Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Justiça do Amapá lidera cumprimento da Meta2

O Presidentedo Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), desembargador Dôglas Evangelista Ramos, e o Corregedor-Geral de Justiça do Estado, desembargador Mário Gurtyev de Queiroz, participam em São Paulo do 3º Encontro Nacional do Judiciário, promovido pelo Conselho Nacionalde Justiça (CNJ).

Durante oEncontro, nesta sexta-feira (26/02), com a participação depresidentes de todos os Tribunais brasileiros (Federais, Estaduais, do Trabalho,Eleitoral e Militar), foi apresentado o resultado final das metas de nivelamento aprovadas no 2º Encontro Nacional do Judiciário realizado em fevereiro de 2009, em Belo Horizonte. Segundo o relatório divulgado, o Tribunal de Justiça do Amapá cumpriu todas as dez metas traçadas pelo CNJ e na Meta 2 ficou em primeiro lugar somando um total de94% de cumprimento.

As 10 metas denivelamento traçadas pelo CNJ são compostas por ações de planejamento estratégico, informatização dos Tribunais, celeridade nos julgamentos (Meta 2), virtualização dos processos e práticas de controle internodos tribunais. Todas possuem como objetivo o aprimoramento da Justiça e à redução do estoque processual, como prevê a Meta 2. A referida meta tinha como finalidade o julgamento, até dezembro de 2009, de todos os processos que entraram no Judiciário até dezembro de2005.

O balanço refere-se aos dados informados pelos tribunais até o dia 17 de fevereiro. O presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, classificou o resultado como bastante satisfatório. De 1,8 milhão de processos ainda pendentes de conclusão, a maior parte, 1,6 milhão, tramita na Justiça Estadual, o que corresponde a apenas 10,28% da produtividade total desse ramo do Judiciário em 2008, quando 15,3 milhões de ações foram julgadas. "Os resultados foram claramente positivos", ressaltou o secretário-geral do CNJ.

Para o presidente do Tjap desembargador Dôglas Evangelista Ramos, o resultado do relatório divulgado pelo CNJ, foi satisfatório. "Quero agradecer ao árduo trabalho de todos os servidores e magistrados que se dedicam em fazer do nosso tribunal o líder do cumprimento da Meta 2. Tornando um dos tribunais mais céleres do Brasil", disse oPresidente. De acordo como corregedor-geral de justiça do Amapá desembargador Mário Gurtyev de Queiroz, o relatório apresentado pelo CNJ reflete o empenho do Judiciário Amapaense, dedicado em prestar cada vez mais um serviço de atendimento com qualidade e celeridade ao jurisdicionado. "Nos sentimos muito honrados em ocuparmos o primeiro lugar, parabenizo e agradeço a todos que se empenharam para chegar ao topo da Meta 2", declarou o corregedor.

Além do presidente do Tjap e do corregedor-geral de justiça do Amapá, estiveram presentes o juiz Luciano de Assis, membro da Comissão deInformatização e Coordenador da Equipe de Desenvolvimento de Sistemas do Tucujuris e o diretor-geral do Judiciário Amapaense, Dr. Veridiano Colares.

Visitante de nº