Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Mesa diretora da Câmara

Carlos Lima

No próximo mês, os vereadores eleitos se reúnem para definir a nova mesa diretora. O principal é escolher dois nomes para ocupar os cargos de presidente e vice. O primeiro da lista dos mais cotados à presidência é Rilton Amanajás, acompanhado de Jaime Perez na vice-presidência. Não se descarta ainda o nome de Nelson Sousa, do PCB, que foi apoiado pelo deputado Jorge Souza. Gian do Nae (3.301 votos) foi citado, ao cargo de 1º secretário, durante a sondagem.

As especulações começaram cedo, principalmente entre os “Marinheiros de Primeira Viagem”. Em outubro, vazou a informação de que mensagens de celular circulavam entre eles. O assunto não poderia ser outro. A intenção dos “mensageiros” era convencer o maior número de novatos a unir forças contra os “veteranos da máquina” (Rilton Amanajás, Antônio Grilo, Clécio Luiz, Gian do Nae e Charly Jhone). A idéia era que nenhum deles fosse indicado à presidência da casa. Pelo que se pode constatar, a campanha foi mal sucedida, já que dois dos reeleitos são apontados como prováveis lideranças na CMM: Rilton Amanajás, do PSDB e Gian do Nae, do PMDB.

O pessedebista teve apoio forte em sua candidatura e conseguiu retornar. Ele é primo do presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Amanajás, e foi fortalecido ainda mais com a popularidade do deputado em Macapá. Certamente um encosto de peso, afinal, obteve 4.774, se estabelecendo como o segundo mais votado. A influência de Jorge Amanajás pode ainda contar pontos ao vereador na hora da definição da presidência da Câmara.

Cristina Almeida, que saiu forte da disputa com José Sarney, era nome bem prestigiado para concorrer à prefeitura na última eleição, mas graças ao Capi, se viu forçada a seguir outro rumo político. E apesar de ter tido toda a popularidade naquela ocasião, ela não conseguiu mobilizar o povo como imaginava ser capaz. Na sondagem feita pelo Jornal Tribuna Amapaense, o nome da pessebista nem se quer foi comentado a compor a mesa. Por outro lado, quem tem grandes chances de ocupar um dos cargos, é o vereador eleito, Nelson Sousa, do PCB, que teve o importante socorro político do irmão deputado Jorge Sousa. Nelson foi eleito com 3.893 votos e é o mais bem reputado e conceituado entre as “novas caras” do legislativo municipal. Outros nomes também são cogitados nesse momento que antecede a eleição. Falou-se em Jaime Perez, do DEM e Péricles Santana, do PR, como vice e 2º vice-presidente, respectivamente e ainda como um dos secretários, Grilo, do PV. Já o time que não retornará em 2009 é composto por Eury Farias, Oliveira de Jesus, Moisés Alcolumbre, Valter Vieira, Maria Góes, Alceu Filho, Dílson Ferreira e Roldão Brito.

TencoCBL: responsabilidade social e ambiental

Nas cidades onde a empresa atua, ações sociais e ambientais são realizadas para conscientizar e ajudar as comunidades.

Macapá possui aproximadamente 90% de sua área de floresta preservada. Ainda que muitas empresas tenham se instalado e depredado o meio-ambiente. Desta forma um pré-requisito das empresas interessadas em investir no Estado é ter preocupação ambiental.

Antes de se instalar no Amapá, a TencoCBL (administraão do Amapá Garden Shopping) fez um levantamento de ações ambientais que podem ser aplicadas em Macapá. A empresa possui conceitos que estabelecem papeis ambientalmente responsáveis à vida e ao meio ambiente.

O lançamento do Amapá Garden Shopping será 12 de novembro com evento na Choperia da Lagoa. O objetivo do lançamento é apresentar e detalhar o empreendimento para empresários interessados em alugar espaços no shopping

Desrespeito

Carlos Lima

A principal função do Legislativo é definir em conjunto com o Executivo a correta destinação de recursos públicos. Fiscalizar a aplicação e avaliar resultados é uma forma de exercer a vontade do eleitor – que vive se perguntando o porquê de tantas obras inacabadas em Macapá. Qual cidadão não se sente envergonhado em esperar ociosamente pelos quiosques da praça Beira Rio, ou mais ainda, pelo hospital do Câncer, no bairro São Lázaro. O que se vê é um povo que procura, cada vez mais, manifestar a insatisfação diante de tanto desrespeito.

Visitante de nº