Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Você se acha um lobista? Entenda o papel do Lobby na sociedade.

Carlos Lima

O lobista (pessoa que exerce o lobby como profissão ou meio de vida) faz a intermediação e cuida de interesses pessoais, empresariais ou de corporação, junto às fontes financiadoras. Grandes empresas ou grupos contratam pessoas que agem junto ao governo para proteger e garantir seus interesses. Esses são chamados de lobistas. Na maioria das vezes, o próprio político adotar a função em troca de vantagens. Embora seja proibida no Brasil, a prática é comum também no jornalismo amapaense.
Você conhece algum lobista?

Para entender melhor, o lobista é aquele que exerce pressão política, costumeiramente no legislativo. É aquele que mantém um contato bem próximo com os governantes para que aprovem seus interesses ou de contratantes. Geralmente, os interesses são financeiros ou políticos. As artimanhas dependem do poder de influência de cada um. Todo viés é válido quando se quer influenciar decisões no meio político, legislativo, e pessoal. O histórico de Lobby no Brasil é marcando por suborno e corrupção.

Normalmente grandes empresas, grupo de empresas e até mesmo partidos políticos pagam para pessoas que têm trânsito livre no Congresso Nacional ou em alguma Assembléia Legislativa para convencer os parlamentares a aprovar ou não, ou as vezes vetar parte de leis que poderiam afetar seus interesses.

Os lobistas são pessoas influentes e muito bem pagas. Você conhece algum?

“O jornalista é um verdadeiro lobista, única diferença, em alguns casos, é que a forma de influenciar geralmente ocorre de forma aberta / pública. Enquanto que outros fazem secretamente”.

Vejamos o lobby como uma área especifica na Assembléia legislativa, Câmaras, Senado, onde os lobistas aguardam com dinheiro, bilhetinhos, fotos com prostitutas e homossexuais na espera dos políticos. Ali, é feita a proposta, oferta ou chantagem, como queiram. É comum esperar no lobby para se promover ou fazer as decisões saírem conforme seus interesses.
“Na realidade, todos nós fazemos lobby, o que difere é o grau de influência, e suas conseqüências”.

Visitante de nº