Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Dirigentes da Central de Processamento de Roupa Hospitalar recebem visita do CRM

Membros do Conselho Regional e Federal de Medicina estiveram na Central para conhecer as novas instalações e verificaram a padronização de excelência utilizada para a implantação dos serviços de desinfecção e esterilização da hotelaria hospitalar

Central de Processamento de Roupa Hospitalar do Amapá tem a mesma excelência de serviços oferecidos nos grandes hospitais do país. Os membros dos Conselhos Regional e Federal de Medicina, Dr. Paulo Balbino e Dra. Graça Creão, consequentemente, marcaram a semana na saúde do Estado realizando visita para conhecer as novas instalações da Central de Processamento de Roupa Hospitalar que será inaugurada no próximo dia 15 de setembro, no anexo do Hospital Alberto Lima, às 17h30.

Amapá ganha excelência em Central de Processamento de Roupa Hospitalar

Instalada no anexo do Hospital Alberto Lima, a estrutura física e tecnológica supera os padrões orientados pela Anvisa, dispõe de tecnologia Fresh Air desenvolvida pela Nasa, reduzindo em oitenta e cinco por cento a concentração microbiana do ar no ambiente, garantindo salas limpas

Diretora da Agrofort, Márcia Campos trouxe para o Amapá tecnologia de ponta, utilizada no mercado europeu. No dia 15 de setembro, às 17h30, no anexo do Hospital Alberto Lima, no antigo espaço da lavanderia hospitalar, acontece a inauguração da Central de Processamento de Roupa Hospitalar. A Grifort, empresa contratada pelo Governo do Estado (GEA), por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), garante com este investimento, o aumento da produtividade no atendimento e procedimentos de toda Rede Estadual de Saúde do Amapá.

I Fórum de Prevenção e Controle a Infecção Hospitalar acontece em Macapá

As três maiores autoridades e referência do país no assunto ‘Infecção Hospitalar’ estarão no Amapá

Denyse Quintas

Dr. Roberto Martins (o Dr. Bactéria) vem ao Amapá, junto a outras duas autoridades no assunto Infecção Hospitalar, contribuir com profissionais da saúde pública estadual.O I Fórum de Prevenção e Controle a Infecção Hospitalar, reunirá 440 profissionais de saúde, nos dias 15 e 16, no auditório Marco Zero/Sebrae, das 8h às 12h e das 14h às 18h, para apresentação de temas relevantes que marcam a inauguração da Central de Processamento de Roupa Hospitalar, que será inaugurada no anexo do Hospital Alberto Lima, num projeto idealizado e executado em parceria com o Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O evento traz à Macapá, os palestrantes Dr. Roberto Martins Figueiredo (Dr. Bactéria), especialista em Saúde Pública, Dra. Terezinha Covas Lisboa, Mestra em Administração de Serviços de Saúde e o Dr. Antônio Tadeu Fernandes, Mestre em Medicina Preventiva e Infectologista da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

Segundo a presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Rivanete Alves, o evento agrega valores as mudanças que vem sendo efetivadas nesta gestão de saúde. “Mudanças significativas para o atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como, os profissionais de saúde do Estado do Amapá”, disse a presidente.

Para ela, a capacitação dos profissionais de saúde, relativa à pandemia da Gripe AH1N1, popularmente gripe suína, é um fator primordial para o momento crítico em que o país está vivendo. “A oportunidade de trazermos ao Amapá, autoridades relevantes da área, com a disponibilidade de treinamento para um número expressivo de profissionais, em que nos grandes centros ainda não foi abordando com tamanha abrangência, significa dizer, que nem os grandes centros não têm conseguido articular a abordagem com esses profissionais”, explica Rivanete Alves.

No que tange ao controle e prevenção da infecção hospitalar dos hospitais da Rede Pública Estadual, a formação a ser aplicada pelo Mestre Dr. Antônio Tadeu, vem de encontro com as capacitações que já vem sendo efetuadas pela Sesa que tem buscado apoio junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM) para levantar as necessidades dos profissionais e identificar as áreas que mais precisam ser abordadas, como exemplo, a efetivação das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) que é meta da atual gestão de saúde.

Temas

Humanização, Hospitalidade, Mudança de Conceito, são temas relevantes para agregar as mudanças que já estão ocorrendo no atendimento aos usuários no Sistema de Saúde no Amapá. Dra. Terezinha Covas, propõe na sua formação aos profissionais de saúde uma cultura inovadora e mudança de comportamento para a gestão em saúde pública.

Dr. Roberto Martins Figueiredo (Dr. Bactéria), biomédico de renome na área de microbiologia vem acrescentar à formação dos profissionais, a importância do conhecimento da microbiota hospitalar e as interfaces que podem contribuir para minimizar as ocorrências infecciosas na área hospitalar.

A soma do conhecimento desses três profissionais marca um divisor de conceitos exigidos pela classe profissional que atua na saúde do Estado do Amapá, atendendo a ocasião e a expectativa desses profissionais que querem continuar avançando neste processo de formação. “O Estado do Amapá está de parabéns pelas mudanças inovadoras e pluralistas que vem acontecendo na área de saúde e na prestação de serviços, não deixando nada a desejar aos grandes centros”, finaliza a diretora da empresa Grifort, Márcia Campos.

Programação

Data: 15 e 16.09.09
Hora: Das 8h às 12h e das 14h às 18h
Local: Auditório Marco Zero/Sebrae

Manhã

1 - Dr. Roberto Martins Figueiredo (Dr. Bactéria) - Formado em Biomedicina, com especialização em Saúde Pública e Marketing pela FGV, em Engenharia da Qualidade, Controle de Processos e Auditorias da Qualidade (Poli-USP).
Tema: O Mundo é dos Microorganismos – Sobreviva Nele
2 - Dra. Teresinha Covas - Mestra em Administração de Serviços de Saúde.
Temas:
- Hospitalidade: Mudança de Conceito
- Humanização: Cultura Inovadora e Mudança de Comportamento

Tarde

1 – Dra. Teresinha Covas - Mestra em Administração de Serviços de Saúde.

Temas:
- Serviços Beneficiados
- Serviços de Apoio e a Humanização

2 - Dr. Antônio Tadeu Fernandes - Mestre em medicina preventiva pela FMUSP, Infectologista pela FMUSP, coordenador do curso MBA em serviços de saúde econtrole de infecção:
Tema: "Fundamentos do Controle de Infecção e a Pandemia de Gripe AH1N1".

Serviço
Grifort no Amapá:
Assessora de Imprensa:
Denyse Quintas: (96) 9113-9793
denyse-quintas@bol.com.br

"Assassino da Rodoviária" se entrega à polícia

O crime aconteceu dentro de uma construção em frente ao Terminal Rodoviário de Macapá.

Foi encontrado às 08 horas da manhã do dia 15 de Maio de 2009 o corpo do garimpeiro Eulino Noronha Mira, 25 anos. Ele foi assassinado a pauladas na cabeça dentro de uma construção no bairro São Lázaro. Quatro meses depois, o assassino se apresentou à Delegacia de Homicídios no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) do Pacoval. Jeferson Gomes Cardoso, 25 anos, prestou depoimento ao delegado Roberto Prata e em seguida foi liberado para responder pelo crime em liberdade.

A apresentação ocorreu na manhã da última sexta-feira (04). O crime aconteceu na madrugada dentro da construção localizada ao Lado da base da Companhia Independente de Trânsito (Citran). O corpo da vítima foi encontrado por uma ambulante por volta de 8 horas da manhã. Duas horas depois, a Perícia concluiu que ele foi vítima de várias pauladas tendo o crânio parcialmente estourado. O cadáver estava seminu.

De acordo com a proprietária de um hotel, a vítima teria chegado a Macapá por volta de 19 horas da noite anterior. Ela disse que ele chegou sem a bagagem, que o próprio alegou ter sido queimada. Eulino não tinha família em Macapá.
Legenda: Eulino Noronha Mira, morto a pauladas.

Assassino de Alessandro é condenado por outro homicídio

Voltou ao banco dos réus ontem (09), o ex-policial militar, Eduardo Rodrigues de Souza, 48 anos, um dos irmãos envolvidos no assassinato de Alessandro Guerra, filho da vice-prefeita do município de Macapá-AP, Hellena Guerra. Ele já havia sido julgado e condenado há 18 anos pela morte de Alessandro. Dessa vez, ele foi acusado pelo assassinato de Nilson Gonçalves, morto a tiros em 1997. Depois de 12 horas de julgamento, ele foi condenado há quase 23 anos de prisão.

Vai morrer na cadeia, safado, FDP!

Segundo a Polícia Civil, o crime foi motivado por uma dívida de 350 reais que a vítima contraiu com o irmão de Eduardo, o José Maria Rodrigues de Souza, de 43 anos, que também é acusado pela morte de Alessandro Guerra. O assassinato de Nilson foi praticado na “Vila do Corre Água”. Eduardo e o irmão foram presos em junho desse ano na cidade de Manaus, Estado do Amazonas. Eles foram transferidos para Macapá sob escolta da Polícia Civil do Amapá e recebidos pelo delegado Geral de Polícia, Paulo César Cavalcante. A dupla desembarcou por volta de 14h30 da tarde do dia 09 de junho no Aeroporto Internacional de Macapá.

Eles foram presos por agentes do Departamento de Repreensão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil do Amazonas e do Núcleo de Operação de Inteligência (NOI) da Polícia Civil do Amapá. Os mandados de prisão da dupla foram expedidos pelo juiz de Macapá, Luiz Nazareno Borges.

O crime contra Alessandro aconteceu no dia 09 de fevereiro de 1997 em uma localidade no Distrito da Fazendinha. No total quatro pessoas participaram do crime: os irmãos Mauro, José Maria e Eduardo, além policial Raimundo Fagundes, o “Camundo”, que se suicidou misteriosamente durante as investigações da polícia.

Visitante de nº