Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Rajada de tiros fere crianças de oito e cinco anos e deixa um morto

Pelo menos 20 pessoas estavam em frente à residência quando os bandidos chegaram de moto, desferindo a rejada de tiros. Uma pessoa morreu

Um crime com características de execução tomou em tragédia toda uma família no começo da noite de quarta-feira (5) no bairro Jardim Equatorial. Quatro feridos foram encaminhados ao Hospital de Emergências, mas um veio a óbito. Duas crianças também foram baleadas e o estado delas é de inspirar cuidados. Ademir Marinho Pereira, de 25 anos, faleceu após os primeiros cuidados médicos. A ação criminosa foi deflagrada por dois homens em uma moto preta com a placa coberta. De acordo com uma testemunha, foram feitos mais de oito disparos.

A ação bárbara dos criminosos ocorreu por volta de 20 horas em área de baixada na rua São Januário, nº 540, no bairro Jardim Equatorial. Pelo menos 20 pessoas estavam em frente à residência quando os bandidos chegaram. Um deles desceu da moto de arma em punho e desferiu a rejada de tiros em direção ao agrupo de pessoas. Várias crianças brincavam na rua no momento do tiroteio. Moradores recolheram cápsulas de projéteis e entregaram à polícia que confirmou o calibre da arma. Suspeita-se que a pistola PT100, ponto 40, de uso restrito, pode ter sido furtada de um policial.

O crime foi informado à central e operações da Polícia Militar que despachou as equipes de Radiopatrulha (CRPM) e do Batalhão de Operações Especiais (Rotam), mas nenhum dos criminosos foi preso. Executado com requintes de perversidade, o crime deixou além de um morto, mais três feridos. O pequeno Adrian Pereira Araújo, de 5 anos, e seu primo Ailton Marinho Pereira, de 8, permaneciam até o final do dia de ontem em observação no HE. O segundo garoto perdeu parte da mão por consequência de um tiro. Um conhecido da família identificado como Ramon Monteiro Araújo, de 25 anos, também foi atingido por um tiro na virilha esquerda, mas está fora de perigo.

Patriarca da família, Álvaro Almeida Pereira, de 47 anos, relatou que os bandidos estavam vestidos com roupa preta, e uma fita plástica encobria a numeração da placa. “Todos os dias, o pessoal se junta pra jogar baralho na frente de casa. Por volta de sete e meia, todo mundo estava na frente, meu filho sentado na calçada, quando eles passaram, a primeira vez só olhando. Depois de algum tempo, voltaram, e o que tava atrás já desceu sacando a arma. Não deu tempo do Ademir levantar e correr. Eles ainda vieram no portão e atiraram pra dentro de casa, depois voltaram e ainda deram outros tiros no meu filho, mas não acertaram”, declarou Álvaro Almeida.
As quatro vítimas foram levadas ao hospital pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros, porém 15 minutos depois de dar entrada, Ademir veio a óbito por consequência de um tiro na barriga. Álvaro afirmou também que prestou depoimento ontem (6) à Polícia Civil Especializada em Homicídios, que deve abrir inquérito para investigar o caso.

Polícia prende dupla que pretendia fazer 'saída de banco'

Desde a prisão da dupla por volta de 17 horas, a Polícia Militar está empenhada na captura da informante do bando

No final da tarde de ontem (6), a Polícia Militar prendeu dois homens que pretendiam executar o crime da “saída de banco” na zona Sul de Macapá. Eles estavam a poucos metros da agência do Banco do Brasil, na rua Santos Dummont esquina com avenida 13 de setembro, no bairro Buritizal. Com eles, a polícia encontrou uma arma de fogo, calibre 38, com numeração raspada. De acordo com a guarnição, uma mulher que aparentava ter entre 20 e 25 anos também faz parte da quadrilha, mas conseguiu escapar.

A mulher não foi identificada, mas a polícia descobriu que ela era a “olheira do bando ” encarregada de observar a movimentação dos clientes no banco e informar aos comparsas as características das vítimas. Essa modalidade de roubo ficou conhecida em todo o Brasil como "Saidinha de Banco", onde os criminosos observam os clientes e por telefone o descrevem aos comparsas quem fazem a abordagem do lado de fora.

Os bandidos escolhem o alvo pela quantia sacada na agência. A “Saidinha de Banco” é uma modalidade de roubo ainda pouco discutida em Macapá, mas levou a Polícia Militar a executar constantes rondas nas áreas próximas às agências e a realizar operações em épocas de final de mês quando o movimento nas agências é maior. A prisão de ontem ocorreu graças a uma denúncia anônima feita através do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes).

Os bandidos estavam em uma moto vermelha parados em uma esquina aguardando a ligação para começar a agir. A polícia recebeu a denúncia anônima de uma pessoa suspeitou da atitude dos meliantes. Duas equipes fecharam o cerco e conseguiram prendê-los sob acusação de por porte ilegal de arma. Desde a prisão da dupla por volta de 17 horas, a Polícia Militar está empenhada na captura da informante do bando.

Latrocínio quebra jejum de quase dois anos no município de Mazagão

A polícia investiga um crime que ocorreu na madrugada de ontem (6) no município de Mazagão. As suspeitas são de latrocínio (roubo seguido de morte). Este caso quebra o jejum de quase dois anos sem crimes hediondos (homicídios) na pacata cidade de Mazagão. O corpo da vítima Hermógenes Ferreira da Gama, de 39 anos, pintor conhecido na comunidade, chegou a Macapá na manhã de ontem trazido pela Polícia Técnico-científica (Politec). Segundo informações policiais, a vítima havia recebido uma razoável quantia em dinheiro, que atraiu os assaltantes. O crime aconteceu na avenida Veiga Cabral, a principal do município, por volta de 4h30.

A Polícia Militar empreendeu intensa diligência a procura dos acusados desde a madrugada. Durante uma rápida batida em uma casa, foram presos cinco homens e um menor foi apreendido por suposta autoria. Adolescente de 17 anos, V. C. S, vulgo “Êno”, Hildo Flexa Mendes, de 37 anos, José Antônio Lobato dos Santos, de 27 anos, vulgo “Vampeta”, Adriano Machado Teixeira, de 19 anos, vulgo “Sarapó”; Marcos Oliveira Cabral, de 21 anos, vulgo “Escamoso”, e Clauney Nascimento de Sousa, 22 anos, vulgo “Barrigola”, são os principais suspeitos e já estão sob custódia da Polícia Civil em Mazagão. Até o final da tarde de ontem (6), eles ainda prestavam depoimento junto à delegacia de polícia daquele município. Desfecho do caso, agora, está nas mãos do delegado titular do município, que vai decidir com base nos indícios, se os enquadra, ou não, no crime de latrocínio.

Segundo a polícia, Mazagão foi o único município em todo o estado que não registrou nenhum homicídio no ano de 2009. Hermógenes Ferreira da Gama foi encontrado morto no Centro da cidade com ferimentos provocados por arma branca (faca). Em fevereiro de 2010, uma morte foi registrada em Mazagão Velho. O detalhe deste caso é que o óbito aconteceu durante uma ação policial, o que não configura um homicídio. Autônomo Tiago Medino dos Santos, de 26 anos, foi baleado ao reagir à voz de prisão no dia 10 de janeiro. Ele permanecia internado desde então no Hospital de Especialidades de Macapá.

O último homicídio em Mazagão aconteceu por volta das 22h30 do dia 14 de Junho de 2008 em um assentamento próximo ao município de Mazagão Velho. O agricultor Valmir Chucre de Souza, de 19 anos, foi assassinado com uma facada no peito e morreu no local. Segundo uma testemunha, uma discussão por motivo banal resultou na morte de Valmir. Em fevereiro de 2008, um tiroteio deixou um ferido e um morto na localidade de “Rio Maracá”. A vítima foi Geav Carvalho Jacarandá, de 24 anos, morto a tiros. Ele ainda foi levado com vida para Mazagão, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. (Carlos Lima)

Visitante de nº