Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Insegurança: 13 detentos fogem de presídio no Amapá

13 detentos considerados de alta periculosidade estão em liberdade. Eles fizeram um buraco no muro próximo a uma guarita

Treze detentos conseguiram escapar durante a madrugada desta quarta-feira (27) do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). Até o início da noite de ontem, apenas dois haviam sido recapturados, segundo informações da polícia. Em abril do ano passado, um grupo de 13 presos se tornou famoso por também ter conseguido escapar adotando o mesmo procedimento. Na ocasião, alguns moradores foram vítimas de assalto e passaram momentos de terror nas mãos dos bandidos. Mais da metade dos foragidos foi recapturada em operações da PM no decorrer do ano de 2009.

Pessoas que residem no bairro Marabaixo estão alarmadas por causa da nova fuga. Muitos estão com medo de terem as casas invadidas pelos detentos. Uma onda de boatos atingiu os bairros Marabaixo I, II e III e Conjunto Cabralzinho. O grupo composto por oito jarilenses e três macapaenses planejou e executou a fuga de forma sutil e sem levantar qualquer suspeita. A ação ocorreu repentinamente à 1h30 da madrugada durante uma falha na vigilância de uma das guaritas.

Dona Maria Alcântara, de 59 anos, que reside na avenida 17 do Marabaixo disse que não se fala sobre outro assunto em seu bairro. "Fui ao açougue e estava todo mundo preocupado com a falta de segurança; teve um homem até que disse ter visto um preso correndo de noite”, disse.

Os treze foragidos estavam custodiados no pavilhão F1, que abriga presos condenados por crimes hediondos como homicídio e latrocínio (assalto seguido de morte) e são considerados elementos de alta periculosidade. A polícia pressupõe que eles tenham utilizado estoques e facas para abrir o buraco no muro. Presos agiram no calar da noite, estourando os cadeados da cela e em seguida aproveitaram as más condições do muro e o precário sistema de segurança da penitenciária.

A baixa só foi constatada pela manhã quando os agentes prisionais realizavam a contagem nos pavilhões. A PM recebeu algumas denúncias de moradores do bairro Marabaixo sobre a circulação de indivíduos suspeitos no perímetro. Segundo informações do Batalhão de Operações Especiais (Bope), duas viaturas de Rotan (Ronda Tática Motorizada) estão nas ruas à procura dos presos.


Além das viaturas do Bope, a operação de recaptura conta com apoio da Companhia de Radiopatrulha e demais unidades da Polícia Militar. Varreduras constantes estão sendo feitas pelos bairros adjacentes ao presídio, mas até o fechamento da edição, somente dois foragidos haviam sido recapturados.

Assalto em andamento: Polícia frustra assalto no Igarapé da Fortaleza

Com eles, foi apreendida uma PT 380 e um revólver calibra 38 municiados além de 16 mil reais subtraídos da vítima

Dezesseis mil reais era a quantia exigida pelos meliantes. O violento roubo foi frustrado graças à operação rápida da polícia. Os criminosos exigiram o dinheiro e ameaçavam matar o casal. A jovem de 23 anos, uma das vítimas, disse que foi violentamente espancada. Ela afirmou, ainda, que alguém muito próximo a ela repassou informações sobre o dinheiro aos bandidos. A prisão em flagrante ocorreu por volta de 14h40 da última terça-feira (26).

O assalto ainda estava em andamento em um mercantil no bairro Igarapé da Fortaleza, na rua Rio Maracá, município de Santana, quando a PM foi informada. Dois homens invadiram o estabelecimento comercial com armamento de peso e anunciaram o roubo, espancaram as vítimas e faziam ameaças. A Polícia chegou logo em seguida.

Policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar foram acionados por uma babá que ficou escondida dentro de um quarto ao lado do mercantil. Ao perceber a ação dos assaltantes, ela acionou o 190. Segundo o subtenente Pinho, oficial do 4º BPM, três viaturas foram enviadas de imediato e conseguiram chegar a tempo de libertar os reféns e efetuar a prisão. A dupla já estava em posse dos 16 mil reais e com as armas em punho, PT 380 e revólver calibre 38, carregadas. Eles foram presos quando ainda estavam no interior do estabelecimento. E não reagiram.

Ainda de acordo com a vítima, seu irmão, a outra vítima, disse que reconheceu um dos assaltantes primeiro pela voz depois pela fisionomia. “Eles estavam de boné, mas deu pra reconhecer um deles, que morra no bairro dos Remédios. Meu irmão reconheceu”, disse a jovem. “Os covardes ainda me bateram muito. Quanto mais eu chorava, mais eles batiam na minha cabeça. Um chegou a enrolar a mão nos meus cabelos e bater coma minha cabeça na parede. Acho que eles pensavam que eu estava sozinha no comércio. Mas a babá do meu sobrinho viu o roubo e telefonou para a polícia”, relatou.
As guarnições comandadas pelos sargentos Andrade, Leandro Cruz e Erinaldo, conduziram os meliantes José Lino Coelho, 22 anos, e Samuel Reis dos Santos, 26, até a Delegacia de Furtos e Roubos de Santana, onde foram enquadrados no artigo 157 (roubo a mão armada) e conduzidos à penitenciária.

Suicídio ou assassinato? Idoso é encontrado morto no Renascer I

Um senhor de 79 anos foi encontrado morto no final da tarde de terça-feira (26) dentro de um quarto alugado nos fundos de uma casa no bairro Renascer I. Ele estava com um mosquiteiro em volta do pescoço e vestígios de sangue nos braços. A causa da morte só foi revelada ontem pela Polícia Técnico-científica (Politec). É possível, segundo a polícia, que o idoso tenha se acidentado sozinho por conseqüência de embriaguês. Porém policiais não descartam a hipótese de homicídio, já que morreu em decorrência de uma lesão na região do pescoço (estrangulamento).

Aurelino Campos estava desaparecido há mais de três dias, afirmou um vizinho. Ontem, a dona de casa, proprietária da residência onde ele morava, resolveu verificar e constatou que Aurelino estava morto com o rosto completamente coberto. A Polícia foi acionada por volta de 16 horas e isolou o local. Aurelino seguia uma rotina comum há muitos anos naquele bairro, por isso moradores desconfiaram de seu sumiço.

“Ele estava com a televisão ligada desde domingo. A gente estranhou que ele não deu mais as caras fazia uns três dias. Chamamos da dona Raimunda e ela chamava o nome dele várias vezes e nada. Descobrimos que ele estava morto quando retiramos a corrente da porta que não estava trancada e empurramos”, relatou o vizinho. Por volta de 17h30, o quarto foi periciado e o cadáver removido ao Departamento Médico Legal (DML) para os exames de praxe.

Visitante de nº