola da filha, na saída de casa e em vários outros lugares. No último, os bandidos levaram cerca de 4 mil reais, um cheque de 1.800 reais e uma moto logo. Uma facada mortal no peito e outra nas costas tiram a vida do marchante, além de várias pauladas no rosto.

Por volta de 18h20 do dia 28, data do crime, a vítima estava pesando gado em um matadouro no município de Santana, quando recebeu a ligação da esposa. Por volta de 19h15, ela liga para a ex-mulher de Mauro dizendo que um assalto havia ocorrido. Núbia disse que não pôde socorrer o marido porque havia um problema na bateria do carro. Após o crime, a família constatou que o veículo estava em prefeitas condições. Depois do ocorrido, Núbia saiu de casa, momentos depois, voltou e lavou a cena do crime.

Visitante de nº