Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Garoto de 12 anos é flagrado em carro roubado no Centro de Macapá

Em fevereiro a Polícia Civil disse ter informações sobre o adulto que gerenciava as ações do grupo de menores. Este é o segundo veículo em pouco mais de um mês

O garoto D. N. F., de 12 anos, foi apreendido, novamente, por furto de automóveis e conduzido à Delegacia de Atos Infracionais (Deiai). Ele estava circulando pelas ruas da capital, Macapá, em um veículo que havia sido furtado no bairro Jesus de Nazaré. O menor foi abordado no Centro Comercial por uma viatura da Polícia Militar na noite de terça-feira (9). Segundo informações da polícia, o proprietário do automóvel é o bombeiro, Edson Mendes Pantoja, de 24 anos, que deixou as chaves no contato enquanto se dirigia ao interior de um estabelecimento de ensino na rua Leopoldo Machado. Em fevereiro, o mesmo garoto foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) dirigindo um Eco Sport furtado.

No dia 2 de fevereiro, a quadrilha de menores foi interceptada por uma patrulha da PRF na entrada do município de Santana. Eles estavam em um Ecosport furtado do Centro da Cidade no início da manhã. Durante a abordagem, a polícia constatou que o condutor era uma c riança que mal conseguia chegar aos pedais do carro. Na ocasião, somente ele foi submetido à medida socioeducativa de internação. Na última terça-feira, ao levantar a ficha do menor infrator, descobriu-se que se tratava do mesmo adolescente que havia acabado de sair do Centro de Internação Provisória (CIP).

Reincidente

Apesar de o garoto ter sido flagrado com as chaves, ele negou que tenha aberto o veículo e afirmou que o carro estava estacionado na rua, com a porta aberta e as chaves no contato. A polícia informou que o carro seria vendido a um mototaxista no bairro hospitalidade em Santana. De acordo com o pai do menino, João dos Santos Frazão, 70 anos, o filho cumpriu 21 dias no CIP, fez vários exames e teve acompanhamento psicológico, mas nada disso surtiu efeito. Segundo informações da Delegacia, esta não é a primeira vez que o menor reincide no delito.

A delegada de polícia, Valdelice Carneiro, informou que o garoto já teve várias entradas na Deiai sob a mesma acusação. Ela afirmou que ele e outros jovens foram treinados por um adulto a praticar os furtos. Segundo informações não oficiais, este já é o quarto veículo furtado pela quadrilha de menores somente este ano. Segundo policiais, o mais velho dos adolescentes tem 16 anos de idade.

As abordagens
D. N. F. foi abordado pela equipe do Sargento Brito, da CRPM, na rua Tiradentes esquina com Iracema Carvão Nunes, no Centro. Após a queixa de roubo, a central de operações do Ciodes entrou imediatamente em contato com policiais do 6º BPM (Perpétuo Socorro), CRPM e demais unidades em patrulhamento pela cidade. Porém o carro só foi avistado durante a noite. Houve tentativa de fuga, porém mal sucedida. O menor foi detido próximo de um cruzamento e se rendeu sem oferecer reação.

Na manhã do dia 2 de fevereiro, a vítima proprietária do Eco Sport havia estacionado o carro na frente de uma loja e saiu para fazer compras no Centro Comercial, quando voltou percebeu que o veículo havia sido levado. De acordo com a PM, os infratores ainda tiveram a ousadia de abastecer o veículo antes de fugir pela BR-210. Após o registro de furto, a polícia começou a rastrear o veículo com apoio da PRF.

ECA
As medidas socioeducativas são aquelas aplicada pelo Estado ao adolescente que comete ato infracional (menor entre 12 e 18 anos), tem natureza jurídica impositiva, com o único objetivo de inibir a reincidência, sua finalidade é pedagógica e educativa. Na aplicação dessa medida são utilizados os métodos pedagógicos, sociais, psicológicos e psiquiátricos. Para o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são medidas socioeducativas: advertência; obrigação de repara o dano; prestação de serviços à comunidade; liberdade assistida; semiliberdade e internação.

Visitante de nº