Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Traficante morre com tiro na cabeça


Às 21 horas de ontem, um traficante levou a pior em uma troca de tiros com policiais militares.

Elton Lima dos Santos, 20 anos, reebeu a guarnição a tiros no bairro do Muca e foi morto com um tiro na cabeça. A bala acertou a região de trás acima do pescoço. Nos bolsos dele havia algumas porções de substância ilícita e cerca de R$ 155,00 provenientes da comercialização.


Prosa Rural nas ondas da Rádio Difusora de Macapá

Fique ligado! No próximo sábado, 17/10, às 5h30, estréia na Rádio Difusora de Macapá o programa Prosa Rural, produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O programa é semanal e tem duração de 15 minutos. Agora você já sabe, é só sintonizar a 630 AM todo sábado cedinho, às 5h30, para ouvir informações técnicas da Embrapa em linguagem acessível, música regional, poesia, receitas e dicas úteis para o homem do campo e também para quem mora na cidade e quer aprender sempre mais sobre técnicas agropecuárias e agroflorestais. Espalhe esta novidade para seus queridos amigos, familiares, vizinhos, parceiros e clientes.
O Prosa Rural será veiculado como um quadro do programa "Zona Rural", que vai ao ar todo sábado, das 5h às 7h, com apresentação do radialista JR. O diretor de programação da Rádio Difusora, Rodiney Santos, ouviu com atenção o programa da Embrapa. “É um programa muito bem feito, atraente e perfeito para atender nossa audiência nas manhãs de sábado”, disse Santos, que identificou por meio de uma pesquisa informal, que o produtor rural do Amapá ouve atento o rádio das 4h30 até às 7 horas. “Depois desse horário começa o trabalho, então o rádio continua ligado, mas como fundo musical”. A Difusora é a emissora de maior alcance no Estado do Amapá, com audiência também em outros Estados e países.

O acervo do Prosa Rural está disponível no site http://www.sct.embrapa.br/prosarural -- Dulcivânia Freitas

Ação Rápida: Preso chefe da quadrilha que fazia assaltos usando veículos roubados

O acusado deu nome falso à polícia. Na delegacia, descobriram que ele era foragido da justiça pela prática de roubo e receptação.

Em uma ação rápida, a Polícia Militar conseguiu prender o Aldair José dos Santos Gonçalves, 26 anos, acusado de chefiar uma quadrilha, que realizava assaltos em Macapá usando veículos roubados. Ele possuía mandado de prisão por três assaltos à mão armada (artigo 157) e receptação (180). O bandido foi preso com mais quatro integrantes da quadrilha minutos depois de roubar um taxi no bairro Zerão e manter o motorista como refém até o bairro Pedrinhas onde foi preso. Segundo a vítima, o Fiat Uno branco de placa JXL 4707 seria usado em novos assaltos. Com eles, uma arma de fogo, PT 380 municiada, foi apreendida.
A operação foi comandada pelo oficial da PM, tenente Vasconcelos da Companhia de Radiopatrulha. A quadrilha havia acabado de sequestrar o veículo quando foi surpreendida pela viatura. De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia, a pistola estava em posse da jovem de 18 anos, Paula Michele Matos dos Santos, residente na 7ª avenida do Congós. Mais cinco pessoas estavam no veículo. Dentre elas, o proprietário Roberto Oliveira, de 28 anos, e mais quatro assaltantes. Aldair tentou ludibriar a guarnição dizendo que se chamava Odilan Ferreira da Silva. Porém, na delegacia, a polícia descobriu que ele era procurado por três assaltos à mão armada e pelo crime de receptação de produto de roubo e furto.
Segundo a vítima, os quatro bandidos entraram no taxi em uma lavagem no bairro do Zerão, na zona sul da cidade. Em seguida, um deles pôs a arma na cabeça do motorista e anunciou o assalto. O oficial que comandou a operação disse que o Aldair José dos Santos Gonçalves, 26, junto com outros três comparsas, irá responder por Ameaça (artigo 147 do código penal) e Formação de Quadrilha (288). Paula Michele Matos dos Santos, 19 anos, que estava em posse da arma, foi indiciada por Porte Ilegal de Arma de Fogo (artigo 14). Danilo, 19 anos, residente no Buritizal, Antônio, 18 anos, residente no Muca, Marcela, Michele e Aldair foram abordados e presos na avenida Antônio Martins da Silva, bairro das Pedrinhas.
Graças a uma ligação anônima para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), a Polícia conseguiu localizar o veículo que havia acabado de ser sequestrado. A operação movimentou viaturas do 1º e 6º Batalhões e Companhia de Trânsito (Citran). De acordo como Boletim de Ocorrência, no momento da prisão, o Antônio Ricardo Almeida resistiu vindo a agredir um dos policiais. Eles foram entregues no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) do Congós onde foram autuados.
Outra ação imediata
Wanderson José de Sousa Corrêa, vulgo Louro, e Cássio Araújo Braga foram presos pela Polícia Militar na madrugada de ontem (14). Eles são acusados de integrar uma quadrilha que realizou vários assaltos em Macapá a bordo de um Fiat Brava. Eles haviam acabado de roubar um restaurante na Clodóvil Coelho, bairro do Trem. O Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) foi informado sobre o roubo por meio do 190 e acionou as viaturas. Minutos depois, o carro foi encontrado no Conjunto Hospital de Base, bairro Buritizal, sendo pilotado pelo Wanderson. Em seguida, o infrator conduziu os policiais até a casa do 2º envolvido, Cássio, no bairro do Beirol. Segundo testemunhas, a quadrilha era formada por quatro homens, armados com três armas de fogo. Nenhuma arma foi localizada. Os outros dois ainda estão foragidos.

Amapá é representado por delegados em encontro Internacional de Chefes de Polícia


No período de 03 a 07 de outubro, delegados de Polícia Civil do Estado do Amapá participaram de conferência nos Estados Unidos. Sediado na cidade de Denver, Colorado, o encontro da Associação Internacional de Chefes de Polícia (Internacional Association of Chiefs of Police – IACP) reuniu representantes das polícias de vários países, assim como de vários Estados brasileiros. Os delegados Paulo César Cavalcante Martins, Delegado-geral da Polícia Civil; Luiz Góes, Secretário da Casa Civil; Aldo Ferreira, Secretário de Justiça e Segurança Pública, e Claudionor Soares das Dores, diretor da Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento foram os representantes do Amapá no evento.
Em sua 116ª edição, a conferência teve como abordagem a “Educação sobre o cumprimento das Leis”. Durante as palestras, reuniões e workshops, os conferencistas trocaram informações e experiências sobre problemas comuns às nações participantes. “Os temas mais debatidos foram: crimes na Internet, crimes ambientais, pedofilia e narcotráfico”, afirma o Delegado-Geral de Polícia Civil, Paulo César.
Paralelamente às discussões, aconteceu uma grande exposição tecnológica que, segundo o delegado Paulo César, é um dos maiores atrativos do evento. Ele avalia que, apesar das diferenças sociais e culturais entre os países, muitas idéias podem ser aproveitadas para a realidade local: “comunicação via internet, unidades móveis de atendimento, equipamentos de inteligência, de geoprocessamento, é tudo muito interessante e pode nos ajudar a aperfeiçoar nosso trabalho”, disse.
O delegado conta que ficou impressionado com o respeito que a comunidade internacional tem pela Polícia Brasileira. “Eles sabem do avanço e tem uma admiração muito grande pelo nosso trabalho”, orgulha-se.

Kelly Tork

Visitante de nº