Administrado por

Macapá, Amapá
DIRETO DA REDAÇÃO, junho de 2008 - ESTA PÁGINA NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM O PROGRAMA ROTA 16 - msn: carloslima-dr@hotmail.com (esteja em contato com o jornalismo responsável)

Jovem de 21 anos colide com muro a quase 100 por hora e morre


Segundo populares, ele trafegava com o capacete colocado até a testa, que após o choque com o muro quase foi parar em cima de uma casa

Por Carlos Lima/ Do Jornal A Gazeta


MACAPÁ-AP - Por volta de 4h50 da madrugada de ontem desta sexta (12), um acidente trágico foi registrado na zona Sul de Macapá. A moto XTZ de placa NEU 6636 conduzida por Augusto César Nascimento de Freitas, 21 anos, bateu de frente em um muro de concreto no bairro do Congós a quase 100 km/h. O fato aconteceu em uma curva fechada onde vários outros acidentes graves já aconteceram. A muralha da morte fica no final da rua Benedito Lino do Carmo. O condutor morreu na hora.

O capacete foi arremessado de sua cabeça após a colisão e quase foi parar em cima de uma casa, segundo testemunhas. De acordo com informações de uma guarnição da PM, acionada por populares, há indícios que apontam para a embriaguês do condutor. Um taxista disse que o motoqueiro havia saído do sambódromo e vinha dirigindo perigosamente. Segundo este taxista, o capacete da vítima estava colocado somente até a testa.


“A colisão foi violenta”, disse um comerciante. “Cheguei cedo ao comércio e de repente ouvi o barulho da batida. Quando fui ver de perto, ele já estava morto", relatou. O motoqueiro morreu em questão de segundos após a colisão. Ele ficou com várias fraturas pelo corpo e com o rosto deformado. Eram visiveis fraturas na cabeça, pescoço e também em uma das pernas. As marcas no muro registram mais uma tragédia no local.

Uma equipe da Companhia Independente de Trânsito (Citran) foi acionada pelo Ciodes – Centro Integrado de Operações de Segurança Pública – e isolou a área até a chegada da Polícia Técnico-científica (Politec). O corpo foi removido ao Departamento Médico Legal – DML por volta de 5h30 da manhã.

Homem mantém ex-mulher como refém no RS

O Brasil vive mais um caso de absurda violência entre ex-companheiros. Desta vez, o fato ocorre em Canoas no Rio Grande do Sul, onde um homem manteve a ex-mulher como refém durante todo o dia de hoje, na região metropolitana de Porto Alegre.

A Brigada Militar identificou o sequestrador como Rodrigo Luz, 30 anos, vigilante, e a vítima como a ex-mulher dele Josiane Pontes, de 29 anos. O agressor invadiu a casa durante a madrugada. Apesar de cercado pela polícia, passou o dia irredutível, sem se render. Até o início da noite o impasse não estava resolvido.

Por informações de vizinhos e familiares, a polícia soube que o vigilante não se conformava com a recente separação e faz tratamento para depressão. Depois de entrar, ele impediu a ex-mulher e os dois filhos de sair de casa. Também disparou contra pessoas que foram para o pátio para tentar convencê-lo a desistir do sequestro. A bala raspou no pescoço de um cunhado dele, sem provocar ferimentos graves.

Quando a Brigada Militar cercou o local, ao amanhecer, o vigilante libertou as duas crianças, uma menina de oito e um menino de 11 anos, mas manteve a mulher como refém. Ao longo do dia, ele chegou a falar com uma psiquiatra, por telefone, e com uma amiga, que foi autorizada pelos policiais a entrar na casa, mas ele não se entregou. Com informações da Agência Estado

PF apreende documentos em sedes do governo do DF e em 12 residências


15 equipes foram mobilizadas para cumprir 21 mandados de busca.
Documentos, computadores e dinheiro foram apreendidos pelos agentes.

G1, em Brasília

A ação deflagrada pela Polícia Federal neste sábado (13) para cumprir mandados de busca e apreensão em torno da Operação Caixa de Pandora teve como alvo o Centro Administrativo do Governo do Distrito Federal, conhecido como Buritinga, e o Palácio do Buriti, sede oficial do governo. Foram cumpridos quatro mandados em cada um desses dois endereços.
A operação mobilizou 15 equipes da PF e recolheu documentos, arquivos de computador, além de R$ 1 mil em um dos endereços e US$ 2,6 mil, em outro.

As buscas foram autorizadas pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Fernando Gonçalves, que preside o inquérito do mensalão do DEM de Brasília. Além dos endereços oficiais, os agentes recolheram documentos e computadores em 12 residências de suspeitos. Um mandado também foi cumprido em uma central de serviços à população mantida pelo governo do DF. Os endereços e a lista dos envolvidos não foram reveladas pela PF.

Ao todo 21 mandados foram cumpridos na operação que começou 7h e só foi terminar por volta das 15h. Mais cedo, a PF havia divulgado o cumprimento de 19 mandados.

Os agentes também confirmam que o policial civil aposentado Marcelo Toledo foi um dos alvos da operação deflagrada no começo da manhã. O policial é um dos envolvidos no mensalão do DEM de Brasília.


A Operação Caixa de Pandora foi deflagrada pela PF no dia 27 de novembro 2009 e investiga o esquema de corrupção supostamente articulado pelo governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM).
Os documentos apreendidos nessa época deram corpo ao inquérito que tramita no STJ, sob o comando do ministro Fernando Gonçalves.

Xixi na rua leva 30 para a prisão no Rio


NO AMAPÁ O XIXI ROLA SOLTO E A MULHERADA ESTÁ CADA VEZ MAIS SEM PUDOR, FAZENDO A ALEGRIA DA MACHARADA.


Mulheres também estão entre os presos flagrados pelos agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública (SEOP) do Rio de Janeiro neste sábado (13) durante a ação para coibir os mijões nos blocos de carnaval. No primeiro boletim consolidado do dia, divulgado por volta das 17h deste sábado, 30 pessoas haviam sido detidas, todos os casos aconteceram durante o desfile do Cordão da Bola Preta, no Centro do Rio. Foliões evitaram as filas dos banheiros químicos durante o desfile. Todos foram encaminhados para a 1ª DP (Gomes Freire).

MP-AP investiga possíveis irregularidades na Maternidade Mãe Luzia


Segundo denúncias, pelo menos 26 crianças morreram na única Maternidade pública do Estado.

por Danielly Salomão/Ministério Público

O Ministério Público Estadual por meio da Promotoria de Justiça da Cidadania de Macapá instaurou, no dia 09 de fevereiro, Inquérito Civil Público para investigar as frequentes mortes de crianças na Maternidade Mãe Luzia. De acordo com denúncias, pelo menos 26 crianças vieram a óbito, dos quais nove morreram apenas no último final de semana.

Segundo o subprocurador de Justiça para Assuntos Administrativos e Institucionais, Jayme Ferreira, o Ministério Público irá apurar as circunstâncias em que ocorreram as mortes na Maternidade, dentro do prazo inicial de 90 dias. “Sabendo das notícias, o MP já instaurou Inquérito Civil Público para subsidiar possível Ação Civil Pública ou Ação Penal se necessárias e comprovadas, dentro do prazo de 90 dias, que poderá ser abreviado se logo forem confirmadas as provas“, esclareceu o representante do MP-AP.

Protocolo
Na manhã desta sexta-feira, 12, A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Amapá, representada pelo deputado Estadual Camilo Capiberibe, acompanhada da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AP), esteve na Procuradoria-Geral de Justiça para protocolar o pedido de investigação das mortes de 26 crianças na Maternidade Mãe Luzia, e o descaso com a saúde do menino Danilo Costa, que sofria com câncer nos ossos e acabou falecendo nesta quinta-feira, 11, que de acordo com denúncias ocorreu por falta de tratamento.

“O caso deve ser apurado e investigado. Confiamos no que compete ao Ministério Público para seja resolvido e entregue para a sociedade amapaense uma resposta concreta do que realmente está acontecendo na Maternidade Mãe Luzia”, declarou o deputado Estadual Camilo Capiberibe.

Conferência Internacional de Cidades Inovadoras 2010

Inovação- Curitiba sedia Conferência Internacional de Cidades Inovadoras

Promovida pelo Sistema Fiep, a CICI2010 trará mais de 80 especialistas nacionais e internacionais para debater soluções que promovam a sustentabilidade e a prosperidade econômica e social nas cidades

Entre os dias 10 e 13 de março, Curitiba receberá mais de 80 especialistas de todo o mundo que irão debater caminhos para a construção de realidades urbanas mais inovadoras, prósperas e humanizadas. Uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2010) trará experiências de sucesso em planejamento urbano, sustentabilidade, mobilidade, gestão e políticas públicas, entre outras, que transformaram cidades em ambientes propícios ao desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Entre os nomes de peso que participarão da conferência estão Steve Johnson (EUA), autor de seis best-sellers que influenciaram desde ações de planejamento urbano até a luta contra o terrorismo; Pierre Lévy (Canadá), filósofo que estuda o conceito de inteligência coletiva; Marc Giget (França), diretor-fundador do Instituto Europeu de Estratégias Criativas e Inovação; Jaime Lerner (Brasil), arquiteto e urbanista, ex-prefeito de Curitiba; Jeff Olson (EUA), arquiteto e urbanista envolvido em projetos que contemplam espaços verdes e meios de transporte alternativos; Marc Weiss (EUA), presidente do Global Urban Development e líder do projeto Climate Prosperity; Clay Shirk (EUA), professor de Efeitos Econômicos e Sociais das Tecnologias da Internet e de New Media na New York University; e o arquiteto Mitsuru Senda (Japão). A lista completa e o currículo dos palestrantes estão no site www.cici2010.org.br.

Representantes de mais de 50 cidades, de todos os continentes, já confirmaram presença na CICI2010. O evento acontecerá dentro da área de mais de 80 mil metros quadrados do Cietep, sede da Fiep no Jardim Botânico que tem localização estratégica, com acesso fácil e rápido ao Aeroporto Internacional Afonso Pena e a apenas 5 quilômetros do centro de Curitiba. São esperados cerca de 1.500 inscritos, que participarão de uma série de atividades durante os quatro dias da conferência.

“A inovação é o único caminho para construirmos uma sociedade sustentável. E para que as empresas brasileiras e todo o País inovem é preciso, antes de tudo, que nossas cidades sejam inovadoras”, afirma o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. “A CICI2010 será uma grande oportunidade para que possamos pôr nossas cidades definitivamente na rota da inovação”, acrescenta.

Copromovida pelas prefeituras de Curitiba, Lyon (França), Bengaluru (Índia) e Austin (Estados Unido s) e com apoio institucional das Nações Unidas, a conferência é dirigida a empresários, gestores públicos, pesquisadores, estudantes e interessados em inovação. O evento está dividido em quatro grandes temas: “O reflorescimento das cidades”, com experiências de inovações sociais e tecnológicas para a construção de um novo ambiente urbano; “A reinvenção do governo a partir das cidades”, que trará inovações em gestão e experiências de inovações políticas e da cidade como sistema vivo; “A governança do desenvolvimento nas cidades”, uma mostra de experiências de inovações para o desenvolvimento local e apresentação de experiências de inovações para a sustentabilidade; e “Cidade-rede e redes de cidades”, que servirá para a formação do núcleo da Rede de Cidades Inovadoras.

Paralelamente à CICI2010 serão realizados outros eventos integrados, como a Conferência Internacional sobre Redes Sociais, o 1º Encontro Internacional de Cidades de Médio Porte e o 2º Encontro de Governos Locais da Índia, Brasil e África do Sul. E será lançado o projeto “Curitiba, Cidade Inovadora 2030”, que visa transformar a cidade e sua região metropolitana em um espaço propício à inovação, à educação e ao surgimento de uma indústria mais sustentável.

Inscrições – As inscrições para a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras podem ser feitas pelo site www.cici2010.org.br. Até 21 de fevereiro, o pacote completo para acompanhar o evento, com acesso liberado a toda a programação da conferência, tem preço promocional de R$ 440,00. Estudantes têm 50% de desconto. Também é possível adquirir pacotes menores, para acompanhar uma ou mais conferências da noite, onde estarão alguns dos principais palestrantes da CICI2010. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou depósito bancário.

Alerta: juizado da infância informa regraspara viagens do público infanto-juvenil

AVara da Infância e da Juventude da Comarca de Macapá, alerta os pais e responsáveis para as regras que deverão ser cumpridas nas viagens feitas com crianças e adolescentes. Para tanto nenhum menor poderá viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhado dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial. Geralmente no período que antecede as férias ou os feriados prolongados como é o caso do carnaval, muitos pais procuram os Cartórios nas Varas da Infância eda Juventude a fim de obter autorização para os filhos queirão viajar.

Na maioria das vezes, porém, não há necessidade de solicitar autorização judicial. Dentro do Território Nacional, adolescentes de 12 a 18 anos não precisam de autorização judicial para viajar desacompanhados. Desde que estejam acompanhados de guardião, tutor ou parentes, como pai ou mãe, avós, bisavós, irmãos, tios ou sobrinhos maiores de 18 anos, portando documentação original com foto, para comprovar o parentesco.

Se não houver parentesco entre o menor de 12 anos e o acompanhante, este deverá apresentar uma autorização escrita, assinada pelo pai ou pela mãe, pelo guardião ou tutor, com firma reconhecida por autenticidade (Resolução CNJ 74/2009). Em casos de viagens ao exterior, não é necessária a autorização judicial quando a criançaou o adolescente, menor de 18 anos, estiver acompanhado de pai e mãe, tutor, ou terceira pessoa que detenha a guarda dos mesmos por tempo indeterminado.

Quando viajar em companhia de apenas um dos genitores, o outro deverá autorizar por escrito, com firma reconhecida por autenticidade(Resolução CNJ 74/2009), devendo, em qualquer situação, o documento de autorização contar com foto atual da criança ou adolescente. É importante ressaltar que somente em três casos os pais devem procurar a Vara da Infância e da Juventude com a finalidade de obter autorização judicial para que seus filhos possam viajar: Quando acriança, ou seja, menor de 12 anos, viajar para fora da Comarca onde reside, desacompanhada dos pais, de guardião ou de tutor, de parente oude pessoa autorizada (pelos pais, pelo guardião ou pelo tutor).

Quando um dos genitores está impossibilitado de dar a autorização,por razões como viagem, doença ou paradeiro ignorado, em caso de viagem ao exterior e quando a criança ou adolescente nascido em território nacional viajar para o exterior em companhia de estrangeiroresidente ou domiciliado no exterior. Quando os pais não estão de acordo entre si quanto a autorizar a viagem deve ser solicitada autorização perante Vara de Família e Sucessões. Neste caso, o Juiz procura saber a razão de cada um deles, dando ou não a permissão para a criança viajar.

Caso seja necessária a solicitação de autorização judicial, deve-se procurar a vara mais próxima da residência da família, nos fóruns regionais da capital ou no fórum central especial ou aindanos fóruns do interior.

Homens armados assaltam agência do Banco Popular no Amapá

Três homens foram rastreados e presos, mas não foram indiciados para surpresa dos agentes e do delegado que dirigiu as investigações. Polícia Civil agora vai investigar o caso

Por Carlos Lima- do jornal A Gazeta

A prisão de três homens suspeitos de assaltar uma agência do banco popular em Macapá nesta quinta-feira por volta de 17h20 foi resultado de uma operação conjunta entre Polícia Civil e Polícia Militar. A Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), sob comando do delegado, Alan Moutinho, começou a rastrear a quadrilha minutos após o roubo e com apoio da Companhia de Radiopatrulha (CRPM) conseguiu prender três dos envolvidos. Contudo, o caso foi parar nas mãos de uma delegada no Ciosp no Novo Horizonte e virou apenas um inquérito policial. Os acusados foram liberados.

O caso será investigado pela Delegacia de Furtos e Roubos (DCCP), mas o procedimento adotado pela delegada Elza Nogueira, no Ciosp do Novo Horizonte, de não indiciar os acusados pelo crime de roubo e formação de quadrilha, contraria a opinião pública e gera polêmica entre policiais civis e militares. A decisão surpreende inclusive o delegado que dirigiu as investigações. Alan Moutinho não quis questionar a análise e o entendimento da delegada Elza a cerca do caso, mas afirmou que se sentiu surpreso ao saber que os suspeitos haviam sido soltos.

Os três aparecem nas imagens do circuito de câmeras de um supermercado que fica em frente ao banco. Eles estavam dando cobertura aos demais comparsas do lado de fora da agência, conforme destacou o delegado. O trio também foi reconhecido por funcionários do estabelecimento bancário, inicialmente através de fotos do banco de dados da Polícia Civil. Em seguida à prisão, eles foram levados à presença das vítimas e foram novamente reconhecidos.

Segundo o delegado Alan Moutinho, da DCCP, um dos veículos usados por dois dos assaltantes possuía as placas frias. “Os assaltantes chegaram em motos, mas fugiram em carros”, explica o delegado. “Um Pálio cor de vinho e uma Saveiro verde davam cobertura no assalto. Uma das placas (NEX 9199), anotada por populares, não consta no sistema do Detran”, disse.
Segundo a polícia (cita em B.O apresentado ao comando da PM), os assaltantes entraram nas dependências da agência às 17h10 ameaçando dois funcionários com revólveres calibre 38. Três homens ficaram no lado de fora em dois veículos estrategicamente posicionados. Cerca de meia hora após a ocorrência, agentes da DCCP descobriram o local exato onde um dos carros havia deixado dois dos assaltantes.

Foi solicitado apoio de uma guarnição da CRPM, e uma casa que fica na rua Goiás, no bairro Pacoval, foi invadida. Dois foram presos. Conforme ratificou o delegado Alan Moutinho, estes homens foram reconhecidos através de fotos por funcionários da agência bancária e também aparecem nas gravações. A Polícia suspeita ainda que uma quinta pessoa tenha participado da ação. O outro homem a ser detido responde pela alcunha de “Mochila” e foi preso durante a noite no bairro Infraero I. A Polícia chegou até ele depois de mostrar às vítimas fotos de pessoas que já tinham passagem pela delegacia. Desta forma, ele foi apontado como integrante da quadrilha.

Na ação, os bandidos deixaram funcionários e clientes nervosos em razão de ameaças. Um notebook e aproximadamente R$ 15 mil reais foram roubados. A fuga foi minuciosamente planejada. Na frente da agência, dois veículos com placas falsas aguardavam de prontidão. O dinheiro roubado e as armas usadas pela quadrilha conseguiram desaparecer junto com os dois meliantes que escaparam em um Fiat Pálio. Até ontem, nada havia sido recuperado.

Visitante de nº