Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Prevenção de acidentes na área de panificação. Sesi promove curso em parceria com Sebrae

O Serviço Social da Indústria (SESI), instituição vinculada à Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP) em parceria com a Associação dos Panificadores de Macapá e Santana – ASPAMS e o Sebrae realizam curso de CIPA, no Centro de Atividades Homero Charles Platon – SESI, para trabalhadores do setor de Panificação, no período de 8 a 12 de fevereiro.
De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), as empresas privadas e públicas são obrigadas a organizar e manter em funcionamento, uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA. Os funcionários que compõem a comissão são orientados a participar do curso.
A CIPA é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar a prevenção de acidentes, as condições do ambiente e todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança. Toda empresa, a partir de 20 funcionários deve ter uma Comissão Interna responsável pela prevenção contra acidentes. O objetivo é integrar e conscientizar os trabalhadores sobre a importância de conservar e proteger sua saúde e sua integridade física.

Serão abordados os seguintes temas: Introdução à Saúde e Segurança no Trabalho, Noções de Legislação Trabalhista e Previdenciária, Causas de Acidentes no Trabalho, Riscos Ambientais, Prevenção e Combate à Incêndio, Inspeção de Segurança, Investigação e Análise das Causas de Acidentes, Mapa de Riscos, Primeiros Socorros, Meio Ambiente e Noções de Síndrome de Imunodeficiência Adquirida – AIDS.

SESI a serviço da Indústria do Amapá.

MP-AP conhece projeto de construção da Hidrelétrica de Ferreira Gomes


As Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, Ferreira Gomes e Porto Grande querem verificar os impactos que a construção pode causar e suas compensações nos municípios do Estado.

Danielly Salomão/Asscom MP

O Ministério Público esteve reunido com representantes de órgãos ambientais e prefeituras de Ferreira Gomes e Porto Grande para conhecer a apresentação do projeto AHE Ferreira Gomes pela empresa Construtora Norberto Odebrecht S/A e o respectivo EIA/RIMA pela empresa Eco Tumucumaque, conforme processo de Licenciamento Ambiental nº 32.0001047/2008.

De acordo com a promotora de Justiça Ivana Cei com a apresentação do projeto é possível conhecer e analisar os impactos ambientais que podem ser causados no meio ambiente. “O Ministério Público junto com os órgãos ambientais precisam conhecer a parte técnica do projeto. Em relação ao processo de licenciamento as empresas devem apresentar o projeto para que possamos discutir tecnicamente e partirmos para audiência publica, pois a população precisa opinar, principalmente, aqueles moradores que residem em torno da hidrelétrica”, declarou a titular da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo de Macapá.

Serão três audiências públicas, nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, nos municípios de Ferreira Gomes, Porto Grande e Macapá.

“Com a audiência pública que teremos no dia, 24, em Ferreira Gomes, a população terá conhecimento de todo o empreendimento que será feito no município, além de participar através de reivindicações. A preocupação da Promotoria de Justiça é com que o impacto social poderá causar na localidade, já que muitos operários irão participar dessa obra, podendo ocorrer aumento da violência, tráfico de drogas e outros problemas sociais”, informou o promotor de Justiça André Araújo.

A reunião aconteceu nesta quarta-feira, 10, no auditório da Promotoria de Justiça de Macapá, com a participação de representantes do IMAP, SEMAM, BA, SEMA, SEMUR, IBAMA e MPF.

Artigo - O dever de educar

Guarabira, 11/02/2010 Wilkson Santos - parceiro deste blog


Os professores estão cumprindo o papel de educadores nas Escolas? Os pais ainda estão compromissados com a educação de seus filhos? Como as pessoas estão interagindo com a sociedade da qual fazem parte?
Muitos professores tanto da Educação Básica quanto da Educação Superior não estão cumprindo o seu papel de educador! Muitos pais estão nem aí para a educação de seus filhos, deixando para a escola a responsabilidade de educar seus filhos! Muitas pessoas ainda não sabem viver em sociedade, não sabem qual o seu papel perante a mesma!
Veja uma poesia que compus em 2005 que trata do dever de educar:

O dever de educar

Não é somente dos pais
O dever de educar
É também dever da escola
Uma extensão do lar

Cabe então ao professor
Ao aluno ensinar
Continuando o que começou
Em seu meio familiar

Entre a escola e a família
Deve haver cooperação
Somente assim é que teremos
Uma boa Educação

E finalmente na sociedade
Nós mostramos o que aprendemos
E à escola e à família
Nós agradecemos

(Wilkson Santos - 2005)

É imprescindível que haja um trabalho em conjunto entre escola, pais e sociedade; para que se tenha um verdadeiro processo de educação dos alunos! Como é que teremos bons cidadãos se os mesmos não têm uma boa formação!?

A educação é a base para todas as atividades desenvolvidas pelos profissionais que atuam numa sociedade! Todos os profissionais já passaram por um professor! A educação que é dada tanto nas escolas quanto no lar terá reflexo no meio social! Bons profissionais são frutos de uma boa educação!
http://www.bancadeestudos.com/

Mudanças do Ficha Limpa só deverão valer em 2012

Segundo relator do projeto, leis que alterem processo eleitoral só valem um ano após o início de sua vigência

Agência Câmara

BRASÍLIA - O relator do grupo de trabalho que vai analisar o projeto Ficha Limpa (PLP 518/09) e outras 13 propostas que tramitam em conjunto, deputado Indio da Costa (DEM-RJ), acredita que as mudanças nas regras de inelegibilidade, se aprovadas, só valerão a partir das eleições de 2012.

A previsão é de que o texto final seja votado em Plenário até o fim de março. Costa afirma que o texto pode até explicitar que as regras valerão a partir de 2010, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) teria de ser consultado sobre a constitucionalidade da aplicação da lei neste ano.

O relator lembra que, de acordo com a Constituição, leis que alterem o processo eleitoral só são aplicadas um ano após o início de sua vigência. "Acharia ótimo se pudesse valer a partir de 2010, mas essa é uma questão que o STF tem que responder", disse.

Análise técnica

Costa afirma que já solicitou a uma equipe técnica a análise das 14 propostas que tratam do tema. Um deles, o Projeto de Lei Complementar 404/08, é de sua autoria. O texto prevê casos em que o candidato se torna inelegível por três anos quando condenado em primeira instância.

O Ficha Limpa - proposta de iniciativa popular que recebeu mais de 1,3 milhão de assinaturas - também prevê inelegibilidade após condenação em primeira instância, mas amplia o prazo de três para oito anos e inclui novos dispositivos na legislação (Lei Complementar 64/90). Um deles prevê que parlamentares que cometerem quebra de decoro se tornarão inelegíveis mesmo se renunciarem para evitar a cassação.

Participação da sociedade

O relator do grupo de trabalho afirma que pretende ouvir o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e todas as entidades que apoiaram o Ficha Limpa. Para ele, uma alternativa a ser discutida é condicionar a inelegibilidade à condenação em segunda instância. O deputado afirma que o texto final deverá atender aos anseios da sociedade, mas também ter a viabilidade de ser aprovado pelo Congresso.

Cinegrafista da Record ferido em queda de helicóptero permanece em estado grave

da Folha Online

O Hospital Israelita Albert Einstein informou na manhã desta quinta-feira que o cinegrafista Alexandre Silva de Moura, 36, permanece em estado grave após a queda de um helicóptero da Record na manhã de ontem (10) na zona oeste de São Paulo.

Por meio de nota, a assessoria do hospital informou que Moura permanece internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), em coma induzido. Ele também precisou passar por intervenções, inclusive cirúrgicas, para controlar hemorragias na região torácica, abdominal e para controlar o inchaço cerebral, informou o hospital.

O cinegrafista está no Hospital Albert Einstein desde a noite de ontem. Inicialmente, ele foi hospitalizado no Hospital Itacolomy, onde passou por reposição sanguínea e foi colocado
A aeronave --modelo Esquilo, prefixo PT-YRE-- caiu em um gramado no Jockey Club, na zona oeste da cidade, por volta das 7h20, quando realizava imagens de um assalto ocorrido durante a madrugada na avenida Morumbi. O piloto Rafael Delgado Sobrinho, 45, morreu na hora.

A Aeronáutica informou ter iniciado as investigações para determinar as causas do acidente.
Em nota, a Record lamentou o acidente e informou que o piloto relatou falha durante o voo. "A aeronave estava operando normalmente, atendendo a todos os telejornais da manhã, em sobrevoo pela cidade de São Paulo, quando a equipe relatou dificuldades. Em seguida perdemos o contato com o aparelho", diz um trecho da nota.

SANTOS: Calor aumenta número de mortes na Baixada

Os 32 casos em Santos e outros 24 em São Vicente podem estar relacionados à alta temperatura

Rejane Lima - O Estado de S. Paulo

SANTOS - Com temperaturas atingindo os 39°C e sensação térmica de até 45°C, a onda de calor na Baixada Santista nesta semana pode estar relacionada à morte de mais de 50 pessoas entre domingo e terça-feira. Em Santos, foram 32 mortes entre segunda e terça-feira, 17 em residências e 15 nos três prontos-socorros da cidade.

Em todo o mês de fevereiro do ano passado, Santos registrou um total de 24 óbitos. Idosos que tinham doenças crônicas formavam a maioria das vítimas desta semana. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de São Vicente, o número de mortes na cidade entre domingo e terça-feira, 30% acima da média, também chamou a atenção: 24 pessoas, 16 no pronto-socorro. As prefeituras de Guarujá e Cubatão afirmaram que o número de mortes ficou na média. Praia Grande não contabilizou os índices.

Chefe do Departamento de Regulação da Secretaria de Saúde de Santos, Maria Ligia Lyra Pereira disse que o aumento das mortes provavelmente aconteceu por causa do calor. "Os pacientes que morreram tinham entre 60 e 97 anos, sofriam de hipertensão, diabete, cardiopatias e problemas renais. Provavelmente o calor acabou piorando essas doenças de base", avaliou a médica, afirmando que, após a chuva da tarde de terça-feira, os índices voltaram ao padrão. "O padrão de anormalidade foi até terça-feira. Segunda tivemos 220 chamados de ambulância e a média é de 130 por dia."

A hipótese de que as altas temperaturas tenham aumentado o número de mortes é reforçada pelo fisiologista Raul Santo de Oliveira, doutor em fisiologia do exercício e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Segundo ele, idosos e sedentários têm mais dificuldades de "perder o calor", ou seja, acionar mecanismos internos (como sudorese) que permitem que o sangue e as células mantenham a temperatura do corpo próxima a 37 graus.

"Quando o mecanismo termorregulador é ineficiente, sobe muito a temperatura do corpo, aumentando a frequência cardíaca e a pressão arterial, e prejudicando as funções do organismo", explicou. Para ele, uma maneira de evitar que a saúde dos idosos piore com o calor é observar os níveis de frequência cardíaca e a pressão arterial e evitar a automedicação.

As dicas do médico para evitar problemas de saúde causados pelo calor são usar roupas claras e leves, não se esquecer do protetor solar e caprichar na hidratação. Além de água e suco, ele recomenda as bebidas isotônicas, que também repõem os sais minerais perdidos com o suor.

Para os esportistas, a orientação é evitar exercícios físicos entre 10h e 16h e optar pelos bonés com furinhos na parte da cima. "Nós perdemos muito calor pela cabeça", completou.

De acordo com o meteorologista do Climatempo André Madeira, o aumento da temperatura no litoral aconteceu por causa da presença de uma massa de ar quente que foi dissipada apenas ontem. "Na segunda-feira, a máxima chegou a 39°C na Base Aérea de Santos", disse ele. Madeira acrescentou que a sensação térmica foi de 45°C.

A previsão é de que a temperatura volte a subir a partir do final da semana. "As pancadas de chuva voltam na terça e a temperatura cai na quarta."

União de caixas eletrônicos de BB, Bradesco e Santander deve sair até julho

da Folha Online

Os bancos Bradesco, Banco do Brasil e Santander confirmaram nesta quinta-feira que irão unir suas redes de caixas eletrônicos, o que se traduzirá em uma rede de 11 mil unidades de atendimento externos.

Segundo comunicado conjunto emitido pelos três bancos participantes do projeto, a consolidação de seus terminais de autoatendimento externos deverá ser concluída em até cinco meses --ou seja, até meados de julho.

"Na conclusão dessa operação, os bancos pretendem ter um modelo de negócios que possibilite o acesso por seus clientes a cerca de 11 mil terminais de autoatendimento externos. Esse modelo proporcionará significativo aumento da disponibilidade e capilaridade da rede, com ganho de eficiência em relação à atual forma de utilização individualizada das respectivas redes de autoatendimento", informou o comunicado.

Outra novidade é que essa rede de caixas eletrônicos terá uma marca que a identifique. Segundo os bancos, o nome da nova marca ainda está em estudo.

O compartilhamento das redes de caixas eletrônicos já era discutida há mais de dez anos, e teve um importante avanço nos últimos meses. Entre as grandes instituições financeiras, só ficou fora o Itaú Unibanco, o maior banco privado brasileiro e que, segundo fontes do mercado ouvidas pela Folha, era o que mais resistia à proposta.

O Brasil é um dos poucos países em que os caixas eletrônicos não são universais. Isso porque os bancos viam na abrangência da rede eletrônica de atendimento um ativo importante para se diferenciar das instituições de menor porte e alcance geográfico.

As discussões evoluíram bastante nos últimos meses com a iniciativa do governo de apertar a regulação junto às empresas de cartões de crédito, cujo mercado é ainda dominado por Cielo (antiga VisaNet) e Redecard, empresas que tinham exclusividade, respectivamente, das bandeiras Visa e MasterCard. A exclusividade da MasterCard com a Redecard terminou no ano passado e a da Cielo com a Visa acabará neste ano.


Entre as instituições financeiras, Santander e Banco do Brasil são as mais interessadas no compartilhamento geral das infraestruturas de rede. O argumento é que a competição não se dá mais na operação e na tecnologia, que se tornaram "commodities", mas no serviço prestado ao cliente

Madeira nobre extraída da Amazônia é apreendida em MG

Carretas transportavam jatobá, angelim e cedro.Material tinha documentação inconsistente, segundo Ibama.

Do Globo Amazônia, com informações da Globo Minas

A Polícia Rodoviária e o Ibama apreenderam duas carretas que transportavam irregularmente madeira nobre, extraída na região amazônica em Juiz de Fora (MG), conforme informações da Globo Minas. Um caminhão levava peças de jatobá, e o outro transportava angelim e cedro da Amazônia.

A madeira seria vendida em Juiz de Fora e no Rio de Janeiro. A mercadoria tem selo de certificação e nota fiscal, mas o Ibama descobriu que a carga declarada era menor do que as carretas realmente levavam, o que pode caracterizar crime ambiental.Se constatado o crime ambiental, o Ibama aplica multa de R$ 300 por metro cúbico de madeira apreendida. Além disso, vendedor, transportador e comprador da mercadoria podem responder a processo na Justiça.

Visitante de nº