Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Pátio do Detran dará lugar à feira do produtor

Por Carlos Lima 8121 1391 em 05.08.08

O prazo para a construção da feira do produtor no galpão do Detran é de 210 dias, e a obra está orçada em mais de 4 milhões de reais

A população da zona norte de Macapá vai ser contemplada com mais uma obra do Governo do Estado. No início da semana, a Secretaria Estadual de Infra-estrutura [Seinf] começou a fechar a área do pátio do Departamento Estadual de Transito [DETRAN], o motivo é que lá será construída a nova feira do produtor Rural da zona Norte; a população considera a iniciativa boa, se o prazo para a conclusão for respeitado.
A obra está orçada em R$ 4.311.474,85 e será entregue em 210 dias a contar do dia de fixação da placa - que define a obra. O macapaense deve ficar de olho no calendário e ver se realmente o Governo atual cumpre o que promete, apesar de a obra gerar 120 empregos diretos.
Uma outra questão que deve ser levada em consideração diz respeito à transferência do Curral do Detran para outro local, se hoje não tem espaço e abrigo suficientes para todos os veículos, o governo precisa imediatamente providenciar esse local, visto que os carros e motos não podem ser colocados em qualquer lugar; provavelmente será construído outro galpão na área localizada atrás do Superfácil. E também se a feira do produtor vai ser transferida para o galpão do Detran será preciso muito mais do que uma boa estrutura e um espaço amplo, já que não seria muito agradável ver a mesma sujeira atual - que hoje é possível ver no Pacoval - em plena rodovia Tancredo Neves.

Moradores do Pantanal sofrem com poeira e lama

Por Carlos Lima 8121 1391 em 05.08.2008

Quando chove vira lamaçal, e quando faz sol a poeira sobe, dizem os moradores

Após ligações, nossa equipe, ontem, foi até o Pantanal para apurar as denúncias relacionadas à falta de estrutura do bairro. Lá, motoristas e moradores reclamam da dificuldade de tráfego, em razão de não existir asfalto; além disso, comerciantes, donos de açougue; e panificadoras dizem que o negócio anda mal devido à poeira, já que o bairro tem grande fluxo de veículos, inclusive ônibus.

O trânsito da zona Norte da cidade sempre foi problemático; grandes congestionamentos se formam em horários de pico, principalmente próximo da ponte Sérgio Arruda. O bairro Pantanal era para servir como rota de fuga deste problema; porém o transporte está prejudicado, por conta dos buracos, da falta de asfalto e excesso de lama quando chove. Há cerca de três meses, uma reunião entre as autoridades de trânsito foi realizada em Macapá com o objetivo de traçar metas de escoamento do tráfego daquela região; e uma das alternativas propostas, na ocasião, foi a melhoria do acesso pelo bairro Pantanal, no entanto nenhuma iniciativa foi tomada e o local permanece em más condições.

Os moradores cansados de engolir poeira resolveram, tomar a iniciativa de fazer pequenas lombadas na principal via do bairro, a rua Pantanal; “Por aqui, além de muitos carros particulares, pedestres, ciclistas e motociclistas, também circulam ônibus; o que agrava o problema porque muitos motoristas desses ônibus não respeitam e passam em alta velocidade”, disse o morador, César Rodrigues.

Segundo informações de outro popular – que por algum motivo tem medo de se identificar – o bairro está em péssimas condições há mais de dois anos. “Quando algum carro quebra na ponte Sérgio Arruda, a única opção de fuga seria por aqui, mas além de não ter asfalto na maioria das ruas; a falta de sinalização vertical também acaba tornando o trânsito num caos, uma vez que todos querem sair o mais rápido possível do local, ninguém sabe de quem é a preferencial e acabam se desrespeitando; até briga já ocorreu, depois de uma batida. O prefeito precisa ver como fica o trânsito neste bairro quando algum caminhão quebra na Sérgio Arruda”, afirmou.

Visitante de nº