Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Expovalejari: Polícia Militar emprega 154 homens por dia na segurança do evento

3 câmeras de monitoramento foram instaladas em pontos estratégicos, além de uma Central de Policiais Militares (Copom) para controle e coordenação das ocorrências.

O evento que se tornou grande sucesso no Estado do Amapá terá a segurança garantida nos cinco dias de programação. Esta é a segunda edição da Feira Agroextrativista do Vale do Jari, que ocorre no Parque da Acrivajem, mas já é considerada um dos eventos de maior sucesso no Amapá, sobretudo, por aproximar cada vez mais as relações diplomáticas entre os Estados do Amapá e Pará, além de movimentar a economia da região Sul do Estado. De acordo com a Diretoria de Inteligência da Polícia Militar (Diop), serão designados 154 policiais por dia de evento para reforçar a segurança do público. As operações serão comandadas pelo capitão Petrúcio, da Companhia Independente daquele município e pelo oficial de Macapá, diretor adjunto de inteligência e operações, Major Rodolfo.

O parque de exposições é localizado a aproximadamente 8 quilômetros da cidade de Laranjal do Jari. O policiamento também será reforçado no trajeto até o evento com intenção de evitar acidentes graves. Para o coronel Carlos, os aspectos atribuídos à Polícia Militar serão desenvolvidos aos moldes do que foi realizado durante a expofeira de Macapá. Segundo ele, a segurança também irá contar com 3 câmeras instaladas em pontos estratégicos, garantindo melhor monitoramento e identificação de focos de conflitos em shows de grande público, e a Central de Policiais Militares (Copom) que servirá para controle e coordenação das ocorrências. Dos 154 homens, 100 estarão partindo de Macapá às 6 horas desta quarta-feira (16). O comando da operação já está a postos realizando as últimas avaliações.

Expovalejari acontece de 16 a 20 deste mês e promete ser sucesso de público. Durante todos os dias haverá show de cantores nacionais e a expectativa é de que seja quebrado o recordo de visitações. Em 2008, o evento levou até 40 mil pessoas no show e encerramento. Nesse ano, para não deixar a desejar a Polícia Militar traçou uma série de metas e estratégias para garantir a segurança das famílias e empresários que deverão expor seus negócios. Coronel diretor responsável pela distribuição do efetivo disse que “a avaliação que se faz do último evento é muito positiva, uma vez que a maior parte das ocorrências registradas é de baixo potencial ofensivo: pequenos furtos e vias de fato”, ressaltou.

Quinzena da promoção

Nesta quarta-feira (16), no Escritório Regional do Sebrae em Santana, às 8h, acontece o lançamento da ‘Quinzena da Promoção’, uma iniciativa dos empresários do setor comercial local em parceria com o Sebrae, por meio do Projeto Shopping a Céu Aberto de Macapá e Santana. Na oportunidade, será servido café da manhã à imprensa.

Local:
Escritório do Sebrae em Santana
Avenida Rui Barbosa, 1193 – Centro
(96) 3281-2475

Mutirão carcerário no Amapá encerra nesta sexta (18)

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) através dos mutirões carcerários já conseguiu libertar 18.359 pessoas em todo o país.

O mutirão carcerário no Estado do Amapá começou no dia 2 de dezembro e seguirá até a próxima sexta-feira (18). Durante a visita além de revisar os processos penais existentes no Estado, membros do Conselho Nacional de Justiça realizaram visitas ao Complexo Penitenciário do Amapá para aferição das condições ambientais. Na visita ao Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), a coordenação do mutirão constatou p que já não é novidade para os amapaenses: mais de 2 mil presos superlotando as dependências do presídio.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) através dos mutirões carcerários já conseguiu libertar 18.359 pessoas em todo o país. O Amapá foi o último Estado a receber os membros do Conselho. Mais de 30 presos, que tiveram revisados seus processos penais, já foram libertados. Nos 18 estados, as equipes formadas por juízes, defensores públicos, promotores, servidores dos tribunais e advogados são responsáveis pela análise de 91.379 processos. Desse total, 30.092 pessoas receberam algum tipo de benefício, inclusive a liberdade.

Atualmente, ainda estão em andamento os mutirões carcerários dos estados do Amapá, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Bahia. Em breve, o Conselho pretende realizar, em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná, o 19º mutirão. Até o momento, a equipe do Tribunal de Justiça do Amapá verificou quase 500 processos, sendo que em quase 400 deles, os presos provisórios tiveram a prisão mantida e 13 detentos condenados cumpriam regularmente a pena e a alguns casos de prisões ilegais foram encontrados.

No início de dezembro, o Conselho encerrou o mutirão do Ceará, que analisou 10.151 processos e concedeu alvará de soltura para 2.824 pessoas. No estado, também foram revistos os processos que tramitavam em segundo grau. Nesse caso, foram examinados 770 casos e expedidos alvarás para 298 pessoas. O mutirão também teve outra inovação, que foi a análise de possíveis benefícios previdenciários aos detentos. Nesse caso, foram concedidos 22 benefícios previdenciários, incluindo o auxílio reclusão.

Visitante de nº